Sign in to follow this  

Manual do Designer: Quando e Como usar Contraste de Cor



Description

Você sabe porquê as pessoas têm diferentes preferências de cores? Ou por que as vezes determinada cor desperta prazer, bem estar ou até mesmo raiva?

As cores são, por muitas vezes, responsáveis por despertar as emoções. Segundo o Viver de Blog, as pessoas fazem um julgamento inicial subconsciente sobre um ambiente, ou produto, dentro de aproximadamente 90 segundos, após a primeira visualização.

Garanto que nunca percebeu isto sobre você mesmo. Incrível, não é?

É por isso que a escolha das cores são realmente importante em todos os tipos de projetos.

Mas você pode se perguntar…

Por que o contraste de cor seria tão importante?

O contraste de cor tem uma função fundamental, mas muitas vezes é mal compreendido e subestimado. É o que desperta o interesse e, ao mesmo tempo, intriga quem o vê.

Imagine um poster de filme, ou banner de publicidade, feito somente com tons e sombras com variações da mesma cor, quão chato e sem graça seria? Provavelmente não iria chamar a atenção devida.

 

Des1gn ON - Como usar Contraste de Cor - Posters

Por exemplo, veja este poster do filme E.T. The Extra-Terrestrial, onde o contraste de corfaz toda a diferença. O tom da cor da lua teve o contraste ideal entre as cores do fundo e do objeto principal, o menino voando, que é o foco central. E agora dê uma olhada do poster do Toy Story, quanto sem graça seria esta arte sem o contraste entre as cores?

O contraste, usado de forma correta, não somente chama mais a atenção dos pessoas como também facilita a leitura e compreensão da composição criada.

Des1gn ON - Como usar Contraste de Cor - mcdonalds site

Website do McDonald’s (EUA)

O uso do contraste depende muito também do formato que irá criar.

Um poster de filme com contrastes fortes pode funcionar muito bem, mas as mesmas cores sendo usadas em um aplicativo ou website podem não ser tão bom assim. Tem que levar em conta o tamanho, a plataforma usada para leitura, o quanto de texto será preciso, e todos os outros elementos relevantes. Já pensou se o site do McDonald’s fosse todo vermelho?

  • Curtir (+1) 1


Recommended Comments

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Add a Comment

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.