Com o declínio do interesse e das vendas de dispositivos de realidade virtual (VR), surgem cada vez mais dúvidas sobre o metaverso – um mundo em 3D habitado por avatares criado pela Meta. Segundo uma pesquisa, as vendas de óculos equipados com essa tecnologia caíram 40% este ano em comparação com o mesmo período de 2023.

Imagem: Meta
Apesar de a Meta ter investido bilhões de dólares na construção do metaverso e até mesmo exigido que seus funcionários interajam nesse mundo, o baixo número de vendas dos dispositivos essenciais para desfrutar desse universo aumenta as incertezas sobre o destino do projeto de Zuckerberg.
O declínio é observado ano após ano: em 2022, o mercado de VR/AR ainda era avaliado em US$ 1 bilhão, mas no ano seguinte houve uma queda de 2% no total. Já em 2024, houve uma queda abrupta de 40%, de acordo com dados da empresa de pesquisa do setor Circana.
Esses números certamente não são animadores para a Meta, que perdeu US$ 3,7 bilhões apenas no terceiro trimestre de 2023. Segundo informações reportadas pela CNBC, a controladora do Facebook já acumula um prejuízo de US$ 25 bilhões desde a mudança de nome da empresa, há dois anos.
Falta de interesse no metaverso
A falta de dispositivos atraentes e de um aplicativo interessante que todos queiram jogar ou usar são os principais fatores que explicam o declínio dos números. Das empresas fabricantes de headsets de VR, apenas a Meta conseguiu um crescimento nas vendas, com o novo Quest 3 registrando um aumento de 42% em comparação com o mesmo trimestre do ano passado. Já a Sony não obteve números positivos com a venda do PSVR2.

Imagem: reprodução/Meta
No ano passado, a Apple surgiu como um possível player que poderia impulsionar o metaverso com o lançamento do Apple Vision Pro, mas a proposta da fabricante de iPhones se concentrou em uma experiência mais individual, sem a interação em uma rede como é proposto no metaverso.
IA ou metaverso
Com o crescimento da inteligência artificial em 2023, o foco da Meta parece ter se desviado um pouco, com Zuckerberg anunciando a mudança para IA e logo em seguida a empresa reafirmando seu compromisso com o metaverso. Espera-se que leve cerca de uma década para que o mundo 3D habitado por avatares seja concretizado, ou seja, apenas em 2032, aproximadamente.
Segundo o CTO da Meta, a empresa está apostando na IA e no metaverso, afirmando que eles já começaram a se cruzar, como exemplificado pelo assistente de inteligência artificial integrado que pode responder a perguntas sobre o mundo ao redor do usuário.
Via ExtremeTech
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