O PlayStation 5 já possui um certo tempo de mercado, e para aqueles que assim como eu, compraram em seu lançamento, o novo console da Sony precisa de alguns cuidados para que sua vida seja longa e próspera. Hoje iremos passar cinco dicas de cuidados, para que seu PS5 nunca dê problemas.
Escolha um lugar apropriado
Uma das coisas mais importantes em um console é seu local de instalação. Procure o manter em um local onde haja corrente de ar para que seu sistema de ventilação não seja prejudicado. Segundo o manual da Sony, o ideal é que o vídeo game fique a cerca de 10cm da parede ou qualquer outra coisa que impeça a entrada de ar, exatamente para que este processo seja realizado.
Este cuidado além de o manter frio, também irá evitar que poeira entre no console, protegendo ainda mais contra problemas de aquecimento.
Use o suporte
O PlayStation 5 possui um suporte que o mantém fixo em duas posições, horizontal e vertical. Porém, para utilizá-lo em pé, “não é necessário o uso deste suporte”, por que ele se manterá em equilíbrio. Perceba que usei aspas para dizer isto, por que este é um terrível engano! Sempre utilize o suporte, pois além de manter seu vídeo game em equilíbrio perfeito, este irá oferecer altura suficiente para fazer com que o ar entre nele, sendo parte fundamental de seu processo de resfriamento.
Este é um erro bastante comum, por que alguns acham que o torna feio, mas não o cometa, sempre use o suporte, em qualquer circunstância.
Limpezas periódicas
Se existe algo que a Sony acertou em cheio em seu mais recente console, foi em sua arquitetura, principalmente a facilidade de abri-lo. Caso você não saiba existe inúmeros vídeos na internet ensinando, e uma que você aprenda, jamais irá esquecer de tão simples que é. Não há necessidade de ferramentas ou algo do tipo. Em sua abertura mais simples já é possível retirar grande parte da poeira e realizar a limpeza do Cooler.
Poucas pessoas sabem, mas o PS5 possui “saídas de ar” internas, que para quem possui um aspirados de pó é perfeito, pois através delas é possível retirar toda sujeira que está localizada internamente, sem ter que desmontar o console. Muito mais fácil e prático que seu antecessor, ao abrir da forma mais simples, o lacre de garantia era rompido, já no PlayStation 5 isso não ocorre, então não há desculpas para realizar limpezas no monstrinho.
Sempre o mantenha atualizado
De tempos em tempos a Sony PlayStation oferece suporte através de atualizações online para seus console, e é de fundamental importância você os fazer sempre que possível. Além de trazer melhorias significativas para seu console, como mudanças em alguns sistemas do aparelho, essas atualizações sempre oferecem upgrades em seu hardware para que seu console funcione de forma mais estável.
E não somente ao console em si, no PlayStation 5 é muito comum que em todas essas atualizações o DualSense necessite de renovo em seu sistema, deixando assim seu precioso vídeo game sempre da forma mais segura possível.
Carregue seu Dualsense no console
Uma das práticas mais comuns entre os usuários de PlayStation 4, era utilizar carregadores externos para carregar seus controles, e isto é um erro grave que pode ocasionar defeito no aparelho!
Sempre carregue seu controle diretamente no PlayStation 5, e por que fazer isto? O aparelho foi feito para isto, ou seja, ao carregar seu controle diretamente no console, ele oferecerá a carga de energia necessária para carregar sua bateria. Ao utilizar carregadores externos, como de celular por exemplo, eles emitem uma carga de energia muito maior, que pode sim em alguns determinados momentos carregar o DualSense mais rápido, porém com o tempo, o normal é ele queimar, exatamente por receber mais energia do que ele foi feito para aguentar.
Então sempre carregue o DualSense no console ou em carregadores autorizados pela Sony.