Ir para conteúdo

Como identificar uma parada cardíaca e o que fazer


HashouZi

Posts Recomendados

Galera, não tenho muito conhecimento sobre tecnologia mas quero contribuir de alguma forma, então resolvi escrever um "mini" tutorial sobre RCP (Reanimação Cardiopulmonar).
1) A PCR (Parada Cardiorespiratória) é uma parada que acontece muito e que mata ou deixa muitas sequelas, então pra ajudar nossos coleguinhas, vou tentar passar o bizu:

2) Viu alguém deitado? O que você faz? Não, você não chega perto! Primeiro você olha pra um lado e pro outro e vê se tem carro passando, fio elétrico perto, cachorro grande... se tiver, você não chega perto, se der pra tirar a pessoa de lá, você tira, mas é aquela história: "mais vale um pássaro na mão que dois voando".

3) Conseguiu chegar perto e o ambiente tá seguro? Vamo começar então! Primeiro vamo chamar o cara "OH MEU PARCERO, CÊ TÁ ME OUVINDO??!! ACORDA AE CARA". Se ele não respondeu, vê se ele tá respirando, se não tiver, você já pode considerar que ele foi de base!

4) Adendo: não é obrigatório você medir o pulso carotídeo (no pescoço) pra saber se ele tá em PCR, mas se você souber e puder, faça! Se não tem pulso = Foi de comes e bebes. VAMO TRAZER O MALUCO DE VOLTA!

5) Primeiro lugar: Chama ajuda! Grita pra quem tiver passando perto e pede pra chamar uma ambulância (192) e falar que tem uma PCR e trazer o desfibrilador (DEA = Desfibrilador Externo Automático).

6) Agora cê vai precisar começar a massagem cardíaca. "Ah mas eu não sei...". Fique tranquilo, pequeno gafanhoto, é simples: Você fica do lado direito do desacordado, coloca a parte gordinha (hipotenar) da sua mão dominante encima do peito dele, entre os mamilos, coloca a sua outra mão encima da sua mão dominante e entrelaça os dedos (romântico, não?). Agora você gira os seus cotovelos pra dentro e se apoia encima do maluco que tá doente.

7) Vamo strondar: Cê já começa a massagem, meu bom! Mas deixa eu te dar um bizu: não é pra flexionar os cotovelos, tu vai apoiar o teu corpo encima do cara até o peito dele baixar 5 cm e depois vai aliviar pro peito voltar. Vai fazendo as massagens até dar 2 minutos e troca com alguém, pq essa parada cansa demais!! 

8.) Não precisa fazer respiração boca a boca, só se for alguém que tu sabe que não tem coronga ou outras parada. Se for fazer, tem que tapar o nariz do individuo, levantar o queixo dele pra cima, encaixar mesmo a boca na boca do dito-cujo e dar duas baforadas (atenção, olha pro peito dele e vê se tá levantando, que é sinal de que o ar tá expandindo os pulmões). São 30 compressões no peito para 2 respirações boca-a-boca. 

9) Alguém trouxe o desfibrilador? Já acopla as pás no peito do indivíduo (nas pás tem o desenho de como é) e aperta o botão de ligar, que o DEA vai dar os comandos! Detalhe: não para de massagear, só quando o DEA mandar afastar! Se ele disser que é pra dar um choque, todo mundo afasta e aperta o botãozão de choque do DEA (que vai tá piscando).

10) Ouviu um treck? Não para! Quebrou a costela do companheiro? Não para! A costela furou o pulmão...? NÃO PARA! Você só vai parar quando a SAMU chegar e assumir seu lugar. Se o cara tiver sangrando, cê pede pra alguém estancar o sangramento e continua a PCR (sangramento a gente faz outro tutorial). 

11) O cara acordou? Deita ele de lado pra esquerda e fica atento, que ainda pode dar alguma birolha. Espera o SAMU chegar que eles vão prosseguir.

12) É isto galera, foi um prazer! Qualquer dúvida, tamo por aqui. 

Fontes: ACLS, PHTLS e Diretrizes de Parada Cardiorrespiratória da Sociedade Brasileira de Cardiologia.

  • Amei (+1) 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Interessante, mas e quando a vitima for vc mesmo?

Um tempo depois de tomar duas doses da pfizer, tive miocardite (era previsto, segundo a bula) e sem saber disso, um belo dia tomei vários energeticos e do nada quase fui pro além, parecia que escreveram meu nome do death note. Por sorte resisti.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • VIP Vitalício

Sempre bom tentar manter a calma, assim vc tem mais controle da situação.

8 horas atrás, Boutros disse:

Interessante, mas e quando a vitima for vc mesmo?

Um tempo depois de tomar duas doses da pfizer, tive miocardite (era previsto, segundo a bula) e sem saber disso, um belo dia tomei vários energeticos e do nada quase fui pro além, parecia que escreveram meu nome do death note. Por sorte resisti.

Muito tenso, dei uma pesquisada aqui mano, mas vc já sentia algum desconforto depois da vacina? ou foi por causa de alta quantidade de energéticos?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora


×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Termos de Uso Política de Privacidade Regras