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Guia de Syndra


iBassini

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Guia definitivo para jogar de Syndra
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ATUALIZADO PATCH 8.21

 

Características da Campeã

 

- Mago de Controle;
- Potencial de hard CC;
- Ranged.

 

Habilidades


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Transcender (P)
Habilidades recebem efeitos adicionais no nível máximo.
Esfera negra: Causa 15% a mais de dano em campeões.
Determinação: Cause 20% de dano verdadeiro adicional.
Dispersar os Fracos: Largura da habilidade aumentada em 50%.
Poder Irrestrito: Alcance aumentado em 75.

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Esfera Negra (Q)
Syndra conjura uma Esfera Negra, causando Dano Mágico. A esfera permanece em seu lugar e pode ser manipulada por seus outros poderes.

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Determinação (W)
Syndra apanha e arremessa uma Esfera Negra ou tropa inimiga, causando Dano Mágico e reduzindo a Velocidade de Movimento de inimigos.

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Dispersar os Fracos (E)
Syndra afasta inimigos e Esferas Negras, causando Dano Mágico. Inimigos atingidos pelas Esferas Negras ficam atordoados.

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Poder Irrestrito (R)
Syndra bombardeia um campeão inimigo com todas as suas Esferas Negras.
 

Ordem das Habilidades


1- Poder Irrestrito (R)
6/11/16

2- Esfera Negra (Q)
1/4/5/7/9

3- Dispersar os Fracos (E)
2/8/10/12/13

4- Determinação (W)
3/14/15/17/18

Runas

 

Página 1
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Explicando um pouco o por que de cada runa:

 
Pagina primaria:

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Cometa Arcano
Essa runa aumenta muito seu dano, principalmente com o decorrer do jogo.
Aery
Se você estiver em uma matchup contra campeões com muita mobilidade, você vai preferir mil vezes o dano seguro do Aery, ao dano extra do cometa.
O Aery causa menos dano que o Cometa, mas além de ter o CD* menor, ele ainda funciona com dano de AA* e de Habilidades.

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Fluxo de Mana
Essa runa cai muito bom com campeões que ficam pokeando* o adversativo a todo momento na lane.
Cada vez que você causar dano ao inimigo com uma habilidade, você ganha 25 de mana total até 250 de mana, após alcançar 250, você passa a recuperar 1% da mana perdida a cada 5 segundos.

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Transcendência
Com essa runa você ganha 10% de CDR* ao atingir o nível 10.
Essa runa é muito importante pois é crucial que você tenha sua ult pronta sempre.
Celeridade
Dependendo do matchup, é muito mais importante você ter MS* extra à CDR.
E essa runa é exatamente pra esse tipo de matchup (Exemplos: Zed, Yasuo, Katarina, Irelia...)

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Chamuscar
Ajuda com o poke durante a lane.
Tesmpestade Crescente
Ajuda a escalar muito mais com o decorrer do jogo, em 99% dos casos você não vai usar essa runa, só use se eu time escalar bem para o late game.

Pagina Secundária:

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Entrega de Biscoitos
Essa runa na Syndra é fruto de uma build descoberta no patch 8.15, que aumenta muito seu sustain* na lane fase.
Com essa runa você recebe biscoitos de 3 em 3 minutos até o minuto 12 e cada biscoito recupera 15% da da vida e mana perdida.
Minion Dematerializer
Runa situacional, usado em matchups onde o inimigo tem uma pressão de lane muito forte. (Exemplo: Heimerdinger, Sion, Aatrox)

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Tônico de Distorção no Tempo
Mais um produto da build de sustain, com essa runa, você aumenta em 20% a duração de poções, isso inclui os biscoitos.

Com a combinação dessas duas paginas de runa, você ainda ganha 20 de AP* adaptativo.
 

 

Página 2
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Explicando um pouco o por que de cada runa:

 
Página Primaria:
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Eletrocutar
Mesmo sendo nerfada nos últimos patchs, continua sendo uma ótima runa para Syndra, já que ela é uma campeã de burst.
Na maioria dos casos, comera será uma melhor opção, porém, dependendo do matchup, se você não conseguir ficar pokeando seu inimigo na rota, Eletrocutar é melhor.

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Golpe Desleal
Uma runa muito boa para Syndra, já que ela tem stun e slow, além do mais, seu CD é de 4 segundos apenas, então você pode procar toda hora!

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Globos Oculares
Essa runa te da 30 de AP por kill, assistência e retirada de ward inimiga.

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Caça Suprema
Como a Syndra é muito dependente de sua ultimate, é ótimo que você o tenha toda hora, certo? Isso que essa runa faz.

Pagina Secundária:

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Entrega de Biscoitos

Essa runa na Syndra é fruto de uma build descoberta no patch 8.15, que aumenta muito seu sustain* na lane fase.
Com essa runa você recebe biscoitos de 3 em 3 minutos até o minuto 12 e cada biscoito recupera 15% da da vida e mana perdida.
Minion Dematerializer
Runa situacional, usado em matchups onde o inimigo tem uma pressão de lane muito forte. (Exemplo: Heimerdinger, Sion, Aatrox)

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Tônico de Distorção no Tempo
Mais um produto da build de sustain, com essa runa, você aumenta em 20% a duração de poções, isso inclui os biscoitos.

Com a combinação dessas duas paginas de runa, você ainda ganha 20 de AP* adaptativo.
 


Sempre se mantenha atualizado sobre as runas mais usadas e com melhor taxa de vitória, para isso confira o OP.GG regularmente.
 

Feitiços

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Flash + Incendiar
Esse conjunto de feitiços é o principal, Incendiar é ótimo para uma campeã como a Syndra que é agressiva na lane fase.

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Flash + Purificar
Esse conjunto de feitiços é usado situacionalmente, principalmente contra Hard CC*.
(Ryze, Zoe, Varus, Morgana, Lux, Annie, Ahri. Caso no time inimigo tenha muitos campeões com CC, purificar é uma opção muito válida.)

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Flash + Exaustão
Esse conjunto de feitiços é usado situacionalmente, principalmente contra assassinos.
(LeBlanc, Zed, Talon, Yasuo.)
 

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Flash + Teleporte
Esse conjunto de feitiços é usado situacionalmente, teleporte é muito bom para conseguir manter pressão de lane, gankar outras lanes e lutar objetivos em qualquer lugar do mapa com seu time. A razão principal para pegar o Teleporte é para voltar mais rápido para lane e pegar o level 6 mais primeiro.

Sempre se mantenha atualizado sobre os feitiços mais usadas e com melhor taxa de vitória, para isso confira o OP.GG regularmente.
 

Build


Inicio
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Poção corrupta
Mais um produto da build de suntain, você vai começar com a poção corrupta, com ela eu consigo ficar na lane até 1510 de ouro facilmente, que é o que você gostaria de ter pra fazer a melhor primeira volta a base possível.

Primeira volta
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Bota
Importante para uma campeã com tão pouca mobilidade como a Syndra.
Cristal de Safira + Tomo Amplificador
São itens necessários para construção dos core itens da campeã.
Sentinela de Controle
É sempre bom você ter uma no mapa pra tirar visão do inimigo e dar visão para o seu time.

Core Itens
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Luden's
Luden's além de entregar uma quantidade considerável de mana ainda te da AP e CDR.
Morellonamicon
A Syndra é uma campeã muito squishy*, e o Morello te da +300 de vida, além disso 80 de AP e tem a passiva de cortar cura.
Cajado do Vazio
Te da +70 de AP e ainda 40% de Penetração Mágica.
Rabadon's
Rabadon's acrescenta +140 ao seu AP, além de aumentar em 40% o AP.

A onde de compra vai variar entre Luden's, Morello, Cajado do Vazio e Rabadon e Luden's, Morello, Rabadon e Cajado do Vazio.

Situacionais
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Zhonyas
Zhonyas vai te dar mais armadura pra quando estiver contra campeões AD*, AP, CDR e ainda tem a ativa que te "congela" por por 2.5 segundos.
Prisão de Feitiços
Após acumular os stacks e ativar a ativar você ganha um boost de velocidade de movimento e AP por 4 segundos, além disse te entrega AP e velocidade de movimento.
Liandry's
É muito parecido com o Morello, mas com passivas diferentes, a Liandry's aumenta o dano enquanto o Morello causa feridas.
Banshee
Ótima contra composições AP, pois te entrega +60 de MR*, além disse também entrega AP e CRD.
 

Matchup's


Fáceis:
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Skill Matchup's:
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Difíceis:
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Combos

 

Combo Q/E/AA


Combo E/Q/W


Combo Q - E/W/Q


Combo W/E/Q/R


Combo Q/R/E/Q/W


Modo de Jogar


A primeira coisa que você tem que pensar quando vai jogar de Syndra é: Eu sou um alvo muito fácil, Syndra é uma campeã de mobilidade baixa e quase sem mecânicas de outplay, se você errar seu E (dispersar os fracos) você morreu.
Outra coisa que você deve fazer jogando de Syndra é ficando pokeando o inimigo com seu Q, até que ele esteja com a vida baixa o suficiente pra você matar ele com um combo (Q - W+W+E+Q+R).

A Syndra é uma campeã estranha, mesmo com a baixa mobilidade você pode sim dar roaming, a bot lane é o lugar que você mais vai ir, já que você explode o atirador facilmente se já tiver com seu primeiro grande item, além disso, a Syndra após fechar o Capitulo Perdido tem mana suficiente pra puxar a wave pra torre do inimigo facilmente, fazendo isso, ajude seu caçador em caso de invade e saia para wardar.

1a dica: Coloque muita visão na selva adversária, não tenha vergonha de pedir ajuda para seu caçador pra te ajudar nisso.
2a dica: Se não sabe onde está o caçador inimigo, joga recuado; faça isso até você ter uma noção muito boa da campeã.
3a dica: se o seu laner saiu pra dar um roaming* e você sabe pra que lado e foi (top ou bot) fique esperando ele dentro da pixel bush** e de o combo total (Q+W+W+E+Q+R e Incendiar caso precise)

**Pixel Bush

 
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Abreviações usadas:
*CC: Controle de Grupo;
*CD: Tempo de Recarga;
*CDR: Redução do Tempo de Recarga;
*AA: Auto Ataque;
*Pokeando: Verbo da gíria Poke, que significa ficar causando pequenos danos, porém constantes;
*Sustain: É a habilidade de se recuperar;
*AP: Poder de Habilidade;
*AD: Poder de Ataque;
*Squishy: Campeão fácil de matar;
*MR: Resistência Mágica;
*Roaming: Sair da sua lane pra fazer algo em outro lugar do mapa.
*Hard CC: CC fácil e/ou duradouro.
***Core Itens são os itens principais de cada campeão
***Itens situacionais são itens que você vai escolher dependo do estado da partida, matchup e caso vantagem ou desvantagem.

Fonte: 'hisk

Edited by iBassini
  • Curtir (+1) 1

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Aquela pessoa que ajuda os outros simplesmente porque deveria ou precisa ser feito, e porque é a coisa certa a fazer, é sem dúvida, um super-herói de verdade.

- Stan Lee

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