About This File
Game Editor: é um pacote de criação de jogos 2D. Ele suporta o desenvolvimento de várias plataformas para iPhone , iPad , Mac OS X , Windows (Windows 95-Windows 10), Android , Linux , Smartphones baseados em Windows Mobile , GP2X , Pocket PCs e PCs de mão . Compatibilidade com essas plataformas é mencionado no jogo Descoberta, [1] um local popular para os desenvolvedores de jogos, entre outros softwares como o 3D Gamemaker , DarkBASIC e GameMaker .
O Game Editor foi criado por Makslane Rodrigues, que o desenvolve desde 2002. A versão atual é 1.4.0 de 2010, com a última versão 1.4.1 beta de 2013; ainda é considerado um trabalho em andamento.
Recursos
/ Interface
A interface em si é relativamente básica e é a mesma para Mac OS X, Linux e Windows. Navegar no mapa do editor (onde o nível é projetado e executado) envolve pan. A interface é composta por um menu principal na parte superior, que mostra a posição atual no mapa, e ícones indicando o (s) modo (s) em que o usuário está. A interface é baseada em janelas. Cada ação e evento tem sua própria janela, juntamente com várias janelas de configurações.
/ Plataformas alvo
As plataformas alvo incluem Mac OS X, Windows , Linux , iPhone, iPad, Smartphones baseados em Windows Mobile , GP2X e Handhelds . É possível criar versões ou exportar apenas dados do jogo, para que os designers possam armazenar o jogo ou suas partes em arquivos não executáveis. O próprio editor é executado no Mac OS X, Windows e Linux .
/ Linguagem de script
O editor do jogo usa uma linguagem de script que tem semelhanças com a linguagem de programação C . Os scripts são criados por meio do editor de scripts, definido como uma ação acionada por um evento.
A janela do editor de scripts fornece acesso aos nomes internos de objetos (atores), variáveis e funções. É capaz de colorir a sintaxe para facilitar a distinção de código.
/ Conceito ator
Os objetos no Game Editor são conhecidos como atores. Notavelmente, isso não significa que todo ator precisa ser um personagem. Você pode adicionar vários gráficos e animações a um ator nos formatos suportados (listados abaixo).
O Game Editor reconhece canais alfa , para ativar transparências de animação. No caso de todas as imagens, ele reconhece a cor do pixel superior esquerdo como a cor transparente e, finalmente, há um valor de transparência que você pode modificar para definir literalmente o quão transparente o ator será global, o que oferece várias possibilidades para adicionar efeitos visuais a seu jogo, por exemplo: nevoeiro.
Os atores podem ter animações ou texto, o que é útil para seções de ajuda, descrições de menus e conversas sobre RPG . Com os atores, você também pode reproduzir sons, efeitos sonoros e adicionar música ao seu jogo. Novamente, existem muitos formatos de arquivo que você pode usar. Você pode verificar a posição do seu ator clicando no mod do jogo.