Ir para conteúdo
KTO

Problemas no cooler do seu console? Saiba o que causa e como solucionar

O cooler do seu PS4, Xbox ou Nintendo Switch parou de funcionar? Confira algumas das possíveis causas para esse problema

 

Acúmulo de poeira

O acúmulo de poeira na parte externa do console pode ser resolvido com um pano de microfibra que não solte fiapos. A poeira, mesmo que superficial, ajuda a acumular calor no aparelho.

Uma das principais causas de problemas no cooler é a obstrução das saídas de ar com poeira. Muitas vezes o acúmulo de sujeira excessivo atrapalha o processo de refrigeração do aparelho, podendo impedir completamente o funcionamento adequado do cooler. Para evitar isso, aposte em uma limpeza periódica e preventiva.

 

Instalação em lugares inadequados

Seu console precisa de um lugar arejado e bem ventilado para funcionar da melhor forma possível. Nada de estantes fechadas, colocá-lo muito próximo de paredes ou cantos. Independente de qual seja seu dispositivo, deixe um espaço considerável para suas saídas de ar. A distância média mínima indicada para as saídas de ar não serem comprometidas é de 10 centímetros entre o console e a parede. Essa distância garante que o aparelho possa “respirar”.

Não sabe como escolher o local ideal para instalação? Priorize prateleiras abertas na parte superior e laterais, dê preferência ao cômodo mais ventilado da casa e, se possível com ventilação adequada ou até mesmo utilizando ventilador e ar condicionado. A temperatura ambiente deve sempre estar entre 5 e 35°C.

Em alguns casos, o uso de coolers externos e bases para seu console pode ajudar bastante a refrigeração adequada do aparelho. Elas podem ser alternativas mais acessíveis e super eficientes quando o assunto é manter o console resfriado. Existem várias opções com diferentes modelos para consoles usados na vertical ou horizontal, preços variados e funções no mercado para atender suas necessidades. Se atente às especificações técnicas para garantir que tenha voltagem compatível com seu console.

 

Uso de suportes inadequados

Outro item que pode prejudicar a vida útil do seu console e causar mau funcionamento é a instalação em suportes inadequados. Alguns materiais específicos, como o mármore, podem ajudar na propagação do calor e manter seu aparelho com maior refrigeração, enquanto a madeira, material comum nas estantes e prateleiras, conserva o calor e dificulta a ventilação adequada do cooler.

Uma alternativa com maior custo benefício do que bancadas de mármore para seu console pode ser a instalação de um suporte. Mantendo seu dispositivo elevado em relação à superfície, a circulação do ar acontece mais facilmente, poupando o cooler de ficar sobrecarregado e evitando o superaquecimento do console.

 

Faça pausas regulares

Por último, mas não menos importante, está a necessidade de fazer pausas regulares durante o gameplay. Sabemos que não é nada agradável parar o jogo quando estamos na jogatina, mas em cidades com temperaturas elevadas, pode ser uma maneira de poupar seu cooler e impedir que ele te deixe na mão.

Com horas a fio ligado e em atividade, seu console esquenta muito e pode sobrecarregar o cooler interno. Dê pausas ao longo das horas jogando para que seu aparelho possa respirar. Não jogue por mais de quatro horas seguidas sem parar para restabelecer a temperatura normal do dispositivo.

 




×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Termos de Uso Política de Privacidade Regras