Hardware do Xbox Series X inclui 16 GB de RAM e 1 TB de SSD; confira as especificações
A Microsoft revelou hoje (16) as especificações completas do Xbox Series X, seu console de próxima geração. As informações foram exibidas no site oficial da empresa e também no site Digital Foundry, que fez uma análise completa do hardware presente no console e apresentou as melhorias trazidas no dispositivo no vídeo acima.
Segundo foi revelado anteriormente pela fabricante, o Xbox Series X é feito para aguentar jogos em 4K e 60 frames por segundo, ou entregar games em até 120 fps em outras resoluções. Para alcançar a meta, o time de desenvolvimento da empresa teve que fazer o "Xbox mais poderoso de todos".
De acordo com a tabela de especificações revelada pela Microsoft, o console chegará ao mercado equipado com processador de oito núcleos que operam em até 3,8 GHz, ou 3,66 GHz com a tecnologia SMT Simultaneous multithreading. A CPU será baseada na arquitetura Zen 2, da AMD.
Na parte de gráficos, o Xbox Series X terá uma placa de vídeo baseada na tecnologia RDNA 2, também da AMD, com 12 TFLOPS, 52 Compute Units e frequência de 1.825 MHz. Segundo a Microsoft, os componentes serão feitos em 7 nanômetros.
A companhia também disse que o console terá poder para trazer versões aprimoradas de jogos já existentes do Xbox. Um exemplo dado pela fabricante foi Gears 5, que rodará com o preset Ultra do PC no Xbox Series X, e que também recebeu suporte para custscenes em 4K e 60 frames por segundo no console.
Além disso, a Microsoft confirmou que o console terá suporte para Ray Tracing e mostrou imagens da versão de Minecraft com a tecnologia.
Armazenamento e RAM do Xbox Series X
O Xbox Series X terá suporte para um SSD externo próprio, além de HDD externo no padrão USB 3.2. (Imagem: Digital Foundry/Reprodução)
O console também contará com 16 GB de memória RAM no padrão GDDR6, com Memory Bus de 320 MB. Segundo a lista, o conjunto terá 10 GB com largura de banda de 560 GBs e 6 GB operando com 336 GB/s. Para armazenamento, o produto contará com 1 TB de SSD no padrão NVMe, também utilizando uma tecnologia customizada.
Outro detalhe importante são as opções extras de armazenamento, que vão agradar quem usa o Game Pass e costuma baixar vários jogos. O console contará com suporte para um "cartão de memória" proprietário que permitirá expandir o armazenamento em mais 1 TB. O dispositivo é feito em parceria com a Seagate e também usa tecnologia de SSD. Além disso, os usuários terão a opção de expandir a memória do console com um dispositivos no padrão USB 3.2.
O Xbox Series X promete chegar com taxa de transferência de até 4.8 GB/s, um grande salto em comparação aos 120 MB/s presentes no Xbox Series X. Com isso, o sistema será mais veloz e os jogos vão carregar mais rápido. A novidade também vem acompanhada de outras otimizações de software, que prometem aprimorar desde telas de loading até latência. Uma das funcionalidades que nascerá dessa evolução é o Quick Resume, que permitirá continuar jogos de onde você parou, instantaneamente.
Você pode conferir mais informações sobre o Xbox Series X no site oficial de notícias do Xbox e no Digital Foundry. O lançamento do console acontecerá no final do ano, se o Coronavírus não impedir.
Créditos: Adrenaline
4 Comentários
Comentários Recomendados
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisar ser um membro para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar Agora