Ir para conteúdo

Back 4 Blood promete redefinir o gênero dos jogos cooperativos de sobrevivência


Diego Albuquerque

1.067 visualizações

Black 4 Blood é um jogo cooperativo de sobrevivência que coloca quatro jogadores para explorarem mapas infestados de zumbis. O objetivo é simples: matar e sobreviver em equipe.

Se essa descrição te faz lembrar do clássico Left 4 Dead, saiba que não é coincidência, já que o novo título é desenvolvido pelo mesmo estúdio, a Turtle Rock Studios. Mas não pense que será apenas mais um capítulo da mesma franquia.

Para entender o que está por vir, pudemos assistir a um vídeo dos bastidores e conversar com o diretor criativo Phil Robb e a produtora executiva Lianne Papp, que prometem que B4B entregará a experiência definitiva para o gênero.

O elemento-chave de Black 4 Blood é o forte incentivo a jogar de novo, em que os jogadores podem se dedicar e refazer missões, ainda gerando progresso, sem que caia em repetitividade.

Fazer com que essa ideia dê certo é uma tarefa complicada, mas os desenvolvedores explicam que o segredo está na jogabilidade que, além de apresentar uma variedade maior de armas e itens, conta com novos sistemas que alteram a dinâmica de jogo.

A principal novidade é um sistema de cartas, que são escolhidas pelos jogadores antes das missões. Ao todo, são três tipos: de jogador, de inimigos e de habilidades poderosas (que só podem ser usadas uma vez).

Com elas, o jogador deixa o estilo de jogo mais personalizado ao adicionar regalias — como cura mais rápida, carregar mais munição, gastar menos stamina — e até escolher cartas que vão dificultar a partida — adicionando o dobro de certos inimigos, hordas específicas e por aí vai. “Assim, a experiência dificilmente será a mesma”, conclui Papp.

imagem_2020-12-16_192705.png

Para ajudar ainda nesse quesito, há diferenças entre os personagens jogáveis, que contam com habilidades específicas e armas secundárias únicas. E ainda há um bônus: haverá customização para eles — mas vamos ter que esperar mais um pouco para saber mais sobre isso.

Assim como L4D, a história do jogo é contada através do gameplay, conforme explica o diretor criativo:

A história é contada de algumas maneiras. A principal é pela natureza das missões, que contam com objetivos específicos. Já a outra é por diálogo e pela maneira como os sobreviventes reagem a situações e pontos de interesse. Mas há poucas cutscenes porque não queremos tirar os jogadores do jogo o tempo inteiro.

Robb ainda avisa que, mesmo jogando as missões várias vezes, os jogadores podem ouvir interações e conversas novas que não apareceram na primeira vez.

Uma redefinição para o gênero?

O objetivo de Black 4 Blood é pegar tudo que há de melhor na franquia Left 4 Dead e elevar ao nível da atual geração, apresentando uma variedade maior de gameplay, armas e inimigos — que, a pedido da comunidade, terão até mutações especiais.

Há ainda um cuidado extra com a cooperatividade. Os desenvolvedores estão fazendo testes diários entre a equipe para certificar que as mecânicas funcionam com quatro pessoas juntas. Isso porque eles acreditam que, para um jogo realmente ser cooperativo, não basta só colocar os jogadores na mesma partida — é preciso forçá-los a trabalhar em equipe.

Desta maneira, a Turtle Rock quer redefinir um gênero que eles mesmos estabeleceram há mais de 10 anos com L4D — e só nos resta esperar para ver se realmente vão conseguir.


Por enquanto, Back 4 Blood foi confirmado para PlayStation 4, PC e Xbox One e tem lançamento previsto para 22 de junho de 2021.

  • Amei (+1) 1

5 Comentários


Comentários Recomendados

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora


×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Termos de Uso Política de Privacidade Regras