Os adestradores de Companheiros são o tópico do momento. Palworld não está disponível no PlayStation por enquanto, mas se tornou um assunto importante para ser analisado neste fim de semana, registrando números históricos na Steam: um milhão de jogadores simultâneos e mais de 3 milhões de downloads em apenas 40 horas.
E, é claro, não é possível falar do jogo sem mencionar os memes no Brasil:
TÁ TODO MUNDO COM O COMPANHEIRO NA MÃO!
Palworld alcança a marca de mais de 1 MILHÃO de JOGADORES SIMULTÂNEOS, apenas na Steam, e se torna o 2° jogo com mais jogadores simultâneos da história da plataforma. pic.twitter.com/RGA2HuKPam
— Enquanto a EA existir eu não serei feliz (@SucumbaEA) 21 de janeiro de 2024
Você pode usar seu COMPANHEIRO como um lança-chamas pic.twitter.com/OmOGkhV8HP
— Enquanto a EA existir eu não serei feliz (@SucumbaEA) 20 de janeiro de 2024
No entanto, existem detalhes importantes sobre Palworld que vão além da diversão do jogo e das brincadeiras. Uma sequência do usuário TeeHallums no X mostra como o título pode ser problemático em dois aspectos importantes.
O primeiro deles, que é extremamente evidente, é o quanto ele pode ser acusado de plagiar Pokémon. Não só pelo conceito, que é basicamente o jogo da Nintendo “com armas liberadas”, mas também pelo fato de que muitos Companheiros são muito parecidos com as criaturas que foram imortalizadas com Ash Ketchum e seus amigos.
I am the exact opposite of a Nintendo stan (or a Ark/Wildcard stan), but seeing Palworld make tens of millions of dollars off of the most blatantly creative bankrupt, poorly put together asset flip game is so depressing.
Their entire company strategy seems to be theft. pic.twitter.com/bRQxilrh94
— TeeHallums (@TeeHallums) 20 de janeiro de 2024
O outro ponto é: por quanto tempo essa empolgação vai durar? Palworld deve ter pelo menos mais um ano de acesso antecipado – e por isso há vários aspectos que ainda podem/devem ser melhorados. Mas será que ele conseguirá manter uma base de jogadores fiéis após esse boom inicial?
A cultura do hype é real e muitas pessoas se empolgaram com as notícias e os números impressionantes para não ficarem de fora da “moda”. E está tudo bem. A questão é apenas lembrar que se trata de um jogo ainda em desenvolvimento e que muito provavelmente não manterá essa força a longo prazo.
Outros jogos da desenvolvedora de Palworld lembram títulos da Nintendo
O jogo anterior da Pocketpair, Craftopia, claramente também se inspirou em outro sucesso da Nintendo, The Legend of Zelda: Breath of the Wild. As semelhanças são óbvias – até mesmo nas imagens de divulgação do jogo. E seu próximo título, Never Grave, certamente parece ter influências de Hollow Knight.
O blog GGames é o verdadeiro devorador de conhecimento sobre o universo do Playstation, trazendo sempre conteúdo único e apaixonado sobre esse fascinante tema.
Imagens e vídeos de terceiros
Comentários Recomendados