Como reparar um pendrive corrompido?
Tente usá-lo em outro PC
Talvez o problema esteja especificamente no seu PC, e é por isso que você está tendo problemas para executar o seu pendrive USB. Tente conectar seu pendrive em outro computador. Isso pode funcionar, e você talvez consiga fazer backup dos seus dados a partir deste outro PC.
Tente outra porta USB
Embora possa parecer que você está desperdiçando seu tempo, a verdade é que pode ser que você esteja tentando repetidamente conectar seu pendrive a uma única porta USB no seu computador. Pode ser possível que a própria porta esteja danificada, ou que algum problema de software seja o responsável. Então, tente outras portas USB se o seu pendrive não estiver sendo reconhecido.
Altere a letra da unidade
Às vezes, o computador não consegue atribuir letras de unidade (como C, D, E) à mídia de armazenamento. Por esse motivo, os arquivos não podem ser acessados. Para resolver esse problema, você pode atribuir a letra da unidade ao seu dispositivo.
Aqui estão os passos simples para corrigir o pendrive corrompido, atribuindo uma letra de unidade correta:
- Conecte sua mídia de armazenamento ao seu computador.
- Clique com o botão direito do mouse no Menu Iniciar e depois clique em Gerenciamento de disco. Aguarde alguns segundos para que o Windows possa carregar o serviço de disco virtual.
- Clique com o botão direito na mídia de armazenamento e clique em Alterar letra da unidade de caminho.
- Clique na letra da unidade (ela ficará azul) e clique em Alterar .
- Selecione a letra da unidade na lista suspensa. Clique em Ok.
Reinstale os drivers
Há momentos em que os drivers que executam o seu pendrive ficam corrompidos, e o seu PC não consegue detectar a mídia de armazenamento. Você pode reinstalar os drivers seguindo estas etapas simples:
- Clique com o botão direito no Menu Iniciar. Clique em Gerenciador de Dispositivos.
- Clique duas vezes em unidades de disco na lista. Clique com o botão direito do mouse no nome do seu pendrive.
- Clique em desinstalar. Clique Ok.
- Desconecte sua mídia de armazenamento e reinicie seu PC.
- Conecte seu pendrive novamente. Seu PC irá detectá-lo.
Windows Explorer
Este é o procedimento mais comumente usado para reparar uma mídia de armazenamento conectada ao seu computador.
- Abra o meu computador ou este PC.
- Selecione a unidade corrompida e clique com o botão direito do mouse.
- Clique em Formatar no menu suspenso.
- Clique em Restaurar padrões do dispositivo, na janela pop-up.
- Clique em Iniciar para começar o processo de formatação. Você pode desmarcar a opção Formatação rápida se quiser que o computador escaneie a unidade / placa em busca de erros, mas isso levará tempo. Então, desmarque-o somente se você falhar na primeira tentativa.
- Clique em Ok na próxima caixa de diálogo, que irá avisá-lo que os dados serão perdidos. O processo de formatação será concluído em alguns instantes, e você terá seu pendrive sem erros.
CMD
Esse processo envolve o prompt de comando do Windows, que é comumente conhecido como CMD. Lá, você tem que digitar alguns comandos, e o Windows irá forçar a formatação do seu pendrive corrompido.
- Conecte o pendrive corrompido ao seu computador.
- Passe o mouse sobre o botão Iniciar e clique com o botão direito do mouse.
- Clique em Prompt de Comando (Admin) . Uma janela do CMD será aberta.
- Digite diskpart e pressione Enter.
- Digite list disk e pressione Enter. Uma lista de todos os dispositivos de armazenamento conectados ao seu computador será exibida.
-
Digite select disk o número do seu disco e pressione Enter. (Exemplo: selecione o disco 1).
Importante: Certifique-se de inserir o número corretamente. Caso contrário, você pode formatar seu disco rígido interno. Você pode digitar o disco de lista novamente para verificar se está executando o processo corretamente. Haverá uma estrela (símbolo de asterisco) antes do nome do disco selecionado. - Digite clean e pressione Enter.
- Digite create partition primary e pressione Enter.
- Digite ativo.
- Digite select partition 1.
- Digite format fs = fat32 e pressione Enter. O processo de formatação terminará em alguns minutos. Você pode escrever NTFS em vez de fat32 se quiser carregar arquivos maiores que 4 gigabytes. Não feche o CMD até que o trabalho esteja concluído.