Ir para conteúdo

Como restaurar o Windows 10 para as configurações de fábrica

É possível que, talvez após a instalação de um programa ou o download que acarretou num vírus, seja necessário restaurar o Windows 10 para retornar às configurações de fábrica. A partir do Windows 8, essa operação se tornou muito simples de executar, mesmo para quem é inesperiente.

 

Por isso, pensamos em escrever um pequeno guia explicando como restaurar o Windows 10.

Para fazer isso, verifique primeiro se a Ferramenta de Criação de Mídia do Windows está instalada no sistema operacional ou, na sua falta, instale-a baixando-a diretamente aqui . 

O segundo passo será criar um disco de inicialização, ou seja, um disco de inicialização que permita reiniciar o computador em caso de problemas. De fato, mesmo que o disco de inicialização não seja necessário, é sempre melhor ter um em mãos, apenas por precaução. 

Screen-Shot-03-10-20-at-11.26-AM.png

 

Para fazer isso, após iniciar a Ferramenta de criação de mídia, selecione o item criar uma mídia de instalação para outro PC, depois escolha o tipo de mídia que será usada para criar o disco de inicialização, entre o pendrive e o CD. A versão  do Windows 10 que você possui, entre as duas disponíveis, que é Home e Pro, também deve ser indicada. O próximo passo será clicar no menu Iniciar do Iniciar e clicar em Configurações, em seguida clique em Atualização e segurança.

Aqui, entre as várias opções disponíveis no menu no lado esquerdo da janela, você deve clicar em recuperação, depois em restauarar o PC e em seguida na opção começar agora.

Screen-Shot-03-10-20-at-11.31-AM.png

 

Nesse ponto, o sistema operacional perguntará se você deseja manter os arquivos ou removê-los. Você deve escolher remover tudo e continuar o procedimento.

O Windows verificará o disco rígido e, se encontrar a presença de várias partições, além da do sistema operacional, perguntará se você deseja limpar apenas a partição do sistema operacional ou as demais. Dependendo do seu desejo, escolha quantos arquivos serão excluídos, no entanto, você só precisará limpar a partição do sistema operacional.

 

Novamente, o Windows oferecerá duas opções diferentes, remova apenas arquivos pessoais ou limpe a unidade. A diferença entre um e outro é que, com a segunda opção, o Windows substitui renove completamente a unidade, removendo todos os arquivos. A segunda opção é, portanto, útil caso você deseje vender seu computador e verifique se os dados presentes não são mais recuperáveis. Depois de fazer sua escolha, você pode clicar em Redefinir.

O procedimento de recuperação será iniciado, o que, de maneira totalmente automática, excluirá o sistema operacional e o instalará novamente do zero. Durante o procedimento, você será solicitado a responder a algumas perguntas sobre a configuração que deseja dar ao seu sistema operacional e precisará reiniciar o PC.

Não se preocupe com as perguntas que você terá que responder: são perguntas muito simples, relacionadas, por exemplo, ao uso do PC, se for para fins pessoais ou comerciais, bem como o nome do proprietário e os dados relacionados à conta da Microsoft à qual o associar. Também é possível evitar associar a conta de usuário no PC à conta da Microsoft clicando no item ignorar esta etapa .

No final do procedimento, seu computador estará como novo e o Windows 10 será instalado, completo e funcional novamente. Todas as configurações pessoais, bem como os arquivos, na ausência de outras partições, serão excluídas e não será necessário inserir novamente a licença de usuário da Microsoft, pois ela será automaticamente copiada da instalação anterior do sistema operacional.

Também é possível restaurar o Windows 10 fazendo o downgrade para uma versão anterior. Sabemos que a atualização para o Windows 10 é oferecida gratuitamente a quem já possui uma licença do Windows 7 ou 8.1. O Windows também oferece a possibilidade, para aqueles que não estão satisfeitos com o produto, executar a etapa inversa, ou seja, voltar ao Windows 7 ou Windows 8.1, desinstalando o Windows 10.

Para fazer isso, você deve clicar no menu Iniciar do Windows e em Configurações . Portanto, você deve acessar a seção Atualização e segurança e clicar em Restaurarno menu à esquerda da janela. Aqui você encontrará a opção Voltar ao Windows 7 ou Voltar ao Windows 8.1, dependendo da versão do Windows que você instalou anteriormente. No entanto, é necessário considerar que a restauração para a versão anterior do Windows 10 só é possível dentro de um mês após a atualização gratuita.

 

 

 

 




×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Termos de Uso Política de Privacidade Regras