Ubuntu 16.04.4 LTS

   (3 reviews)
Sign in to follow this  

2 Screenshots



About This File

Ubuntu é uma das distribuições de Linux mais famosas do mundo, que apresenta lançamentos semestrais para seus usuários. Conquistando um número cada vez maior de máquinas, o sistema promete mais integração com a web, uma interface amigável e soluções simples para a instalação e remoção de aplicativos.

A cada seis meses um novo Ubuntu sai for forno com novidades técnicas e de usabilidade. O sistema oferece o Dash, botão a partir do qual se acessa qualquer parte da distribuição, realiza-se buscas na internet e também no disco em que ela está instalada.

Podendo ser instalado a partir de um pendrive, o Ubuntu oferece recursos completos e inteligentes para quem busca uma alternativa gratuita, open source e funcional tanto ao Windows e ao Mac OS quanto às demais distribuições de Linux existentes no mercado.

Instalador inteligente

A instalação do Ubuntu acontece de forma descomplicada por meio de um instalador totalmente intuitivo. É só iniciá-lo e seguir as instruções indicadas na tela, que podem vir em português ou em qualquer um das dezenas de idiomas presentes no sistema. Configuração de teclado, plugins de terceiros, repartição e tudo mais, é bem simples.

Visual retocado

É normal que alguns ajustes visuais sejam aplicados a cada nova atualização, e dessa vez não foi diferente. O novo Ubuntu tem suporte de longo prazo (ele receberá atualizações até abril de 2019) e trouxe novidades nos detalhes das bordas das imagens, que estão mais retas do que curvas, dando um aspecto bem mais polido e elegante à interface.

A maioria dos programas-padrão do sistema foi atualizada, aprofundando os retoques gráficos do sistema. Como exemplo, pode-se citar o Rhythmbox (player de música) e o Nautilus (gerenciador de arquivos), cujo visual está ainda mais adequado ao restante do sistema operacional.

Uma ausência sentida já há algumas versões do sistema, o botão que quando clicado exibe a Área de trabalho do sistema está de volta. Ele não aparece por padrão, mas você pode acessar as configurações do programa e marcar para que ele seja exibido na barra do Unity.

Tudo atualizado

Os programas instalados por padrão no sistema vêm, todos, em sua última versão. São eles: Mozilla Firefox (navegador), Thunderbird (cliente de email), LibreOffice (suíte de aplicativos para escritório), Shotwell (gerenciador de fotografias), Rhythmbox (player de música) e Empathy (mensageiro instantâneo).

Novos webapps

Os já tradicionais webapps, aplicações que você instala no sistema para acessar páginas da web mais rapidamente e como se elas fossem um programa independente dentro do sistema, tiveram uma alteração fundamental em seu comportamento. Agora, em vez de usarem o seu navegador-padrão, elas usam uma plataforma independente.

Smart Scopes

O Ubuntu conta agora com as Smart Scopes, as lentes inteligentes do Dash do sistema. A controvérsa novidade do sistema, acusada de fornecer dados pesquisados pelos usuários a lojas como a Amazon, chega com a pinta de dar ainda mais integração do desktop com a web e também de tornar mais prática a realização de buscas.

Agora, ao pressionar o botão do Dash, você pode fazer pesquisas em dezenas de sites, como Facebook, Picasa, YouTube, Vimeo, Wikipédia, Amazon, SoundCloud, Canal do Tempo, Google News, Flickr e IMDB. Os resultados também podem mostrar resultados de arquivos e diretórios do sistema (função já existente anteriormente) e favoritos dos navegadores Firefox e Chromium.

O serviço é “inteligente” pois, segundo os desenvolvedores, pode “aprender” a forma como é utilizado conforme isso acontece, dando mais destaques para os resultados mais relevantes. Além disso, é possível desabilitar as lentes (cada serviço em que algo é pesquisado) para usar somente os que você realmente deseja.

  • Curtir (+1) 1




User Feedback

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest

aivill

  

muito bom 

Share this review


Link to review
Ripperjf

  

De longe um dos melhores.

Share this review


Link to review
slasherBR

  

Na minha opinião a distribuição com interface gráfica mais bonita.

Vai sair agora, este mês, a 19.10 LTS.

Share this review


Link to review