Pode comemorar, cartoleiro! O Cartola FC 2019 está oficialmente no ar! O evento de lançamento, que aconteceu na manhã dessa terça-feira, em São Paulo, apresentou mais premiações para a galera PRO, modalidade nova de disputa, debateu sugestões e tirou dúvidas de várias comunidades cartoleiras, que marcaram presença. O fantasy game foi representado no palco por Daniel Pereira (narrador do Grupo Globo), Cassius Leitão (editor do Cartola FC), Caio Ribeiro (comentarista do Grupo Globo), Felipe Andreoli (apresentador do Esporte Espetacular) e o Cartolouco, também conhecido como Lucas Strabko.
As duas grandes novidades da temporada 2019 são o sorteio de um carro 0km para os cartoleiros PRO e o desafio de duplas. O automóvel só será sorteado entre os que pagarem pelo plano PRO (R$ 49,90 para novatos ou 39,90 para quem foi PRO em 2018). Já o desafio de duplas consiste em convidar um amigo para ser seu parça e escolher um líder para formar uma dupla adversária. É o famoso 2 vs. 2, e pode ser uma melhor de três rodadas ou um desafio de rodada única.
O lançamento serviu também para recapitular as regras do jogo e tirar algumas dúvidas. Caio Ribeiro alertou para a importância de se largar bem na disputa para ter como investir em jogadores caros lá na frente.
- As primeiras rodadas são fundamentais para fazer patrimônio. Nas três primeiras rodadas, se o cara for bem, continue com o cara. Porque a tendência é ele continuar valorizando. Muita gente erra no começo e passa o jogo inteiro buscando cartoletas. Mais para frente é que fica melhor apostar nos vermelhinhos (desvalorizados).
Membros de comunidades relacionadas ao Cartola FC tiveram oportunidade de sugerir pontuações extras para pênaltis cometidos e sofridos, além de atribuir pontos a jogadores que dão passes para finalizações que não terminam em gol. O banco de reservas também foi tema de debate, mas não haverá mudanças na versão 2019.
A equipe do Cartola FC entende que é preciso primeiramente fixar na cabeça dos cartoleiros as pontuações já alteradas em 2018, como roubada de bola, finalização para fora, finalização defendida. As opiniões, no entanto, foram ouvidas e, segundo Cassius Leitão, editor do game, o banco de reservas é uma ideia pensada com carinho nos bastidores.
E o Palmeiras?
Não é segredo que o Alviverde ainda não assinou acordo com o Grupo Globo para a temporada 2019. Cassius Leitão explicou como se daria a dinâmica do jogo sem um dos clubes, mas mostrou otimismo.
- Nem pensamos na possibilidade, estamos confiantes de que vamos fechar com o Palmeiras. Caso não aconteça a parceria, valerão todos os jogos do Palmeiras, mas somente as pontuações dos adversários. Se o Palmeiras fechar com a gente na 2ª rodada, por exemplo, todos os jogadores palmeirenses começarão com o preço inicial (mesmo havendo scout dos jogos pré-fechamento de acordo). A questão de valorização para os jogadores do Palmeiras será um pouco mais tardia.
Vale lembrar que o Campeonato Brasileiro terá início no dia 27 de abril.