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  • Documento interno revela sérios problemas de alucinação e vazamento de informações pessoais no chatbot da Amazon.

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    Após três dias do anúncio da Amazon sobre o chatbot Q, que utiliza inteligência artificial, documentos internos vazados revelaram que funcionários da empresa encontraram problemas graves durante os testes com o concorrente do ChatGPT. Eles relataram alucinações severas e vazamento de dados confidenciais.

    Chatbot da Amazon tem problemas 'severos' com alucinação e vazamento de dados confidenciais, mostra documento interno

    Imagem: Amazon Web Services

    Segundo os documentos vazados obtidos pelo site Platformer, o novo chatbot Q da Amazon está enfrentando “alucinações graves e vazamento de dados confidenciais”, revelando informações como a localização dos data centers da AWS, programas de descontos internos e recursos ainda não lançados.

    Um dos funcionários da Amazon classificou o incidente do chatbot como “sev 2” nos documentos, o que significa que é um problema grave o suficiente para exigir que os engenheiros trabalhem durante à noite e nos fins de semana para corrigi-lo.

    “O Amazon Q pode ter alucinações e fornecer respostas prejudiciais ou inadequadas. Por exemplo, o Amazon Q pode fornecer informações de segurança desatualizadas que podem colocar em risco as contas dos clientes”, descreve um trecho do documento sobre as alucinações e respostas incorretas do chatbot.

    Amazon minimiza problemas com chatbot que utiliza inteligência artificial generativa

    Em resposta ao Platformer, a empresa minimizou a importância das preocupações dos funcionários, afirmando que não foram identificados problemas e que continuará a ajustar o chatbot até o lançamento oficial.

    “Alguns funcionários estão compartilhando feedback por meio de canais internos e sistemas de emissão de bilhetes, o que é uma prática comum na Amazon”, disse um porta-voz. “Nenhum problema de segurança foi identificado como resultado desse feedback. Agradecemos todo o feedback que já recebemos e continuaremos a ajustar o Q à medida que ele deixar de ser um produto em pré-visualização e passar a estar disponível para todos.”

    Após a publicação da reportagem, o porta-voz enviou outra declaração refutando as alegações dos funcionários: “O Amazon Q não vazou informações confidenciais”.

    Embora a empresa tenha negado o vazamento e diminuído a importância dos alertas internos, os riscos descritos nos documentos são comuns em grandes modelos de linguagem (LLMs), como já relatamos em diversos casos relacionados a esses modelos de aprendizado profundo, nos quais as respostas incorretas ou inadequadas são retornadas pelo menos parte do tempo.

    Chatbot da Amazon tem problemas 'severos' com alucinação e vazamento de dados confidenciais, mostra documento interno

    Imagem: ktsdesign/Shutterstock.com

    Adam Selipsky, CEO da Amazon Web Services (AWS), declarou ao The New York Times que “os assistentes de IA foram banidos da empresa devido a preocupações com segurança e privacidade”. O jornal também acrescentou que “a Amazon criou o Q para ser mais seguro e privado do que um chatbot voltado para o consumidor”.

    O Q foi anunciado na terça-feira (28), durante a conferência anual de desenvolvedores da Amazon Web Services, como um concorrente para as IAs generativas já lançadas pela Microsoft e Google. Além disso, o Q está sendo oferecido com um preço inicial mais baixo em relação aos seus concorrentes. Apesar de ter chegado atrasada, a Amazon tem investido pesadamente no setor, incluindo um investimento de US$ 4 bilhões na startup de IA Anthropic em setembro.

    O chatbot recém-lançado está disponível em uma versão de visualização gratuita e é uma ferramenta empresarial no estilo ChatGPT, capaz de responder a perguntas dos desenvolvedores sobre a AWS, editar o código-fonte e citar fontes, como destacado por executivos da Amazon durante o anúncio do produto. A Amazon promoveu o chatbot como sendo mais seguro em comparação com as ferramentas direcionadas para o público consumidor, como o ChatGPT da OpenAI.


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