Amantes de eSportes estão os monitores ligados. Isso porque, dia 8 de maio começou a Copa do Mundo de Counter-Strike, o Major de Paris 2023. O torneio está previsto para acabar apenas no dia 24 de maio e promete ser inesquecível. Além do prêmio de USD 1,25 milhão, a equipe vencedora também terá o último título de campeã do CS:GO.
A desenvolvedora do jogo, e principal patrocinadora do evento, já declarou que essa é a despedida da versão Global Offensive. A partir de 2024, os torneios oficiais de Counter-Strike serão com o novo Counter-Strike 2, previsto para ser lançado no hemisfério norte no meio do ano.
Formato do CS:GO Major de Paris
Para quem está acostumado a acompanhar torneios de futebol ou basquete, pode achar um pouco estranho os torneios de eSports. Isso porque cada torneio tem um sistema que rege o formato de disputa. No caso do Major, funciona o sistema Buchholz, introduzido em 2018, criado para evitar confrontos prematuros entre equipes favoritas e equipes menores.
Esse sistema considera a qualidade dos competidores para criar os confrontos. Assim, para criar os confrontos, os organizadores se baseiam em três grupos (ou potes, como é dito na gíria do futebol).
● Legends: pote com as principais equipes de CS:GO dos últimos anos.
● Challengers: as equipes de CS:GO que estão crescendo e podem tomar o lugar das lendas.
● Contenders: também desafiantes, mas que estão um pouco atrás dos Challengers. Uma espécie de Série B dos Challengers.
Considerando esses três grupos, são sorteados confrontos entre as equipes. Ainda, o Major de CS:GO de Paris 2023 é dividido em etapas. Na primeira etapa, são colocados frente a frente 16 equipes, Contenders e Challengers, e é chamada de Challenger Stage.
Challengers Stage (8 a 11 de maio de 2023)
Nesta fase, 16 equipes competem no formato Swiss System. As partidas de eliminação e avanço são disputadas em melhor de três (Bo3), enquanto todas as outras partidas são disputadas em melhor de um (Bo1). As 8 melhores equipes avançam para a próxima etapa, o Legends Stage, enquanto as outras 8 são eliminadas.
Legends Stage (13 a 16 de maio de 2023)
Assim como na etapa anterior, 16 equipes competem no formato Swiss System. As partidas de eliminação e avanço também são Bo3, enquanto as outras partidas são Bo1. Nesta fase, as 8 melhores equipes avançam para a última etapa, o Champions Stage, e as outras 8 são eliminadas.
Champions Stage (18 a 21 de maio de 2023)
Nesta fase final, as 8 equipes restantes competem em uma chave de eliminação simples, onde todas as partidas são disputadas em melhor de três (Bo3). Esta etapa determinará o campeão do Major de Paris 2023, que levará para casa o prêmio de 500 mil dólares.
Major Paris CS:GO 2023 já tem recorde
Na primeira partida do torneio, a equipe europeia Apeks derrotou a australiana GrayHound por 16 a 0 no mapa Mirage, se tornando apenas a segunda equipe a realizar tal feito, sendo a primeira a dinamarquesa Astralis. Este campeonato mundial de CS:GO, que vai até o dia 25 de maio, já está mostrando muitas surpresas e emoção.
Equipes que representam o Brasil
Com três representantes brasileiros, a competição também viu a eliminação do Fluxo, uma das equipes do Brasil, que deixou o torneio com três derrotas e nenhuma vitória no Challengers Stage. Entretanto, o Brasil ainda conta com a presença da PaiN Gaming, com a chance de avançar de fase, e da FURIA, já garantida no Legends Stage.