Ir para conteúdo

Como monitorar a temperatura do processador

Se você tem um notebook ou desktop que roda jogos e programas pesados, provavelmente ele fica quente quando está em uso. Por conta disso, pode ser uma boa ideia ficar de olho na temperatura do processador. Nesse tutorial vamos mostrar como monitorar a temperatura do processador do seu computador em tempo real e receber notificações na área de trabalho quando a temperatura do processador estiver muito elevada.

 

 

1. Para começar, baixe e instale o programa Core Temp em seu computador.

2. Execute o programa e ele exibirá a temperatura atual, máxima e mínima de cada núcleo do processador, além disso, ele exibirá ícones na bandeja do sistema com a temperatura atual dos núcleos do processador.

como_monitorar_temperatura_cpu_img1.png

3. A configuração padrão funciona muito bem, mas se você quiser personalizar o que é exibido na bandeja do sistema, clique no menu “Opções > Configurações” e configure as opções na guia “Área de notificação”.

como_monitorar_temperatura_cpu_img2.png

4. Abra a guia “Geral” e marque a opção “Iniciar o CoreTemp com Windows” e na guia “Exposição”, marque a opção “Iniciar o Core Temp minimizado”, para que o programa seja sempre executado em segundo plano.

como_monitorar_temperatura_cpu_img3.png

5. Feche a janela de configurações e clique em “Opções > Proteção contra Superaquecimento”. Na janela aberta, habilite a proteção contra superaquecimento e defina a temperatura máxima e o tipo de notificação.

Nota: Você também pode usar a opção “Automático”. Essa opção exibe a notificação quando a temperatura da CPU atinge o valor do “Tj. Max” do seu processador, que é mostrado na interface principal do Core Temp.

como_monitorar_temperatura_cpu_img4.png

6. Por último, caso o ícone que exibe a temperatura esteja ficando oculto na bandeja do sistema, clique na seta para cima e arraste e solte o ícone do Core Temp perto do relógio para que ele seja fixado na bandeja.

como_monitorar_temperatura_cpu_img5.png

7. Pronto, é isso. Agora o Core Temp irá monitorar constantemente a temperatura do seu processador e lhe notificar quando ela estiver muito alta para que você tome alguma providência antes que seja tarde demais.

 

 

 

 

 

 

  • Amei (+1) 1



×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Termos de Uso Política de Privacidade Regras