Sinais de uma placa de vídeo queimada
Existem vários sinais que indicam que o seu PC está com a placa de vídeo queimada ou queimando. Fique de olho neles e, se possível, já procure uma assistência técnica especializada.
1. Travamentos na imagem
Também conhecidos como “stuttering”, são aqueles momentos em que a tela do jogo dá uma travada ou começa a se mover em pulos, ao invés de um movimento mais fluido. Esses problemas também podem ser originados no HD e na memória RAM.
2. Artefatos
São pequenas ou grandes falhas na imagem que surgem sem motivo aparente na tela. Podem resultar de um problema no monitor ou nos cabos que conectam a placa e até mesmo do acúmulo de sujeira nas conexões.
3. Ruído excessivo e calor
Quando a placa começa a superaquecer, a ventoinha faz um esforço redobrado para tentar abaixar a temperatura. Às vezes, porém, o problema é que ela própria não está fazendo seu trabalho direito. Em ambos os casos, além do calor, o barulho que ela faz se torna muito perceptível.
4. Tela azul da morte
Agora estamos chegando nos problemas mais graves. Este aviso de erro clássico do Windows aparece quando há um problema de falha de hardware e o sistema desliga sozinho. Uma ocorrência isolada não é motivo de alarme, acontece com todo mundo.
Mas, quando isso começa a ocorrer com frequência, principalmente quando se está fazendo uso pesado de processamento gráfico, jogando ou vendo um filme, é sinal de que a placa está prestes a queimar de vez.
5. Tela apagada
Quando a placa queima de vez, é fácil saber. O computador até aparenta ligar normalmente, mas a tela não mostra nenhuma imagem, fica completamente negra. Isso ocorre porque todo o processamento, mesmo a parte gráfica, está sendo feito pela placa onboard.
Existe um jeito simples de testar se esse é o caso. Se o computador realmente tem uma placa onboard, deve haver outra entrada para o cabo do monitor. Com a máquina desligada, troque os cabos de lugar. Se ela ligar normalmente, então o problema está na GPU.
Embora o superaquecimento seja o maior vilão das placas de vídeo — ainda mais em lugares muito quentes —, existem outros fatores que influenciam a durabilidade dos componentes eletrônicos e podem resultar em uma GPU queimada.
Um deles é a sujeira. A poeira que vai se acumulando atrapalha a dispersão do calor, funcionando como um cobertor para as peças. Nesse caso, o sistema de refrigeração é prejudicado pelo bloqueio das saídas de ar e pela diminuição da velocidade das ventoinhas. Com uma manutenção preventiva, porém, evita-se o problema.
Outro fator, infelizmente imprevisível, que pode queimar várias peças sem aviso são as flutuações na rede elétrica. Mesmo com um no-break, que oferece alguma proteção, ainda é possível que o computador seja afetado.
Nesse tipo de situação, a companhia elétrica deve ressarcir os danos, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor e a Resolução Normativa nº 499/12 da Agência Nacional de Energia Elétrica. Mas tenha em mente que esse processo envolve grandes prazos e burocracias.
O que fazer em relação à placa de vídeo queimada?
Existe a possibilidade de que os problemas que você vem enfrentando não sejam de hardware, e sim de software. Para testar, faça uma verificação completa no seu antivírus e reinstale os drivers. Funcionou? Perfeito!
Caso você não tenha tanta sorte, o melhor a fazer é levar o computador a uma assistência técnica especializada. Mesmo que você tenha um palpite sobre qual é o problema e como resolvê-lo, se não for o que você está imaginando, as chances da sua máquina piorar ou de uma peça que estava funcionando perfeitamente ser danificada são enormes. Game over para o seu PC!