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Facebook anuncia novo serviço de cloud gaming


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O conceito de cloud gaming, ou seja, jogos na nuvem, tem sido explorado na última década de diversas maneiras. Com o Xbox One, a Microsoft havia prometido que jogos poderiam aumentar seu poder de processamento gráfico usando servidores da Microsoft para computar partículas, movimento dos personagens e até efeitos de vídeo. Já em outra abordagem, serviços como o Google Stadia e PlayStation Now fazem a promessa de executar o jogo em máquinas poderosas e fazer o streaming para qualquer dispositivo via internet. 

A ideia parece muito atraente para diversos mercados, incluindo o brasileiro, já que os custos para se manter um computador ou videogame de nova geração são extremamente elevados, e mesmo em condições ideais, os servidores de cloud gaming teriam capacidade gráfica superior a qualquer aparelho para consumidores. Além disso, não haveria restrições entre jogar os melhores títulos AAA em sua televisão ou celular.  

Agora, a divisão de jogos do Facebook anunciou e liberou seu próprio serviço de cloud gaming, mas com diferenças fundamentais quando comparado às soluções já existentes. Entenda.  

 Para brasileiros que quiserem testar o novo serviço do Facebook, ou planejam usar as opções já disponíveis como o Stadia, é preciso notar que a infraestrutura de rede em diversos estados possui latência alta demais para conectar-se com os servidores. Nesse caso, pode ser necessário investir em uma VPN brasileira para otimizar os jogos.  

Facebook Gaming 

Investimentos em jogos digitais não são nenhuma novidade para o Facebook. Há alguns anos, a plataforma comprou a empresa Oculus, responsável pela disseminação e produção de óculos de realidade virtual. Além disso, a empresa investe em diversos jogos e plataformas mobile, principalmente para obter as rendas de microtransações e anúncios. 

candy facebook.jpg

Com o Facebook Gaming, que estava em beta em algumas regiões dos Estados Unidos, a proposta é um pouco diferente de seus concorrentes. Ao invés de oferecer uma experiência mais próxima a um console tradicional, com um controle de videogame e jogos de grande porte, o Facebook Gaming é otimizado para dispositivos móveis e jogos de celular. 

  Assim, o serviço é totalmente grátis. Os jogos possuem microtransações opcionais, onde parte dos lucros vão para o Facebook, e possuem seus controles otimizados para telas por toque. Com isso, não é preciso nenhum hardware adicional como dongles, controles ou transmissores, apenas um smartphone conectado à rede.  

Os jogos disponíveis já são conhecidos na App Store e Google Play, como o Asphalt 9, mas a diferença é que o aparelho não precisará ter um processador potente o suficiente para rodar o jogo em qualidade máxima, e o consumo de bateria deve ser reduzido. Além disso, jogos para celular consomem uma fatia cada vez maior do armazenamento do dispositivo, fator que em mercados emergentes é extremamente valioso.  

Mas e o iPhone? 

Em um primeiro momento, apenas usuários do Android poderão acessar o serviço. Isso acontece porque as políticas da App Store da Apple quanto a serviços que oferecem uma assinatura por apps e jogos são bastante restritivas. Para evitar competição com sua própria loja, a Apple tem a tendência de remover aplicativos que ofereçam essa possibilidade. 

De acordo com a equipe do Facebook, soluções estão sendo estudadas, como mudanças na política da App Store, negociações internas, ou a possibilidade de acessar o conteúdo visitando o site no Safari, ou seja, evitando a App Store completamente.  

Outras plataformas, como a Xcloud da Microsoft, também sofreram limitações no iOS, graças às regras da App Store. Em um debate muito semelhante, a Epic Games acabou tendo sua conta bloqueada, removendo permanentemente o jogo Fortnite do iOS.  

 O Facebook Gaming não é, portanto, um concorrente direto para serviços como o Stadia  e Xcloud, mas uma nova proposta para atrair usuários casuais ao mercado de games e uma exploração da infraestrutura de cloud gaming, que pode vir a ser determinante no futuro dos videogames. Está interessado em cloud gaming? Confira o controle desenvolvido exclusivamente para a Xcloud.

6 Comentários


Comentários Recomendados

Ai sim muita gente que faz live em outras plataformas irão migrar para o Facebook muitos já estão fazendo isso e eu serei o próximo pois a plataforma que uso não está tão adequada no momento para mim não que ela seja ruim pelo contrário mas no momento só estou conseguindo postar vídeos no meu canal mesmo, ontem mesmo postei um que iria ir para live mais não vai ter como pelas condições da plataforma mas caso queiram assistir pelo meu canal esse é o link: 

 

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Eu quero muito testar alguma dessas plataformas cloud, tô quase assinando algum vpn pra falar a verdade. Espero que cheguem logo no br

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Espero q seja bem legal, obrigado pela notícia! O fato de poupar memória é essencial pra mim.

Além disso, acho que isso diminuiria a defasagem que os hardwares sofrem em tão pouco tempo.

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