Ir para conteúdo

Notícia Gamer

  • postagens
    1.540
  • comentários
    2.881
  • visualizações
    71.130

Contribuíram para este blog

Entenda as diferenças entre os banimentos de s1mple e vsm


Renato Ribeiro

1.550 visualizações

vsm-s1mple-v2.png

Desde que o veredito sobre o caso Vinicius "vsm" Moreira veia à tona na última segunda-feira (5), muitos questionamentos acerca dos banimentos, criaram uma onda de desinformações e meias verdades no cenário.

O jogador da DETONA Gaming foi banido em definitivo pela Valve, produtora do Counter Strike, estando ele impedido agora de disputar todos os eventos que são mantidos por ela. Entre estes torneios, estão os Majors, categoria máxima dos evento e que é um sonho de todo jogador disputar. Porém, existem diferenças entre o caso de vsm e de outros que já receberam punições.

• Oleksandr "s1mple" Kostyliev tem VAC e está jogando até hoje: mentira.

Um dos questionamentos levantados por boa parte dos fãs da DETONA foi a de que s1mple foi banido e mesmo assim está na ativa. Porém, o jogador da Natus Vincere nunca recebeu um VAC ban. S1mple foi banido no dia 1 de fevereiro de 2014 na plataforma da ESL, pego pelo ESL Wire Anti-cheat. Vários jogadores já receberam este tipo de proibição, inclusive em casos retroativos, ou seja, que uma investigação ocorreu visando uma conta antiga ou suspeita de trapaça em algum momento.

Este tipo de banimento, pelas regras da ESL, te impossibilita de qualquer disputa dentro do prazo de 2 anos. Neste tempo, s1mple inclusive teve seu contrato com a HellRaisers rescindido, já que em 2015 a ESL organizou dois Majors e seria assim complicado manter um jogador sem poder disputar os eventos deste calibre.

• O caso de vsm é doloroso para sua carreira, mas existem casos ainda mais impactantes neste sentido.

IEM Taipei 2016, primeira vez que a Valve implementou o sistema de Minors. O torneio era válido como seletiva asiática para o MLG Columbus, Major em que a Luminosity Gaming viria a conquistar naquele ano. Aquele início de madrugada do dia 30 de janeiro ficaria marcada por uma informação impactante, Quanqing "qz" Wu foi banido pela Valve alguns minutos antes de entrar no servidor para disputar o torneio pela TyLoo.

Irmão de Hui "DD" Wu, hoje também na TyLoo, qz havia sido investigado pela comunidade e tendo suas contas antigas expostas no reddit. Segundo as informações, uma conta com VAC ban de 2013 havia sido descoberta. Em declaração, qz explicou que na época o Counter Strike não era nem de longe conhecido na China e, como no país existem regras para uso de plataformas de diferentes países como a Steam, acabavam tendo que usar um sistema de compartilhamento via CNY e Alipay. Segundo o jogador, ele usou tal conta durante seletiva de um torneio da MSI, recebeu aviso de mudança de senha via e-mail em meio ao jogo, mas não se importou e continou a partida.

Em comparação a vsm, qz é um dos jogadores que mais se assemelham ao tipo de punição. Porém, o chinês já era profissional quando teve sua conta banida em 2013, tendo tal conta descoberta em 2016. O jogador brasileiro, tem seu banimento datado próximo a 2013, tendo sido descoberto em 2018. O questionamento que muitos da comunidade fazem é justamente por vsm não ser um jogador profissional na época em que usava a conta.

• Caso a Valve mantenha sua decisão, qual será o futuro de vsm?

Segundo a DETONA, a organização irá recorrer da decisão, mas a probabilidade da Valve voltar atrás é bem pequena. Não há registro da empresa ter revogado um banimento, independente da explicação dada.

O búlgaro Simeon "dream3r" Ganev é um dos jogadores que é banido em torneios da Valve, mas é livre para atuar em vários outros, como os da ESL. O caso de dream3r revoltou boa parte da comunidade em relação aos julgamentos feitos pela Valve. O jogador havia perdido acesso a conta, segundo ele, sido roubado. Os registros atentam para quase três meses sem acesso. dream3r criou outra conta e seguiu sua carreira, mas um banimento surgiu na antiga conta tal qual, segundo ele, nunca mais havia acessado, por conta disso recebeu a proibição definitiva da mantenedora do Counter Strike.

A discussão acerca das decisões da Valve não é de hoje. Tanto em casos de cheater ou de entrega de partidas, como foi a situação de Braxton "swag" Pierce. Como já citado, não existem casos de revogação do banimento, sendo assim há uma grande possibilidade do movimento pela liberdade de vsm ser quase ineficaz e que perdurará em toda aglomeração do público, semelhante ao de swag.

Fonte: Draft 5

0 Comentários


Comentários Recomendados

Não há comentários para mostrar.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora


×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Termos de Uso Política de Privacidade Regras