Ir para conteúdo

Raspberry Pi4 - Montagem de MediaCenter


Shis

Posts Recomendados

Boa tarde galera, estou com esse projeto de montar um Media Center residencial de baixo custo, somente para uso na rede local. Já comprei o raspberry pi4, que atende a minhas necessidades quanto a hardware, visto que o mesmo não realizará transcode, tudo será feito pela Smart TV via rede local. Dois pontos que ainda não estão definidos:

1 - O SO que irei utilizar: Já pesquisei bastante sobre os SO's de mediacenter para RB, mas ainda não consegui decidir. Utilizo um SO linux e rodo PLEX ou KODI? Ou um SO próprio para mediacenter?

2 - Armazenamento: O RB tem um número limitado de portas USB (3 no total), e dificilmente suportará mais de 1 hd externo, além da possível necessidade de usar periféricos. Me aconselharam utilizar um Hub USB com alimentação externa que não seja retroalimentável, ou seja, não utilize o raspberry como fonte de energia. Nesse caso precisaria de uma sugestão de modelo/marca, pra que eu fique tranquilo em ligar meus hds externos. Existe a possibilidade também de se utilizar o HD com fonte, porém ocuparia mais pontos de tomada.

 

Enfim, aberto a sugestões! Quando tiver pronto compartilharei aqui no topico o projeto pronto e em funcionamento.

 

01/05/2020:

Enfim, conseguir colocar tudo para funcionar. Ainda precisam muitos ajustes mas parece estar bem funcional. Segue abaixo a fixa técnica e o feedback:

Hardware do servidor

Raspberry Pi 4:

 

Spoiler

 

  • Broadcom BCM2711, Quad core Cortex-A72 (ARM v8) 64-bit SoC @ 1.5GHz
  • 4GB LPDDR4-3200 SDRAM
  • 2.4 GHz and 5.0 GHz IEEE 802.11ac wireless, Bluetooth 5.0, BLE
  • Gigabit Ethernet
  • 2 USB 3.0 ports; 2 USB 2.0 ports.
  • Raspberry Pi standard 40 pin GPIO header (fully backwards compatible with previous boards)
  • 2 × micro-HDMI ports (up to 4kp60 supported)
  • 2-lane MIPI DSI display port
  • 2-lane MIPI CSI camera port
  • 4-pole stereo audio and composite video port
  • H.265 (4kp60 decode), H264 (1080p60 decode, 1080p30 encode)
  • OpenGL ES 3.0 graphics
  • Micro-SD card slot for loading operating system and data storage
  • 5V DC via USB-C connector (minimum 3A*)
  • 5V DC via GPIO header (minimum 3A*)
  • Power over Ethernet (PoE) enabled (requires separate PoE HAT)

 

Armazenamento:

Spoiler

 

  • Cartão MicroSD 32gb (Somente para o sistema)
  • HD Externo Seagate 4tb USB 3.0 (Para armazenamento de mídia

 

 

Sistema Operacional:

Spoiler

Raspbian Buster with desktop (Release date: 2020-02-13)

 

Sofwares

Plex Media Server:
 

Spoiler

 

Optei por utilizar o plex como gerenciador de mídia. Já testei outros softwares do tipo como o Emby e o KODI, mas achei o Plex mais confortável, estável e "user friendly". Fiz toda a instalação através desse link: How to Setup a Raspberry Pi Plex Server - Pi My Life Up. Após a instalação via terminal do sistema linux, o restante da configuração é toda feita pelo navegador Web, sem muitos problemas.

Tive uma pequena dificuldade ao utilizar o HD externo no Plex. É necessário mudar as permissões de uso do HDD, portanto segui esse pequeno tutorial: Using EXT, NTFS, or other format drives (internal or external) on Linux. Após isso, o Plex já vai estar totalmente funcional. Segue abaixo uma imagem da interface do plex:

ikxwjb8.png

 

 

ruTorrent:
 

Spoiler

 

Escolhi o ruTorrent como cliente torrent. Já utilizo ele a bastante tempo nas seedboxes que venho usando, e por já estar familiarizado com ele resolvi escolhe-lo. A instalação foi toda automatizada pelo script rtinst. O script vai instalar os seguintes programas:

  • vsftpd (ftp server)
  • libTorrent/rTorrent/xmlrpc-c (Para habilitar o suporte ao xmlrpc-c no rTorrent, assim você pode fazer o controle remoto pelo ruTorrent)
  • ruTorrent (Interface web para o rTorrent)
  • NGINX (webserver)
  • autodl-irssi (Plugin que monitora os canais IRC de anuncio dos trackers, permitindo que o cliente torrent faça o download automático dos torrent baseado em filtros criados pelo usuário)
  • Webmin (Uma ferramenta de configuração de sistemas Unix baseado em web; opicional)

O script é perfeito. Para mim que sou leigo em sistemas Linux, foi só seguir o passo a passo do script e em menos de 20 min o rutorrent já estava funcionando e acessível pela rede. Tive apenas um pequeno probleminha: O ruTorrent só faz o download dos arquivos para pastas que estejam dentro da pasta "home" do sistema. Como o HD tinha sido montado em outra pasta do sistema, tive que refazer aquele tutorial do Plex Using EXT, NTFS, or other format drives (internal or external) on Linux e montar o HD em um diretório acessível pelo ruTorrent.

 

 

Feito isso tudo ficou totalmente funcional. Assisti o primeiro filme na SmartTV sem problemas de travamento pois a transferencia foi toda feita por directplay, ou seja, não precisou que o Raspberry fizesse o transcode.

Comprei um cabo pachcord cat6 para ligar o Raspberry na porta Ethernet do roteador. Estou utilizano o Wifi enquanto o cabo não chega e estou enfrentando alguns problemas na transferência de arquivos na rede entre o notebook e o raspberry. A velocidade está bem instável e a transferencia é toda feita via SSH pelo WinSCP. Estou aguardando o cabo de rede chegar para fazer o teste. Outro ponto é a atualização dos títulos do Plex. Alguns filmes não atualizam o título para Português-BR, assim eu preciso fazer manualmente e perco um pouco da automatização. Se alguem souber de algum plugin para o Plex que possa resolver isso estou interessado =D

OBS¹:. Até configurar o wifi no raspberry, tive que ligar o monitor nele via cabo microHDMI x HDMI, teclado USB e mouse  USB. Feito isso, o restante foi todo feito remotamente utilizando o Putty.

Editado por Shis
Atualização do post
  • Curtir (+1) 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fundador

@Shis Não é a minha área, mas quero opinar rs.

1. Eu usaria um SSD de 1tb, facilmente encontrado na CHINA por 350 reais, como ele consome pouco, pode ligar diretamente na placa usando USB 3.0 (aqueles adaptadores).

Não vejo necessidade de usar entradas externas, se quer espaço, compre um SSD maior ainda, um de 2tb custa 700 e dá para fazer graça com ele.

  • Curtir (+1) 1

Antes de perguntar, visite a Wiki GGames | Quer GCoins? Junte-se ao meu Clube

Junta-se ao Telegram Oficial do GGames, lá pode falar de tudo! | Clique aqui

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, 403 - Forbiddeen disse:

@Shis Não é a minha área, mas quero opinar rs.

1. Eu usaria um SSD de 1tb, facilmente encontrado na CHINA por 350 reais, como ele consome pouco, pode ligar diretamente na placa usando USB 3.0 (aqueles adaptadores).

Não vejo necessidade de usar entradas externas, se quer espaço, compre um SSD maior ainda, um de 2tb custa 700 e dá para fazer graça com ele.

É uma possibilidade. Meu receio é comprar um SSD que não preste kkk Como vai ser um sistema que ficará ligado 24h por dia fico com receio desses SSD "xingling" não aguentarem muito tempo. Ainda assim acha que compensa a usar um HD comum?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fundador

@Shis Depende. Eu estou de olho nessa modelo. 700 por 2TB! Quero colocar logo 2 no meu computador de trabalho.

Ele tem ótima velocidade e muita gente usa em computador para jogos, além de garantia mundial. Existem outras marcas estranhas, mas a faixa de preço é a mesma. Em um HD convencional, grande terá que usar uma gaveta com fonte externa, terá mais espaço (4TB investindo o mesmo valor), porém as chances de falhar é maior.

Já usei HD em gaveta, ele esquenta, ele pode tombar, etc etc. Se quer algo minimalista, o ideal é comprar tudo pequeno que não aquece muito.

  • Curtir (+1) 1

Antes de perguntar, visite a Wiki GGames | Quer GCoins? Junte-se ao meu Clube

Junta-se ao Telegram Oficial do GGames, lá pode falar de tudo! | Clique aqui

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tinha um esquema semelhante, mas a minha Rasp era a 3 B+ (R.I.P)

usava o raspbian como SO e Plex media server com um HD externo de 1T.

Em conjunto usava o Transmission para torrents e o Samba para integrar ao Windows

Ficou show! pena que a lazarenta morreu kkkkkkkkk

  • Curtir (+1) 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, payday disse:

Eu tinha um esquema semelhante, mas a minha Rasp era a 3 B+ (R.I.P)

usava o raspbian como SO e Plex media server com um HD externo de 1T.

Em conjunto usava o Transmission para torrents e o Samba para integrar ao Windows

Ficou show! pena que a lazarenta morreu kkkkkkkkk

Massa! Esse Samba é tipo o WinSCP ou tem outras funcionalidades?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora


×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Termos de Uso Política de Privacidade Regras