Ir para conteúdo

Notícia Gamer

  • postagens
    1.539
  • comentários
    2.883
  • visualizações
    78.746

Contribuíram para este blog

NASA escolhe Vênus e luas de Júpiter e Netuno como possíveis missões


Malix

374 visualizações

19024718154370.jpg?w=1120&h=420&mode=cro

 

Com Marte cada vez mais familiar aos humanos, chegou a hora de a NASA planejar as próximas missões no Sistema Solar. Através do programa Discovery, a agência espacial definiu os passos seguintes, que podem visitar alguns dos mais enigmáticos planetas vizinhos da Terra: Vênus, Júpiter e Netuno.

O programa Discovery foi fundado em 1992 e possui a características de ter missões mais econômicas – ao todo, 20 já foram realizadas. Os 4 novos estudos foram selecionados através do Programa de Descobertas do Discovery e podem se tornar missões reais no fundo caso se provem viáveis. Cada um deles terá 9 meses e US$ 3 milhões para desenvolver o conceito da missão, mas a NASA deverá continuar apenas com 2 ao final da seleção.

Conheça os 4 projetos selecionados:

1. DAVINCI+

Anagrama de Deep Atmosphere Venus Investigation of Noble gases, Chemestry and Imaging Plus (algo como “Investigação de Gases Nobres e Química da Atmosfera Profunda de Vênus e Captação de Imagens Plus”, em tradução livre), o programa pretende analisar a formação da atmosfera venusiana. Os pesquisadores pensam ser possível traçar a sua história e determinar se o planeta já possuiu oceanos.

Os equipamentos devem descer até à superfície de Vênus, capturando dados sobre a composição de sua atmosfera. Para isso, será preciso desenvolver equipamentos que suportem os 460 ºC do planeta mais quente do Sistema Solar e palco de um efeito estufa surpreendente. As câmeras acopladas devem registrar a descida e trazer novas imagens do solo, melhorando também a compreensão do que Vênus é formado.

 

2. Observação dos Vulcões de Io

Outra missão envolveria a lua Io, de Júpiter, a quarta maior do Sistema Solar. Descoberta por em 1610, por Galileu Galilei, ela possui a maior atividade vulcânica de nosso sistema, com temperaturas que atingem até 1.700 ºC – acima das encontradas nos vulcões da Terra. Não se sabe como é sua camada de magma, e isso seria observado nessa missão. Analisar essa intensa atividade irá ajudar a compreender a formação dos corpos celestes rochosos e até mesmo os planetas oceânicos.

 

3. TRIDENT

Tritão é a maior lua de Netuno e é a única do Sistema Solar a apresentar um movimento retrógrado, isto é, com órbita oposta à rotação do planeta. Trata-se de um satélite interessante, sendo o corpo celeste com a segunda superfície mais jovem de nosso sistema. Ainda assim, é extremamente gelado, com temperaturas que chegam a -245 ºC. Tritão tem potencial para oceano subterrâneo, formação de atmosfera e erupções. Compreender tudo isso mais a fundo ajudará em futuras missões de colonização a potenciais novos planetas habitáveis. A ideia é que apenas um sobrevoo no satélite possa comprovar a teoria do oceano escondido.

 

4. VERITAS

Anagrama de Venus Emissivity, Radio Science, InSAR, Topography and Spectroscopy (algo como “Emissividade de Vênus, Ciência de Rádio, InSar, Topografia e Espectoscopia”, em tradução livre), esta missão pretende compreender como Vênus se desenvolveu tão diferente da Terra. A ideia é criar reconstruções 3D da superfície do planeta, em busca de sinais de vulcanismo e movimentação de placas tectônicas. E com a análise das emissões infravermelhas da superfície, seria possível compreender um pouco mais sobre o planeta.

 

 

 

 

0 Comentários


Comentários Recomendados

Não há comentários para mostrar.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora


×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Termos de Uso Política de Privacidade Regras