Ir para conteúdo
  • 0

Sistema operacional mais leve?


PhRs

Pergunta

9 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

linux com certeza porem antes de instalar verifica se vc ha compatilidade de programas,exemplo o photoshop ñ tem versão p/ linux e muitos outros programas/emuladores ñ tem suporte p/ linux o melhor e ver se existe algum programa q é indispensavel p/ vc, e em seguida verificar se o programa esta disponivel e se tem suporte p/ linux, eu recomendo o linux porem ñ sem antes de informar sobre o OS

Editado por chabaka
  • Curtir (+1) 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

com toda certeza o linux, eu gosto bastante do linux mint e se vc for atrás vc consegue ter emulador pra qualquer programa, mas é muito trabalhoso, então fica mais fácil se vc já tiver alguma base de programação

e não se esquece que o linux é terrível para jogos, a maioria dos jogos não tem compatibilidade com linux porque a ideia inicial dele é ser utilizado por programadores e não para entretenimento 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

O OS mais limpo com certeza é o linux, sistema totalmente limpo, sem aquelas baboseiras de bloatwares indesejados presentes no Windows, se você tá migrando do Windows pro linux aconselho-te a começar por essas distros: Linux Mint ( essa tá em primeiro no meu top distro mais user friendly), inclusive, entrei no mundo linux por ela. // ZorinOS, Ubuntu e Deepin.

Agora, qual a sua finalidade com o OS?

- Muitos programas do Windows não rodam no Linux, o que você pode fazer a respeito disso? O bom do linux é que ele é cheio de programas open-sources e você não tem de pagar nada, a não ser que queira, sempre tem um programa no Linux que vai substituir um do Windows, vou dar o exemplo do Pacote Office presente no Windows, que é pago, no linux há um alternativa, chamada de LibreOffice, que possui programas com a mesma finalidade, se você já usou, sabe que até a interface é quase que idêntica comparado com o Office do Windows.

Tem uma maneira caso você realmente queira rodar programas Windows que não esteja presente no Linux, utilizando um programa chamado Wine, com ele você poderá rodar alguns programas Windows, porém, não todos, alguns não funcionam. Inclusive, existe um site chamado Wine database onde se arquiva tais programas, e se é rodavel ou não e a performance do programa. 

Também dá pra rodar jogos no Wine, porém, você tem que saber cada DLL necessária para rodar aquele jogo, dá pra encontrar as DLL's necessárias no Wine Database, ou no youtube.

- Falando do Linux para jogos, você pode ter problemas desde o início, como na instalação do drivers da placa de video e utilizar esses drivers como problemas de performance.

Eu não aconselho você usar Linux se for para gaming, falo isso por experiência própria, até jogos leves como AC1 ( que era pra rodar tranquilamente na minha maquina) tava dando problema de performance mesmo utilizando os drivers da placa de video.

A Steam já tem um grande repertório de jogos compatíveis com o Linux, no meu caso, os melhores resultados foram jogando pela steam. De resto, só desgraça

Pra rodar jogos aconselho o Lutris e a Steam, foi o que menos deu queda de performance.

Conheço pessoas não tiveram uma queda de performance tão gritante em comparação com o Windows, infelizmente comigo foi o contrário ?

- Eu aconselho a voce fazer um USB Live ( sim, cada distro linux permite que você utlize-a sem precisar fazer a instalação na partição, teste a distro primeiro, se tiver certeza, instale-a)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Boa noite, sou novo no site  e quero ajudar.

Respondendo sua pergunta, depende do seu objetivo e das configurações do seu computador.

Se gostar de Linux pode ser o Linux Mint, que tem uma interface amigável e é bem estável, ou o Ubuntu tbm.

Se for Windows, temos as versões 8.1 e 10 que estão bacanas e rodam bem em várias máquinas. Mas tudo depende de como está seu computador, se puder mandar um print das suas configurações a gente consegue ajudar melhor 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

A melhor resposta é Depende rs

Depende do uso ... 
Obviamente que o mais "limpo" seja o Linux, mais limpo e claro mais leve, porém, se vc usa o Pc mais para jogos, por exemplo, tem q se pensar pois muitos não rodam no linux e seria frustante migrar e depois descobrir que aquele jogo favorito simplesmente não roda no Linux. Outros apps tb não rodam, muitos falarão "Usa emulador" e eu respondo, se vc usa um emulador no pc fica igual ao utilizar na plataforma original? Pois bem, no Linux tb não fica a mesma coisa, exige mais do hardware como um todo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Se você não tem experiência no uso do Linux, eu recomendo que você baixe uma versão do Windows 7 Lite.
Procure nos fóruns fechado que você participa, tem sempre uma versão atualizada e leve do Windows 7.


Obs: Antes de formatar seu computador e colocar uma dessas versões, faça um backup de TODOS os seus drivers, pq geralmente essas versões mais leves não tem todos os drivers.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Como outros colegas disseram, não se crava qual o "SO mais leve" sem ter em mente a aplicação e o usuário. Porém, é claro as distribuições (distros) Linux mais populares são mais leves do que o Windows (não vou falar do MacOs porque não tenho experiência nele).

Antes de rasgar minha seda pro Linux, quero fazer uma ressalva ao comentário do colega @Diego_Ice :

Quote

Se você não tem experiência no uso do Linux, eu recomendo que você baixe uma versão do Windows 7 Lite.

O Windows 7 perdeu o suporte no início desse ano e você sempre deve ter cuidado ao usar um SO cujas falhas não mais serão reparadas. Estando ciente dos problemas associados ao uso de algo que inevitavelmente será vulnerável, você pode tomar decisões a respeito de estar conectado (ou não) na Internet ou de salvar informações pessoais nessa máquina.

Voltando pro Linux, eu recomendo fortemente o uso do Ubuntu e do Linux Mint (que é baseado no Ubuntu) para quem não tem experiência. Os tempos em que tudo era feito no terminal já se foram e, na maioria das distros, é possível fazer toda configuração - que uma pessoa normal precisa - por interface de usuário. Acho que as coisas estão simples o bastante para qualquer "tia" poder usar a internet ou um editor de texto. Se você se aprofundar e estudar a respeito, vai ver o quão poderoso é o Linux e quanta coisa você pode fazer nele.

Se o objetivo é jogar, o Linux tem fama de ser complicado. Porém, há cada vez mais jogos com versões nativas Linux e cada vez melhores ferramentas. O Linus já elogiou há algum tempoo It's FOSS tem uma lista de distros para jogos.  Eu confesso que não jogo nada nas minhas máquinas hoje, mas o que eu vejo na comunidade são avaliações cada vez mais positivas a respeito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora


×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Termos de Uso Política de Privacidade Regras