Ir para conteúdo

Zerothar

VIP Vitalício
  • Registro em

  • Última visita

Tutoriais postados por Zerothar

  1. Zerothar
    Nesse artigo eu abordo a praga dos otimizadores de PC que há décadas iludem os usuários com funcionalidades inúteis e desnecessárias, sendo que algumas delas inclusive mais atrapalham do que ajudam em relação a desempenho do Windows.
    Infelizmente muitos jornalistas, gamers e youtubers utilizam e recomendam esse tipo de programa por não entenderem o funcionamento básico de alguns componentes do Windows. O resultado é o que vemos por aí: a disseminação dessas pragas, sendo que muitos usuários até mesmo jogam dinheiro no lixo comprando a versão paga dessas tranqueiras.
    Quando surgiram esses otimizadores?
    Os primeiros programas de otimização do sistema operacional surgiram há mais de 30 anos, na época do DOS, antes mesmo do aparecimento do Windows – e naquela época alguns realmente ajudavam no gerenciamento da memória RAM (como o QEMM-386), e também ajudavam a aumentar a eficiência do disco rígido, como o Stacker, que implementou compressão de dados em tempo real.
    Isso acontecia pois sistemas operacionais 16-bits como o DOS e Windows 3.x eram extremamente limitados, e por causa disso eles podiam ser aprimorados por aplicativos externos.

    Em 1995 a Microsoft lançou o Windows 95, que era um sistema operacional híbrido  16/32-bits, que foi seguido pelo Windows 98 que tinha uma essa mesma arquitetura híbrida, embora mais evoluída e robusta – e obviamente o gerenciamento de memória deles ainda era limitado, também havendo espaço para melhorias e aprimoramentos.
    Na época do Windows 98, alguns programas de otimização do DOS já tinham uma versão para esse Windows, embora a usabilidade desses programas era questionável pois tanto o Windows 95 quanto o Windows 98 tinham kernel de 32-bits e suportavam drivers 32-bits, permitindo maior controle da memória RAM e dos componentes do computador em geral.
    Como nessa época as pessoas ainda estavam acostumadas a usar “otimizadores” no DOS, elas achavam que isso também era necessário no Windows – e as empresas que desenvolveram esses produtos não perderam tempo para lançar suas versões para Windows, sendo elas úteis ou não.

    O resultado é que apareceram no mercado todo tipo de programa que melhorava ou otimizava alguma coisa no Windows, sendo que a grande maioria deles eram totalmente desnecessários e muitos causavam instabilidade e travamentos no Windows.
     
    Obviamente isso tudo era uma farsa e cinco meses depois do lançamento a empresa foi obrigada a tirar o produto do mercado – mas nesse período ela já tinha vendido mais de 600 mil cópias do produto, faturando 48 milhões de dólares às custas da total falta de conhecimento e bom senso do usuário.
    Em 2001 a Microsoft lançou o Windows XP, que era totalmente 32-bits, permitindo que ele controlasse e aproveitasse com muito mais eficiência a memória RAM, o processador e também o hardware instalado no computador.
    Com o sucesso estrondoso do Windows XP e o fato do seu sucessor, o Vista, ter sido lançado somente 5 anos depois, nesse período os otimizadores de PC ganhavam cada vez mais usuários que acreditavam nas promessas desses aplicativos – e novas empresas apareceram no mercado para aproveitar isso. Entre elas estavam:
    IOBit, empresa chinesa fundada em 2004 conhecida pelo Advanced System Care
    WiseCleaner, também chinesa fundada em 2005 conhecida pelo WiseCare e GameBooster
    GlarySoft, empresa chinesa fundada em 2004 e conhecida pelo Glary Utilities
     
    Embora tanto o Windows XP quanto o Vista tinham uma versão 64-bits, na prática foi o Windows 7 de 2009 que popularizou essa arquitetura. Por ser um sistema operacional 64-bits, o gerenciamento de memória e hardware do Windows 7 era bastante avançado, aonde nesse cenário o sistema operacional exerce um controle muito mais intenso da memória RAM, processador e do hardware instalado.
    Depois do lançamento do Windows 8, chegamos finalmente chegamos no Windows 10, que é um sistema operacional bastante otimizado, dinâmico e inteligente  (e eu sugiro você ler meu artigo sobre Consumo de Memória RAM A FUNDO para compreender mais).
    Como o Windows 10 é o sistema operacional que serve de base para diversos dispositivos (desktop, ultrabook, tablets, XBOX, smartphones…), a Microsoft se preocupou em aprimorá-lo ao máximo. Além de novas funcionalidades no gerenciamento de memória, o Windows 10 foi otimizado para ter a melhor performance em qualquer cenário – tanto que em pouco mais de dois anos ele se tornou o sistema operacional mais utilizado na Steam, uma plataforma focada principalmente em games:

     
    E mesmo hoje em dia existem dezenas de programas que “otimizam” o Windows mesmo que eles sejam totalmente desnecessários! Da mesma maneira que as versões 64-bits do Windows 7 e 8.1, o Windows 10 não precisa de nenhum aplicativo gerenciando o que ele faz e “melhorando” suas tarefas para aumentar a sua performance.
    Quem compreende o funcionamento do Windows a fundo sabe que esses otimizadores de PC são uma farsa que continua enganando o usuário que não conhecem a fundo o Windows (ou seja, a quase totalidade da população) desde a época do Windows 98. Não é à toa que esses aplicativos são coloridos com um visual atraente e utilizando linguagem simples e direta, e listando um monte de funcionalidades para convencer que eles são úteis, pois esse tipo de marketing falacioso tem funcionado muito bem. Para mim os “otimizadores de PC” são sinônimo de “171 digital”.
    Pense bem: você REALMENTE acha que essas empresas contratam GÊNIOS da tecnologia moderna que pesquisam por anos e fazem constantes descobertas extraordinárias para deixar o Windows mais rápido? É claro que não!
    Essas empresas criam um aplicativo que faz tarefas simples e desnecessárias no Windows (normalmente utilizando funções internas do próprio Windows) e distribuem uma versão gratuita para “convencer” que estão melhorando algo – mas o pior mesmo é que esses programas mostram estatísticas e informações fictícias e mentirosas, como eu vou mostrar daqui a pouco, para convencer o usuário a comprar a versão paga do produtos, que normalmente é tão inútil quanto a versão gratuita em relação a ganho de performance no Windows.
    A cada nova versão, esses otimizadores de PC adicionam novas funcionalidades como reconhecimento facial, proteção contra ameaças externas, proteção de privacidade, atualizações automáticas, inventário de hardware, “modo silencioso” e outras novidades que são absolutamente inúteis em relação a ganho de performance no Windows – que deveria ser a razão desses produtos existirem.
    Como essas empresas sabem que não há nada REAL que elas possam fazer para deixar o Windows mais rápido e eficiente, elas apelam e desviam a atenção do usuário com novas funcionalidades supérfluas e dispensáveis que não têm nenhuma relação com “otimização” do PC.
     
    1. Três argumentos fantasiosos desses otimizadores de PC
    Na prática esses “otimizadores” sempre utilizam os mesmos três argumentos fantasiosos para seduzir o usuário incauto:
     
    ? Limpeza e Otimização de Registro
    Esses aplicativos simplesmente mentem ao vender a ideia de que as chaves do Registro que não são usadas deixam o Windows mais lento ou fazem ele travar, além de “desfragmentar” o Registro do Windows, que é outra aberração.
    Os arquivos que compõem o Registro do Windows totalizam em média 150 MB, ou seja, ele é lido em cerca de um segundo em um disco rígido comum. Limpa-lo ou desfragmentá-lo não serve para absolutamente NADA em relação a performance, pois a grosso modo o Registro do Windows é apenas um banco de dados com as configurações do Windows e de aplicativos.

    Como eu já citei em outros artigos, o Registro é a “espinha dorsal” do Windows, tendo cerca de 2,5 milhões de chaves únicas com informações e configurações de arquivos, DLLs, executáveis, configurações do sistema operacional e também de todos os aplicativos instalados nele. Se algumas dessas informações são inúteis, como por exemplo configuração de um programa que foi desinstalado, mas a desinstalação dele não removeu as suas configurações no Registro, isso não vai afetar EM NADA a performance do Windows.
    Um detalhe final nesse primeiro item é que mesmo que o Registro esteja absolutamente perfeito depois de uma instalação limpa do Windows, esses aplicativos sempre mostram algum “erro” ou “problema” que precisa ser corrigido, enganando o usuário:

     
    ? Limpeza, Otimização ou Desfragmentação da memória RAM
    Esses “otimizadores” reforçam o conceito incorreto que “quanto mais memória RAM livre, melhor” – que é algo grotesco que eu explico em detalhes no meu artigo sobre Consumo de Memória RAM A FUNDO. Ali eu mostro que quanto mais memória RAM livre, PIOR é a performance do computador.
    Usando nomes atraentes como RAM Booster, Smart RAM ou Game Booster, esses aplicativos que “otimizam” a memória RAM fazem essa besteira monumental de dois modos diferentes:
    O primeiro é quando eles executam uma função do Windows que obriga os programas a salvarem no disco rígido os arquivos de cache que estão na memória RAM, liberando espaço na memória RAM – mas ao fazer isso o acesso a esses arquivos fica muito mais lento por agora eles estarem no disco rígido (cujo acesso é muito mais lento do que a memória RAM) do que aonde estavam antes: na memória RAM:

    O segundo é quando o próprio “otimizador” aumenta artificialmente a necessidade de uso memória RAM, fazendo com que o Windows salve no disco rígido arquivos que estavam na memória, liberando mais memória RAM para o próprio otimizador – e assim que o otimizador ocupa o máximo de memória RAM disponível, ele automaticamente apaga esse arquivo da memória RAM, liberando todo espaço dali para o Windows usar:

     
    Nesses dois casos o o Windows fica mais lento, pois os arquivos que estavam carregados na memória RAM agora estão no lento disco rígido.
    A conclusão óbvia é que é você jamais deve utilizar qualquer programa que “otimiza” a memória RAM.
    ? Reparo e correção do Windows
    Você realmente acha que programas que fazem isso tem algum módulo avançado que magicamente descobre se o Windows tem algum problema e repara ele automaticamente, criados pelos mesmos GÊNIOS da tecnologia moderna que eu ironizei antes? É evidente que não!
    O próprio Windows tem duas ferramentas que fazem exatamente isso: são os comandos SFC e DISM que eu abordei no início do meu artigo sobre as 27 soluções para o problema do disco a 100%.
     

     

    ? Mais promessas…
    ?Além desses três argumentos fantasiosos, existem outros que fazem parte desse pacote de “milagres” prometidos por esses programas:
    ?Internet mais rápida
    ?Desempenho máximo do disco rígido
    ?Otimização em tempo real
    ?Limpeza automática de cache e rastros do navegador (que se for feito continuamente o resultado será páginas da web sendo carregadas mais lentamente),
    ?Inicialização do PC até 3x mais rápido
    ?Aumento da performance de games
    etc.
    O pior de tudo é que esses programas ficam instalados na memória RAM com um monte de módulos inúteis monitorando tarefas que não precisam ser monitoradas, além de executar tarefas que atrapalham o Windows (como “limpeza a memória RAM”) deixando ele mais instável. Para completar esse teatro de horror digital, vários deles são chineses – e quem entende de segurança JAMAIS utiliza qualquer software chinês.
    Aliás, um detalhe curioso: as três empresas chinesas que eu citei anteriormente (IOBit, Wise e Glarysoft) escondem a todo custo o fato delas serem chinesas, pois não existe nenhuma informação disso em seus sites. Por que será? Eu sugiro você ler o meu artigo sobre antivírus chineses para você compreender em detalhes.

     
    Bem, como a internet é livre e não tem nenhum controle, sendo basicamente o Velho Oeste do século 21, qualquer um pode anunciar e vender o que quiser, pois no fundo o que interessa é apenas ganhar dinheiro.
    Infelizmente até mesmo antivírus vendem produtos para otimizar o PC, e desfragmentadores tentam fazer o mesmo aterrorizando o internauta com informações distorcidas para que ele comprar algum produto desnecessário para resolver um problema que não existe.

     
    Embora você já notou que eu sou radicalmente CONTRA o uso de otimizadores de PC, existem algumas poucas tarefas que podem beneficiar o Windows – mas entenda que nenhuma delas depende ou exige o uso desse tipo de programa.
    Não existe nenhuma necessidade de transformar o Windows em um laboratório de testes, instalando todo tipo de tranqueira que promete milagres.
    As duas únicas tarefas que um usuário comum precisa fazer uma vez por mês para deixar seu Windows mais rápido é apagar arquivos temporários (eu sugiro o CCleaner para isso) e desfragmentar o disco rígido (eu indico o Defraggler) no mínimo a cada 15 dias.
     


     
    Como eu comentei no meu vídeo sobre Windows 10 LTSB/LTSC x Pro x Home, o Windows não precisa de nenhum programa para deixá-lo mais rápido ou eficiente.
    Enquanto um Windows “limpo” funciona com o melhor desempenho possível, conforme você vai instalando essas porcarias ele vai se transformando em uma tranqueira desfigurada realizando tarefas totalmente desnecessárias e atrapalhando o desempenho.
    A Microsoft tem aprimorado e melhorado o Windows sem considerar que o usuário vai instalar alguma porcaria que vai interferir no funcionamento do próprio sistema operacional.
    Nos próximos itens seu vou comprovar porquê você não deve acreditar nas análises e resultados desses otimizadores de PC.
     
    2. Teste dos otimizadores de PC em ambiente controlado
     
    Eu preparei uma máquina virtual, aonde eu segui essas etapas:
    1. Windows 10 Pro foi instalado
    2. Todas as atualizações disponíveis no Windows Update foram instaladas
    3. A Limpeza de Disco foi executada
    4. O disco foi desfragmentado pelo próprio desfragmentador do Windows.
    Eu não instalei manualmente NENHUM driver, programa ou aplicativo, pois eu quero manter o Windows mais original possível para os testes – e como eu executei a Limpeza de Disco e desfragmentei o disco rígido, o Windows está basicamente otimizado para ser utilizado pela primeira vez.
    E como o Windows está pronto para ser utilizado, eu fiz um backup completo dessa VM para que eu possa restaurá-la nessas mesmas condições durante esse teste.
    IOBit Advanced System Care
    O primeiro teste foi instalar a versão mais recente do IOBit Advanced System Care Free. Ela foi instalada, eu cliquei na opção EXAMINAR e é claro que o resultado foi patético: ele encontrou inacreditáveis 1.007 problemas sendo 9 problemas de privacidade, aonde 4 deles são relacionados ao cache, histórico e sessão do Edge (sendo que o Edge sequer foi executado), além de ter encontrado 240 MB de arquivos inúteis, e, espantosamente, 381 erros no Registro.

     
    Lembre-se: esse é um Windows sem NENHUM programa externo e que NENHUM aplicativo foi instalado ou executado.
    Wise Care 365 Free
    Finalizado esse teste, eu restaurei a VM para as mesmas condições que ela tinha antes do teste, instalei o Wise Care 365 Free e cliquei na opção VERIFICAR.
    Além dele ter encontrado espantosos 2.717 Problemas, ele também encontrou 521 MB de arquivos inúteis, 104 problemas no Registro e 11 entradas de um histórico de navegação, sendo que nenhuma navegação foi realizada nesse Windows.

     
    Mais fictício, impossível.
    Glary Utilities
    Após novamente restaurar a VM, eu instalei e executei o Glary Utilities, que encontrou 77 problemas no Registro, 58 rastros e 184 MB de arquivos temporários, ou seja, resultados que não fazem sentido algum em um Windows instalado “do zero”.

    Como você notou, cada otimizador de PC encontrou números totalmente diferentes de problemas, arquivos temporários, arquivos inúteis e erros no Registro, provando que nada do que eles mostram é confiável.
    E, já que eu sujei minhas mãos instalando essas porcarias, eu resolvi “chutar o balde” e fazer um teste final para destruir de vez a credibilidade desses programas inúteis.
    Ao invés de realizar testes individuais na VM, eu instalei 5 otimizadores de PC em uma mesma máquina virtual e executei todos eles. Eu testei as versões mais recentes destes produtos:

     
    Como todos estão funcionando ao mesmo tempo no mesmíssimo ambiente, sem nenhuma variável externa que possa justificar diferenças notáveis nos resultados deles, é de se esperar que esses resultados tenham pouca diferença entre si, certo?
    É claro que isso não acontece nos otimizadores de PC, sendo que eu criei essa tabela abaixo mostrando o resultado de cada um deles. Perceba que cada um mostrou resultados totalmente diferente dos demais, algo que JAMAIS deveria acontecer se esses programas fossem minimamente confiáveis:

     
    Conclusão óbvia: não perca tempo e muito menos dinheiro com esses otimizadores de PC, pois eles são uma verdadeira enganação. Além disso, o Windows não precisa dessas tranqueiras atrapalhando o seu funcionamento.
     
     
    3. Otimizadores em servidores e videntes
     
     
    Existe um cenário aonde um otimizador de CPU e de memória RAM seria fantástico e extremamente útil, aonde empresas pagariam sem pensar duas vezes nisso: em servidores.
    Nesse ambiente, qualquer ganho de performance é crucial e muito bem-vindo até por questões financeiras, pois isso pode evitar o gasto de milhares de dólares na substituição de um único servidor por outro mais potente, e evitar o gasto de milhões de dólares no caso de empresas que utilizam centenas ou milhares de servidores.
     
     
    E porque será que não existem versões para servidores desses otimizadores de PC, sabendo que seus desenvolvedores lucrariam muitos milhões de dólares todos os anos vendendo licença dos seus produtos?
    Por um motivo muito simples: as empresas que criam esses otimizadores de PC sabem muito bem que um bom profissional de TI não é enganado tão facilmente quanto as pessoas comuns, pois ele tem conhecimento técnico mais profundo sobre o Windows e está imune à farsa desses 171 digitais.
    Há décadas empresas disponibilizam otimizadores de PC somente para computadores de usuários, mantendo distância dos servidores, pelo mesmo motivo que videntes enganam milhões de pessoas comuns, mantendo distância da área científica: para não serem desmascarados.
     

    4. 5 tarefas que você não deve fazer no seu computador
    Para finalizar, aí vai uma lista de 5 tarefas relacionadas a otimizadores de PC que você NÃO DEVE FAZER:
    ❌ Não instale nenhum aplicativo de atualização de drivers
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
    Você deve utilizar o MELHOR driver para o seu trabalho (seja uso no dia-a-dia, edição de vídeo, games, o que for…), e não obrigatoriamente o driver mais recente disponibilizado pelo fabricante.
    Além disso, a atualização desenfreada de drivers só porque um driver novo foi lançado é até perigoso em alguns cenários – e por esse motivo eu recomendo que você não utilize nenhum programa de atualização de drivers tipo Driver Booster, Driver Fusion, SlimDrivers, DriverEasy, DriverMax, entre outros.
    ❌Não instale nenhum programa de monitoramento de CPU ou memória RAM
     
    A quantidade de CPU e memória RAM variam muito dependendo da tarefa que o Windows está realizando, e como tanto você quanto os programas de monitoramento não fazem ideia do motivo da CPU ou RAM estarem variando, na prática não faz NENHUM sentido monitorá-los a todo momento.
    Além disso, quanto mais aplicativos carregados na memória RAM que realizam alguma tarefa ininterruptamente, como esses programas de monitoramento, mais CPU e memória RAM estão sendo utilizado sem nenhuma necessidade real.
    Somente quando a CPU, HD ou rede estiverem constantemente atrapalhando o desempenho do Windows, daí sim obviamente algo está errado e deve ser analisado – e nesse caso o Gerenciador de Tarefas e o Monitor de Recursos do próprio Windows ajudam muito nisso.
     
    ❌Não instale nenhum programa de “limpeza automática”
    Tenha muito cuidado com programas que limpam arquivos automaticamente, pois qualquer arquivo temporário, cache, cookie ou log é considerado um “problema” por esses programas – algo totalmente enganoso.
    Além disso, arquivos de cache são criados justamente para deixar o Windows mais rápido, e apaga-los a todo momento sem nenhum motivo real para isso apenas deixará o sistema operacional mais lento. Isso acontece, pois uma vez que o Windows cria um arquivo de cache, esse arquivo é acessado constantemente (seja na memória RAM ou no disco rígido) justamente para o sistema operacional trabalhar mais rápido – se os arquivos de cache são constantemente apagados sem nenhuma necessidade, o Windows sempre perderá tempo criando-os novamente.
    É por esse motivo que você não deve apagar arquivos de cache a todo instante, e agora você entende por que é um erro esses programas considerarem os arquivos de cache como “problema”. Além disso, esse é mais um aplicativo carregado na memória RAM que realiza ininterruptamente uma tarefa inútil sem trazer nenhum benefício ao usuário.
     
    ❌ Não instale nenhum “desfragmentador automático de HD”
    A desfragmentação do disco rígido é importante, mas você jamais precisa fazer isso constantemente. Na prática, a diferença de performance entre um disco rígido que tenha 1% de fragmentação e outro disco rígido igual com 5% ou até 10% de fragmentação é imperceptível.

     
    Você deve achar que eu estou delirando e completamente errado, mas por incrível pareça eu não estou: o mais importante não é saber QUANTOS arquivos estão fragmentados, mas sim QUAIS arquivos estão fragmentados.
    Um computador com apenas CINCO arquivos fragmentados pode ser muito mais lento do que outro computador idêntico com MIL arquivos fragmentados, se no primeiro computador os cinco arquivos fragmentados são acessados constantemente pelo Windows, enquanto no segundo computador os mil arquivos fragmentados são raramente acessados.
    Eu abordo o assunto desfragmentação nesse artigo, mas em geral é importante evitar que a fragmentação esteja sempre abaixo de 20%. Embora eu usualmente recomendo o uso do CCleaner para apagar arquivos temporários, é importante que a opção de monitoramento em tempo real dele (opção “Limpeza Inteligente”) esteja desativada, pois agora você sabe que isso é totalmente desnecessário.
     
    ❌ Não instale nenhum programa que prometa milagres
    Não acredite nos exageros e milagres prometidos por programas tipo “fazer um PC antigo parecer um novo”, “internet 300% mais rápida”, “aumento de 100% na duração da bateria”, além de termos atraentes mas enganosos como “limpar a bagunça oculta”, “limpeza profunda”, “desempenho máximo” ou qualquer outra expressão que faça você achar que o seu PC lento ficará miraculosamente mais rápido.
     
     
     
     
    Fonte: baboopro
     
    • 2.468 visualizações
    • 6 comentários
    Zerothar
    Atualizado
  2. Zerothar
    Confira neste post como habilitar o Hyper-V no Windows 10 Pro. Ele é útil quando você precisa executar mais de um sistema operacional no computador.
    O Hyper-V foi introduzido inicialmente como parte do Windows Server 2008, enquanto que a versão cliente foi introduzida no Windows 8 Pro e Enterprise como sucessora do Windows Virtual PC, que era disponibilizado gratuitamente via download.
    Graças à sua integração com o Windows, a versão cliente do Hyper-V é uma boa alternativa a soluções de virtualizações de terceiros como o Oracle VirtualBox e o VMware Workstation Player.
    Para habilitar o Hyper-V no Windows 10 Pro, é necessário que o PC atenda aos seguintes requisitos:
    ✅ Processador 64 bits compatível com SLAT (Conversão de Endereços de Segundo Nível).
    ✅ Suporte para extensões VT-x (Intel) ou AMD-V.
    ✅ 4GB ou mais de memória RAM.
    O espaço livre em disco dependerá da quantidade de máquinas virtuais criadas.
     
    Como habilitar o Hyper-V no Windows 10 Pro
    Se seu PC atende aos requisitos, você pode habilitar o Hyper-V no Windows 10 Pro usando um dos métodos abaixo:
    PowerShell
    – Para habilitar o Hyper-V usando este método, primeiro execute o PowerShell como Administrador:

     
    – Copie e cole o comando abaixo, confirme e reinicie o computador quando pedido:
    Enable-WindowsOptionalFeature -Online -FeatureName Microsoft-Hyper-V -All

     
    PowerShell e DISM
    – Assim como no método acima, execute o PowerShell como Administrador.
    – Copie e cole o comando abaixo, confirme e reincie o computador quando pedido:
    DISM /Online /Enable-Feature /All /FeatureName:Microsoft-Hyper-V
    Painel de Controle
    – Abra o Painel de Controle “clássico” e clique em Programas:

    – Agora clique em Ativar ou desativar recursos do Windows:

    – Marque a caixa de seleção do Hyper-V e confirme:

    – Aguarde até que o Windows aplique as alterações necessárias e reinicie o computador:

     
     
    Criação de máquinas virtuais
    Para criar as máquinas virtuais, você pode usar a opção de criação manual ou a opção para criação rápida, que foi introduzida nas versões mais recentes do Windows 10.
    Criação manual
    – Depois que o computador for reinicializado, localize e execute o Gerenciador do Hyper-V.
    – Com ele aberto, selecione seu PC na lista, clique em Novo e depois em Máquina Virtual:

    – Dê um nome para a máquina virtual, altere o local onde ela será armazenada caso necessário e clique em Avançar:

    – Selecione a geração da máquina virtual e clique em Avançar. Leia atentamente a descrição antes de prosseguir:

    – Defina a quantidade de memória RAM para a máquina virtual. Você também pode usar a opção para alocar memória automaticamente:

    – Use a opção Default Switch para conectividade à rede e clique em Avançar:

    – Selecione a melhor opção para seu caso e prossiga:

     
    – Selecione se o sistema operacional será instalado agora ou mais tarde.
    – Clique em Concluir para encerrar a criação da máquina virtual:

    – Você pode alterar as configurações da máquina virtual criada antes de instalar o sistema operacional:


     
    Criação automática
    A opção para criação automática de máquinas virtuais usando o Hyper-V foi introduzida nas versões mais recentes do Windows 10.
    – Com o Gerenciador do Hyper-V aberto, selecione seu PC na lista e depois clique na opção Criação Rápida:

    – A caixa de diálogo Criar Máquina Virtual oferecerá opções como estas abaixo:

     
    A Microsoft oferece mais informações sobre a versão cliente do Hyper-V no Windows 10 aqui.
     
    Fonte: baboopro
     
     
     
     
     
     
     
     
    • 1.849 visualizações
    • 0 comentários
    Zerothar
    Enviado
  3. Zerothar
    O Isolamento de núcleo e a opção Integridade da memória no Windows 10 oferecem proteção adicional contra malware e outros ataques ao isolar processos do sistema operacional e do dispositivo.
    Para isso ambos fazem uso da segurança baseada em virtualização para impedir que ataques insiram códigos maliciosos em certos processos.
     
    Como habilitar o Integridade da memória no Windows 10
    Se seu computador suporta virtualização assistida por hardware (deve estar habilitado no BIOS/UEFI), é possível habilitar a opção Integridade da memória do Isolamento de núcleo no Windows 10 seguindo os passos abaixo:
    Abra o aplicativo Segurança do Windows e clique em Segurança do dispositivo:

     
    No campo Isolamento de núcleo, clique no link destacado abaixo:

    Mova o slider da opção Integridade da memória para a posição Ativado e reinicie o computador:

     
     
    Se seu computador possui um chip TPM (Trusted Platform Module), o Isolamento de núcleo e a opção Integridade da memória não serão exibidos.
    Em seu lugar serão exibidas as informações relacionadas ao chip TPM, como mostrado nas imagens abaixo:


     
    Isto ocorre porque o chip TPM oferece criptografia adicional para seu dispositivo, protegendo as áreas que seriam protegidas pelos itens mencionados acima.
     
    Fonte: baboopro
     
     
    • 3.081 visualizações
    • 0 comentários
    Zerothar
    Enviado
  4. Zerothar
    A ferramenta SigCheck pode mostrar o número de versão dos arquivos, informações de carimbo de data/hora e detalhes da assinatura digital, incluindo cadeias de certificados.
    Além disso, a versão mais recente agora permite que você verifique o status de um arquivo usando o serviço VirusTotal.
    A verificação de certificados é importante principalmente depois de casos como o do SuperFish da Lenovo e do eDellRoot. Onde certificados inseguros foram instalados nos computadores dos usuários pelos fabricantes sem seu consentimento.
    Como verificar arquivos no Windows 10 usando a ferramenta SigCheck
    Para usar a ferramenta, primeiro faça o download da versão mais recente clicando aqui e descompacte o arquivo Sigcheck.zip.
    Agora abra o Prompt de Comando como Administrador e navegue até onde os executáveis da ferramenta foram extraídos:


    No exemplo abaixo, a ferramenta será usada para analisar o diretório \Windows\System32 em busca de arquivos não assinados. Para isso, use o comando abaixo:
    ✅sigcheck -u -e c:\windows\system32 na versão 32 bits do Windows
    ✅sigcheck64 -u -e c:\windows\system32 na versão 64 bits do Windows
    Neste exemplo não foram encontrados arquivos não assinados no diretório especificado:

    Neste outro exemplo, os arquivos na pasta DiagTrack serão analisados no serviço VirusTotal:
    sigcheck64 -vs C:\Windows\DiagTrack

    A lista completa com outras opções e parâmetros de verificação está disponível na página da ferramenta SigCheck.
     
    Fonte: baboopro
     
    • 887 visualizações
    • 1 comentário
    Zerothar
    Atualizado
  5. Zerothar
    No vídeo de hoje vocês irão aprender a como criar seu próprio Mockup para apresentação de Flyers

    Usando camadas de ajuste, vetores e alguns efeitos especiais você poderá desenvolver um mockup totalmente customizável, com objetos inteligentes e com um aspecto elegante que pode ser usado para seus projetos de flyer, cartaz ou o que mais você quiser. Este tipo de mockup é muito útil para publicações rápidas ou para situações de emergência.
    Lembrando que esse é apenas um dos vários métodos existentes para diversos mockups possíveis
    Dificuldade: ????
    Coloquei moderado não por ser realmente meio difícil, mas exige um conhecimento maior que apenas o básico para fazê-lo, mas coloquei a tradução das ferramentas abaixo do vídeo para quem quiser seguir o vídeo passo a passo e também aprender um pouco mais.
    Download do PSD abaixo do vídeo!
    (Significado das dificuldades no fim do tópico)

    Traduções:
    2:35 - Gradient... > Sobreposição de Degradê
    4:47 - Convert to Smart Object > Converter em Objeto Inteligente
    6:36 - Filter > Blur > Gaussian Blur... > Filtro > Desfoque > Desfoque Gaussiano...
    7:06 - File > Place Embedded... > Arquivo > Colocar Incorporados...
    7:28 - Drop Shadow... > Sombra Projetada...
    Clique aqui para download do Mockup...
    É isso aí pessoal, espero que tenham gostado e até o próximo tutorial.
    Classificação de dificuldade dos tutoriais que posto:
    ???? Fácil (1/4)
    ???? Moderado (2/4)
    ???? Difícil (3/4)
    ???? Expert (4/4)
    Para fontes, basta clicar em "YouTube" no vídeo para acessar o vídeo no site e poder ver o canal e até se inscrever.
    • 2.234 visualizações
    • 6 comentários
    Zerothar
    Atualizado
  6. Zerothar
    Olá GGamers!
    Estou trazendo hoje um vídeo que ensina a remover espinhas/manchas no Photoshop.
    Funciona em qualquer versão acima do CS6.
    Lembrando que esse é apenas um dos vários métodos existentes.
    Dificuldade: ????
    (Significado das dificuldades no fim do tópico)
     
    É isso aí pessoal, espero que tenham gostado e até o próximo tutorial.
    Classificação de dificuldade dos tutoriais que posto:
    ???? Fácil (1/4)
    ???? Moderado (2/4)
    ???? Difícil (3/4)
    ???? Expert (4/4)
    Para fontes, basta clicar em "YouTube" no vídeo para acessar o vídeo no site e poder ver o canal e até se inscrever.
    • 1.317 visualizações
    • 5 comentários
    Zerothar
    Atualizado
  7. Zerothar
    Olá pessoal, estou trazendo mais um vídeo do TutoriaisPhotoshop que ensina a trocar a cor de objetos de forma bem rápida e fácil, sem complicações.
    Funciona em qualquer versão do Photoshop!
    Dificuldade: ????
    (Significado das dificuldades no fim do tópico)
     
    IMPORTANTE:
    Existem várias outras formas de trocar a cor de um objeto no Photoshop, pretendo fazer um compilado de vídeos ou eu mesmo gravar essas várias formas de alterar a cor de forma resumida.
    Espero que tenham gostado, até a próxima ? 
     
    Classificação de dificuldade dos tutoriais que posto:
    ???? Fácil (1/4)
    ???? Moderado (2/4)
    ???? Difícil (3/4)
    ???? Expert (4/4)
    Para fontes, basta clicar em "YouTube" no vídeo para acessar o vídeo no site e poder ver o canal e até se inscrever.
    • 1.224 visualizações
    • 4 comentários
    Zerothar
    Atualizado
  8. Zerothar
    Salve galera,
    estou trazendo mais um vídeo do TutoriaisPhotoshop que ensina a criar traços personalizados no Photoshop.
    Funciona em qualquer versão.
    Dificuldade:  ????
    (Significado das dificuldades no fim do tópico)
    NOTA IMPORTANTE APÓS O VÍDEO!
     
     

    É isso galera, espero que tenham gostado e até a próxima.
    Classificação de dificuldade dos tutoriais que posto:
    ???? Fácil (1/4)
    ???? Moderado (2/4)
    ???? Difícil (3/4)
    ???? Expert (4/4)
    Para fontes, basta clicar em "YouTube" no vídeo para acessar o vídeo no site e poder ver o canal e até se inscrever.
    • 1.927 visualizações
    • 0 comentários
    Zerothar
    Enviado
  9. Zerothar
    Dificuldade:  ????
    (Significado das dificuldades no fim do tópico)

    Hoje iremos aprender a criar o famoso "Galaxy Effect" (Em português: Efeito Galáxia), Usando apenas duas fotos, funciona em qualquer versão do Photoshop.
    Esse é mamão com açúcar de se fazer e o Photoshop do Tutorial está em Português.

    Vamos ao tutorial!
     
    Espero que tenham gostado.

    Classificação de dificuldade dos tutoriais que posto:

    ???? Fácil (1/4)
    ???? Moderado (2/4)
    ???? Difícil (3/4)
    ???? Expert (4/4)
    Para fontes, basta clicar em "YouTube" no vídeo para acessar o vídeo no site e poder ver o canal e até se inscrever.
    • 2.810 visualizações
    • 0 comentários
    Zerothar
    Enviado
  10. Zerothar
    Dificuldade:  ????
    (Significado das dificuldades no fim do tópico)

    Hoje vamos aprender a criar uma vinheta sem usar tinta, apenas a própria foto no Photoshop, funciona em qualquer versão.
    Esse é mamão com açúcar de se fazer.
    Lembrando que o Photoshop do Vídeo está em inglês, então abaixo do vídeo eu traduzi as ferramentas mencionadas.

    Vamos ao tutorial!
     
    Tradução dos menus/ferramentas do vídeo:
    00:31 - Rectangular Marquee Tool = Ferramenta Letreiro Retangular
    00:42 - Refine Edge... > Refinar Aresta...
    00:48 - View: = Exibir:
    00:51 - On black (B) = Em preto (B)
    00:59 - Feather: = Difusão:
    01:23 - Select > Inverse = Selecionar > Inverter
    01:51 - Multiply = Multiplicação
    Espero que tenham gostado.

    Classificação de dificuldade dos tutoriais que posto:

    ???? Fácil (1/4)
    ???? Moderado (2/4)
    ???? Difícil (3/4)
    ???? Expert (4/4)
    Para fontes, basta clicar em "YouTube" no vídeo para acessar o vídeo no site e poder ver o canal e até se inscrever.
     
    • 989 visualizações
    • 1 comentário
    Zerothar
    Enviado
  11. Zerothar
    Dificuldade:  ????
    (Significado das dificuldades no fim do tópico)

    Hoje vamos aprender a criar um spot de luz no Photoshop, funciona em qualquer versão.
    É algo fácil e simples. Lembrando que o Photoshop do Vídeo está em inglês, então abaixo do vídeo eu traduzi as ferramentas mencionadas.

    Vamos ao tutorial!

    Tradução dos menus/ferramentas do vídeo:
    00:18 - File > New... = Arquivo > Novo...
    01:17 - Gradient Overlay... = Sobreposição de Degradê...
    03:05 - Eliptical Marquee Tool = Ferramenta Letreiro Elíptico
    03:55 - Fill... = Preencher...
    04:03 - White = Branco
    04:10 - Deselect = Cancelar Seleção
    04:13 - Filter > Blur > Gaussian Blur... = Filtro > Desfoque > Desfoque Gaussiano...
    05:22 - Color Dodge = Subexposição de Cores
    05:40 - Pen Tool = Ferramenta Caneta (ou pode estar como Opções da Ferramenta Caneta)
    06:03 - Fill Path... = Preencher Demarcador...
    06:18 - Delete Path = Excluir Demarcador
    06:44 - Overlay = Sobrepor
    07:12 - File > Place... = Arquivo > Colocar Incorporados...
    Espero que tenham gostado.

    Classificação de dificuldade dos tutoriais que posto:

    ???? Fácil (1/4)
    ???? Moderado (2/4)
    ???? Difícil (3/4)
    ???? Expert (4/4)
    Para fontes, basta clicar em "YouTube" no vídeo para acessar o vídeo no site e poder ver o canal e até se inscrever.
    • 1.228 visualizações
    • 0 comentários
    Zerothar
    Enviado
  12. Zerothar
    Dificuldade:  ????
    (Significado das dificuldades no fim do tópico)

    Hoje vamos aprender a justificar texto no Photoshop, funciona em qualquer versão.
    É algo bem simples, mas muita gente se bate por não usar as caixas de texto, o que atrapalha para usar alguns tipos de formatação.

    Vamos ao tutorial!
     
     
    Espero que tenham gostado.

    Classificação de dificuldade dos tutoriais que posto:

    ???? Fácil (1/4)
    ???? Moderado (2/4)
    ???? Difícil (3/4)
    ???? Expert (4/4)
    Para fontes, basta clicar em "YouTube" no vídeo para acessar o vídeo no site e poder ver o canal e até se inscrever.
    • 1.794 visualizações
    • 2 comentários
    Zerothar
    Enviado
  13. Zerothar
    Olá pessoal!
    Tudo bem com vocês?

    Esse tutorial é para tirar as dúvidas de quem quer parar de receber email toda vez que alguém comenta ou faz alguma ação no GGames (ou para começar a receber receber) e também para alterar as configurações de notificação dentro do site.

    É super simples, rápido e fácil.
    Se apenas seguir as imagens do tutorial, você chega lá, mas caso tenha dúvidas, eu coloquei imagens com números, que representa ações à serem tomadas que vou descrever antes de cada imagem.

    A primeira coisa que deve-se fazer, é acessar as configurações da sua conta, para isso:
    1. Clique no Menu da sua conta
    2. Acesse "Configurações de Conta"


     
    Feito isso, você provavelmente irá se deparar com a tela abaixo, caso não seja ela, apenas clique no menu esquerdo em "Visão Geral"
    Após isso, note que do lado direito existe ali um menuzinho chamado "Outras configurações"
    Abaixo dele basta clicar em Configurar Notificações.
     

     
    Você irá se deparar então com a tela abaixo, onde poderá configurar se quer seguir conteúdos automaticamente, seja ele postado por você ou em resposta à outros, e várias outras configurações.
    OBS.: Note que se marcar esta opção da imagem marcado pela flecha (1), toda vez que acontecer algo no site (que você esteja acompanhando, ou uma MP) aparecerá um pequeno Pop-Up na área destacada (2) por alguns segundos.
     

     
    Feito isso, pode salvar se desejar, mas o objetivo do tutorial é o que há abaixo dele.
    Role essa tela que acabamos de configurar para baixo e você irá encontrar algumas opções.
    As opções são auto-explicativas, mas sempre que tiver dúvidas, basta responder neste tutorial que nós iremos te ajudar!

    OBS.: Todas as opções marcadas no campo destacado (1) sempre que houver notificações, elas aparecerão dentro do Sininho de Notificações (2).
     

     
    IMPORTANTE: Lembre-se de SALVAR toda e qualquer alteração que você queira que tenha efeito a partir dali.
    Se fez alguma alteração sem querer ou não deseja que as alterações tenham efeito, basta atualizar a página ou chegar nessas configurações através do passo a passo que ensinei aqui SEM SALVAR.
     
    É isso ai pessoal, espero que tenham gostado, qualquer dúvida é só mandar uma mensagem ou responder ao Tutorial.
    Forte abraço e até mais!
    • 1.699 visualizações
    • 9 comentários
    Zerothar
    Enviado