Ir para conteúdo
KTO

Precisamos falar sobre o Thor em Vingadores: Ultimato


Posts Recomendados

  • Fundador

Precisamos falar como o personagem virou a representação da depressão.

FB_IMG_1557175950642.jpg

O texto contém spoilers do filme!

Muitas pessoas desgostaram da leitura do personagem e do rumo que ele tomou nesse último filme, mas ainda não pararam para analisar afundo as razões do personagem estar daquela forma. Thor sempre foi um homem não acostumado a perder, extremamente cheio de si, da sua força e de quem ele é. Perder nunca foi uma opção e ele nunca soube o que era isso. Ele sempre teve confiança em si mesmo e em seu poder, não sendo a toa que intitula-se como o Vingador mais forte. "Isso é o melhor que você pode fazer?", ele questionava Ultron na batalha final de Sokovia. Primeiro, ele perdeu sua mãe, perdeu seu relacionamento, perdeu seus companheiros de guerra, perdeu mais da metade do seu povo (Hela começou o serviço e Thanos terminou), perdeu seu pai, Odin, perdeu Asgard, perdeu seu melhor amigo, Heimdall, perdeu seu irmão, Loki e perdeu para Thanos no fim de Guerra Infinita. Há uma cena muito especial no filme, onde ele conversa com Rocket e diz: "O que mais eu poderia perder?". Thor foi derrotado e culpou-se por não ter mirado na cabeça; ele se deixou levar pela vingança e estava com prazer em ver Thanos sofrer. E ele perdeu a guerra. Ele fracassou.

No começo de Ultimato, o vemos extremamente solitário e quieto, atormentado. Quando os Vingadores vão até O Jardim encontrar Thanos para desfazer o que ele tinha feito e descobrem que o Titã destruiu as Jóias do Infinito, é nítido na reação do Thor que ele está tremendo de raiva e angústia. Antes do vilão começar seu monólogo, ele arranca sua cabeça e afirma pra si mesmo "Eu mirei na cabeça". Ele não pensou duas vezes. E ele foi o primeiro a sair da cabana sem falar com ninguém. A morte de Thanos não trouxe nenhum conforto e não tirou nenhuma de suas dúvidas: matá-lo não aliviou sua culpa e não o fez se sentir melhor. Cinco anos se passaram, e o encontramos na Nova Asgard quando Hulk e Rocket vão pedir sua ajuda. Quando ambos falam com a Valquíria, imaginamos que vamos encontrá-lo deprimido e triste, mas não. Vemos ele sorrindo, jogando videogame e aparentemente se divertindo com Korg e Miek. Mas ele não está: ele não sai de casa, ele lida com a depressão com álcool, ele não encontra motivação em nada e não liga para absolutamente nada. E essa é a cara da depressão: um rosto sorridente, encontrando todas as formas para lidar com ela dos piores jeitos possíveis e negando que exista um problema.

As pessoas que sofrem com depressão não recebem ajuda ou não são notadas porque todos vêem um rosto sorridente e não um chorando, então acabam por não acreditar na pessoa. Thor em Ultimato é também um retrato da atualidade de hoje: da cobrança excessiva que temos com nós mesmos, de fracassos que não saem das nossas cabeças e de como lidamos com eles. Thor foi um dos meus personagens favoritos em Ultimato, e espero que depois de ler isso, você também passe a vê-lo com outros olhos.

Crédito: https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=642471399547717&id=100013545883338&sfnsn=mo

  • Curtir (+1) 2
  • Amei (+1) 1

Antes de perguntar, visite a Wiki GGames | Quer GCoins? Junte-se ao meu Clube

Junta-se ao Telegram Oficial do GGames, lá pode falar de tudo! | Clique aqui

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo totalmente com esse texto, o Thor foi a representação de como a sensação de fracasso detona com alguém, de como a depressão leva a pessoa ao fundo do poço e que mesmo lá, muitas pessoas não percebem que estão ou que alguém que ele conhece está.

O fato dele descuidar da aparência, de não querer receber ninguém, não sair de casa, viver bêbado são sinais de que ele está mal, mesmo que sorria, mesmo que ele queira transparecer estar bem. 

Ele foi um personagem e tanto nesse filme, mas pelo que tenho visto de comentários e tal, poucos perceberam essa comparação e muitos se identificaram com ele apenas pela questão dele estar gordinho, mas não perceberam qual o motivo que levou a ele estar daquela forma.

Assim como o Gavião Arqueiro, que como perdeu a família passou a matar toda e qualquer pessoa que fazia o mal antes, mesmo que esses já não o fizessem. Pq achou que como a família dele, que era boa, sumiu, pq os maus elementos ficaram.

  • Curtir (+1) 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fundador

Eu vi no Thor diversas pessoas que convivo. Pessoas que sorriem em excesso, pessoas que transbordam alegria, pessoas que já tiveram TUDO e por causa de uma derrota ou perda, se acha um fracasso. 

Ele foi o personagem mais marcante desse filme.

  • Curtir (+1) 1

Antes de perguntar, visite a Wiki GGames | Quer GCoins? Junte-se ao meu Clube

Junta-se ao Telegram Oficial do GGames, lá pode falar de tudo! | Clique aqui

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutes ago, 403 - Forbiddeen said:

Eu vi no Thor diversas pessoas que convivo. Pessoas que sorriem em excesso, pessoas que transbordam alegria, pessoas que já tiveram TUDO e por causa de uma derrota ou perda, se acha um fracasso. 

Ele foi o personagem mais marcante desse filme.

Infelizmente é muito mais comum do que se imagina. Cada vez mais e mais pessoas entram em depressão e muitas nem sabem que tem. Por isso é importante o apoio dos amigos e familiares e da procura por auxílio profissional.

  • Curtir (+1) 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente o Thor foi um personagem que marcou muito, tanto pela aparência quanto pela pessoa que se mostrou. Teve enormes perdas na vida, talvez um dos que mais perdeu, amigos, família, pais, relacionamento e seu povo.

A cobrança em si mesmo devido ao fracasso, consumiram sua personalidade e forma de viver, ignorando outros e ficando longe de tudo. Bem interessante a forma que o filme mostrou, se pararmos para refletir, acontece com muita gente, pessoas entram em depressão, ficam doentes, sozinhas, entre outros.

Como a @KanonAkaishi comentou, o Gavião Arqueiro se tornou uma pessoa totalmente diferente depois da perda de sua família, dessa forma nos mostra que cada pessoa reage de forma diferente quando se trata de derrotas ou perdas. Para mim, também foi um personagem bem marcante.

  • Curtir (+1) 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

On 5/13/2019 at 3:07 PM, penguin said:

Como a @KanonAkaishi comentou, o Gavião Arqueiro se tornou uma pessoa totalmente diferente depois da perda de sua família, dessa forma nos mostra que cada pessoa reage de forma diferente quando se trata de derrotas ou perdas. Para mim, também foi um personagem bem marcante.

Pessoas diferentes reagem de formas diferentes, eu achei muito bom eles terem colocado ambas as formas para que as pessoas parem e prestem atenção que há diversas formas de reagir. No filme mostrou aquele que se isola, que não quer muito contato, que disfarça com sorrisos que tudo está bem, que bebe para esquecer os problemas através do Thor e aquele que "enlouquece" e passa a agir por impulso, com rebeldia, com raiva, que tb se isola, através do Gavião.

On 5/15/2019 at 11:39 AM, pscsaraiva said:

As pessoas tem que entender que depressão é uma doença, vinda da maioria das vezes de fracassos, derrotas.

Triste é ver que muitas pessoas intitulam isso como FRESCURA.

@pscsaraiva Realmente é mto triste ver que mta gente ainda acha frescura e não acredita ser uma doença. Acha que para aquele que tem depressão falta apenas força de vontade e ânimo, que é algo simples, quando na verdade simples tarefas como levantar da cama é algo terrivelmente complicado. ? Elas acham que pq não passam por isso não existe, mas as doenças mentais estão cada vez mais e mais presente em nossas vidas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Termos de Uso Política de Privacidade Regras