1. Decida qual será seu mercado
O primeiro passo na criação de um site é a decisão acerca de mercado que ele irá cobrir. Existem um grande número de opções a partir das quais você pode escolher utilizando como base dois fatores principais: o quanto você gosta do assunto o quanta competição encontrará.
Ou seja, não só é necessário que você escolha algo que você goste e tenha afinidade escrevendo sobre e buscando informações, como também tentar evitar criar algum num mercado já saturado.
Essencial para poder descobrir exatamente como criar um blog de sucesso é saber qual o mercado em que ele se encaixará. Existe um número realmente grande de opções que você pode escolher.
As áreas mais e menos comuns de blogs abordarem estão listados abaixo, com base num estudo da Wpromote. Mantenha em mente que os tópicos tendem a variar bastante de país para país.
2. Escolha o domínio
Fundamental em como criar um site com WordPress (ou com qualquer outra plataforma) é a escolha do domínio que vai utilizar para ele. Isso deve ser feito antes da plataforma ser instalada em um serviço de hospedagem.
O domínio é, em suma, o nome que o seu site vai ter na internet acompanhado de alguma extensão como, por exemplo, “.com.br”, “.com” ou “.net”. Elas não são todas iguais nem tem o mesmo propósito mas, de maneira geral, a “.com.br” indica que o site vem do Brasil, enquanto “.com” e “.net” são internacionais, não indicando nacionalidade.
Para escolher o domínio é necessário utilizar de algum site como o registro.br para verificar se ele está disponível e poder comprá-lo. No caso de não querer um site “.com.br”, recomendamos o Hostgator.
Também é necessário seguir algumas recomendações principais no processo de escolha de domínio:
Ele deve ser simples e fácil de lembrar;
Não use duas letras iguais juntas, como em “designnovidades.com.br”, já que isso pode confundir na leitura;
Deve ser curto, simples de escrever, já que ninguém vai querer escrever nem vai lembrar de um nome muito longo. Por exemplo, “TodasAsNovidadesDoDesign.com.br” seria uma escolha ruim. Prefira “novidadesdesign.com.br”;
NÃO USE marcas registradas no domínio, como Facebook, Google, Apple ou Microsoft.
3. Escolha o serviço de hospedagem
Escolher uma boa hospedagem é importantíssimo para quem quer criar um site com WordPress, já que elas servem para garantir a segurança de que o seu site estará sempre no ar e nunca será infectado.
É, então, altamente recomendado que use serviços internacionais, como o Hostinger. Ele é bastante barato, sendo apenas R$ 6,95 por mês e é muito confiável.
4. Instale o WordPress Como criar um site com WordPress
Instalar o WordPress é o primeiro passo real para criar um site e o por no ar. Existem duas maneiras: utilizando da instalação em um clique, disponível nos melhores servidores de hospedagem, ou a instalação manual, que dá mais opções de customização.
Para instalar manualmente, primeiro baixe o WordPress por meio do site oficial, descompacte os arquivos e renomeie o wp-config-sample.php para wp-config.php. Faça o upload de todos os arquivos na conta de hospedagem, na pasta public_html.
Agora, clique em “Banco de Dados MySQL” para criar o banco de dados, escolha o nome para ele, crie o nome de usuário de administrador, escolha uma senha forte e associe o cadastro ao banco de dados criado.
Em seguida, vá onde extraiu os arquivos e edite o wp-config.php adicionando o nome de usuário, a senha e o nome do banco de dados. Salve e faça upload substituindo o arquivo de mesmo nome. Agora, digite o domínio no serviço de hospedagem e pronto!
5. Escolha o tema para o seu site
Se você quer criar um site com WordPress para ganhar dinheiro, a escolha do tema é bastante importante. Para adicionar o tema, basta ir ao painel de controle do WordPress onde verá todos os menus de navegação.
Clique em “Aparência” e em “Temas”, onde poderá buscar o tema que quiser para o site. É possível refinar a busca utilizando do menu “Filtro de características”, que te permite encontrar o tema perfeito.
6. Escreva conteúdos de qualidade
Quer você tenha um blog ou um site de vendas, a qualidade dos conteúdos que você posta nele é extremamente importante. Ou seja, você precisa escrever coisas relevantes e atuais acerca do seu assunto principal.
No caso de ser um blog, também é extremamente importante que tenha uma consistência de publicação, seja um post por dia, um por semana ou um por mês.
7. Escolha o modelo de rentabilização
Para quem quer saber como criar um site com WordPress para poder fazer renda extra e trabalhar em casa, optar pelo modelo de rentabilização mais adequado é extremamente importante. São dois modelos:
Rentabilização indireta: Esse é o modelo utilizado em blogs profissionais de publicação dos seus serviços. Serve para te propagandear, mas a renda vem de fontes externas (a sua prestação de serviços e os pagamentos recebidos por eles);
Rentabilização direta: Esse é o mais comum de se encontrar em blogs pessoais e blogs de publicação de artigos. Trabalha com programas de afiliados ou com anúncios do Google para gerar a renda.