Ir para conteúdo

Como saber se a memória de placa de vídeo de um PC enfrenta problemas?


 

Tente rodar algum outro jogo para testar

Imagine que você está jogando The Witcher 3 no seu PC e a placa de vídeo começa a dar problema. É hora de ligar para a assistência técnica e mandar consertar? Bom, ainda não. Talvez a placa esteja funcionando perfeitamente e você só precisa testá-la com outro jogo!

Para explicar isso, vamos falar um pouco sobre teoria. Mas prometemos que não será chato! Normalmente, as placas de vídeo vêm com alguns chips de memória dedicada. Esses chips trabalham da mesma maneira que a Memória RAM do computador: eles armazenam informação temporária para facilitar o trabalho da máquina.

Como a placa de vídeo é responsável por gerar todas as imagens que você vê na tela, ela precisa guardar um monte de informações temporárias nesses chips. É por isso que algumas têm 2 GB, outras têm 4 GB ou 8 GB.

Portanto, se você está jogando The Witcher 3 e entra em White Orchard para um jogo de cartas, a placa de vídeo precisa desenhar o Gerald, o ambiente do pub e todos os outros personagens. Para isso, ela tem que armazenar a textura de tudo nos seus chips de memória.

O que pode acontecer é que a memória de placa de vídeo tem capacidade para 2 GB, mas o game usa texturas muito mais pesadas do que isso. Assim sendo, é importante testar outros games para entender se o problema está na placa ou se ela é insuficiente para rodar algum jogo na resolução máxima, por exemplo.

 

Verifique os drivers, BIOS, registros e softwares

Um computador é um conjunto de hardware e software. A primeira parte são os componentes físicos: monitor, mouse, teclado, placa de vídeo, placa-mãe etc. Já a segunda é formada pelos programas, sistema operacional, BIOS, registros e drivers.

Para que o conjunto funcione adequadamente, é necessário que haja uma comunicação perfeita entre esses dois lados.

Por vezes, o problema que você enfrenta ao rodar um game, um editor de vídeos ou qualquer outro programa surge de alguma falha nessa comunicação. Pode ser um DirectX corrompido, driver desatualizado (ou sem funcionar) ou falha na instalação do software.

Para tentar focar no diagnóstico do seu problema, tente cuidar da parte mais fácil primeiro. Ou seja: atualize drivers e busque por falhas de software que possam causar o erro que você percebe na sua máquina. Se não resolver, pule para a próxima dica.

 

Identifique se há distorção na imagem da memória de placa de vídeo

Se a sua placa de vídeo estiver com problemas, você verá o resultado disso na tela. O problema é que a falha pode estar em dois pontos diferentes da placa: na GPU ou na memória.

A memória você já sabe o que faz, porque nós contamos acima. Já a GPU é o chip central da placa, atuando como o processador gráfico dela. É essa peça que “desenha” o que você vê na tela, usando recursos alocados na memória.

Você pode identificar se o problema está na memória da placa de vídeo ou na sua GPU pelo tipo de distorção causado no seu monitor.

Se você vê alguns pontos distorcidos ou falhas na imagem, como se fossem pixels queimados, espalhados aleatoriamente pela tela, então o problema muito provavelmente está na sua GPU. Por sua vez, se o erro aparece em listras e você consegue notar que a tela fica “dividida” em colunas riscadas, o problema deve ser na memória da placa de vídeo.

Tentando explicar de maneira simples, é como se a memória dividisse a tela em colunas e linhas, como um plano cartesiano ou uma planilha do Excel. Se os seus chips estão com problema, há um desencontro de informações e essa tabela fica distorcida.

 

Rode um software de teste para confirmar o diagnóstico

Você seguiu os passos até aqui e está 90% certo de que o problema está na memória da placa de vídeo do seu computador. O que fazer a seguir? Bom, vamos confirmar essa impressão.

Existem muitos e muitos softwares gratuitos que ajudam a testar a sua placa de vídeo e outros componentes do computador para tentar identificar onde está o problema.

Alguns desses programas são focados unicamente na memória da placa de vídeo, como o Video Memory Stress Test, desenvolvido em 2008. Sua interface é bem fácil de usar, pois não exige reiniciar o PC ou inserir linhas de comandos.

Também existem softwares bem mais completos, que fazem testes de todos os tipos em uma máquina, inclusive na memória da placa de vídeo, como o Hiren's Boot CD. Escolha aquele que você se sentir mais confortável e faça o diagnóstico para confirmar o problema.

 

Procure pela famigerada tela azul da morte

Um dos erros mais comuns causados em computadores é a famosa tela azul da morte. Esse erro acontece quando você está jogando alguma coisa ou simplesmente usando o computador e ele reinicia sem aviso, apresentando uma tela azul com a descrição do erro.

Se o seu problema tem a ver com a famosa tela azul, temos boas e más notícias. A boa é que a falha não está na memória da sua placa de vídeo. A má notícia é que o problema está na memória RAM do seu computador. Afinal, é ela que causa a famigerada tela azul.

 

Troque a resolução da tela do computador

Lembra que nós falamos como a memória da placa de vídeo armazena dados temporários para a GPU gerar a imagem na tela? Pois o tamanho do seu monitor pode causar problemas com a placa, sabia?

Quanto maior a tela, mais informação é necessária para desenhar a imagem que você quer. Para suportar mais informações, você precisa de mais memória.

Monitores cuja resolução é FullHD ou mais (4K, por exemplo) exigem placas de vídeo com 4 GB de memória ou mais. Por isso, se sua tela é de alta resolução, mas sua placa de vídeo tem pouca memória, você terá alguns problemas. A solução é comprar uma placa nova ou usar uma resolução menor.

Seguindo esses passos, você será capaz de identificar se a memória de placa de vídeo do seu computador está ou não com problemas. Depois disso, é só buscar a solução ideal para o seu caso.

 

  • Curtir (+1) 1



×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Termos de Uso Política de Privacidade Regras