Ir para conteúdo

5 Cuidados com o Joy Con que Você Precisa Saber


 

A importância de cuidar do joy con

Faz muito tempo que a Nintendo superou a ideia de somente apertar botões, e o joy con é uma prova disso. Esse controle conta com muitas funções: você pode desmontá-lo, usar uma parte em cada mão, apoiá-lo em um suporte, montá-lo direto na tela, usá-lo na horizontal e por aí vai. Até sensor de movimentos ele tem!

Entretanto, poucas coisas são tão frustrantes para um gamer do que ter que lidar com um controle defeituoso. E justamente por serem tão versáteis, os joy cons requerem cuidados específicos, para garantir mais durabilidade e evitar problemas maiores.

Claro que as peças são resistentes e de qualidade, mas não há aparelho que resista a quedas, poeira e substâncias químicas e corrosivas. Portanto, tenha precaução com o acessório, para que ele não te deixe na mão!

 

Principais cuidados com o joy con

Não é tão difícil assim ter cautela com o controle do Switch: basta ter boas práticas e usá-lo com consciência. Quer entender melhor? Confira as dicas!

 

1. Deixá-lo limpo

As conexões e os sensores do controle são extremamente sensíveis. Afinal de contas, eles são os responsáveis pelas diversas formas de usar o joystick durante as suas horas de diversão. Por isso mesmo, é importante deixar todo o console limpo, incluindo os controles.

Sempre que necessário, use um pano de microfibras seco para tirar a poeira, tomando cuidado com as entradas. Para remover a oleosidade, você pode usar um pouquinho de álcool isopropílico no pano, mas passe o produto somente sobre a parte plástica. Se estiver inseguro, peça a um técnico profissional para fazer essa higienização, ok?

 

2. Não comer durante a jogatina

Por mais que dê vontade de beliscar um salgadinho ou beber refrigerante enquanto você aguarda a tela de loading, evite se alimentar durante a sessão para não ter que pegar no controle com a mão suja. Muitos alimentos soltam farelos, que podem se acumular nas entradas e nas beiradas do controle e prejudicar o funcionamento adequado.

As partículas de gordura dos alimentos grudam nas arestas do controle, e as gotas de bebidas podem cair sobre o aparelho, o que acaba o corroendo e causando defeitos. Nesses casos, o melhor é prevenir e separar a hora de comer da hora de jogar, para não ter que resolver um problema depois.

 

3. Manter o controle longe de animais

Além dos pelos serem vilões semelhantes à poeira, o seu bichinho de estimação representa outros perigos para a saúde do seu controle. Já pensou, você no primeiro lugar em um jogo de corrida, quando o gato pula no seu colo e derruba o joystick da sua mão? É pior do que qualquer filme de terror.

Da mesma forma, quando estiver carregando a bateria, seu coelho, seu hamster ou até seu cachorro podem roer os cabos. Aí já era: vai ser caro e dar o maior trabalho para conseguir um novo. O melhor é brincar com os animais em um momento e jogar videogame em outro.

 

4. Manusear com cuidado

Sabe aquelas alças que acompanham o controle? Elas são ótimas para evitar que, na hora de comemorar um gol, você não atire o joystick longe. Sempre que for jogar, prenda-as no pulso para conseguir se movimentar com mais liberdade. As straps são fundamentais para games que precisam do sensor de movimentos do joy con.

Além de prender no pulso, outra prática para adotar com o seu controle é encaixá-lo com cuidado no grip ou no console. Não adianta forçar; se o controle não deslizou pela trilha, retire-o e recomece o processo com calma. Lembre-se: ele só estará encaixado de verdade quando fizer um pequeno clique, então ouça com atenção antes de começar a jogar.

 

5. Guardar em local apropriado

Uma das melhores práticas para conservar o acessório é guardá-lo em um lugar seguro. Quando terminar a sessão, mantenha-o em um lugar pouco exposto, onde ele estará a salvo da poeira, da gordura e de outras impurezas do ambiente. Assim você também vai minimizar os riscos de quedas.

Além da sujeira normal do ambiente, outra vantagem é que o joystick ficará protegido da umidade e do calor do sol, que são extremamente prejudiciais para a integridade do controle. Não se esqueça de guardar também os cabos do console, enrolando-os de forma adequada para não formar dobras.

 




×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Termos de Uso Política de Privacidade Regras