Ir para conteúdo
KTO
  • Colaboração entre NASA e IBM visa aprimorar previsão do clima por meio da inteligência artificial

    403 - Forbiddeen
    • 137 visualizações

    Em meio às várias revoluções trazidas pelo progresso atual da inteligência artificial (IA), a previsão do tempo é um campo que pode se beneficiar consideravelmente dessa tecnologia. E não apenas em casos superficiais, como prever se vai chover ou não amanhã, mas também em prever – e evitar – tragédias causadas por fenômenos naturais e muito mais.

    Nesse sentido, a NASA e a IBM se uniram para desenvolver um modelo básico de IA para aplicações meteorológicas e climáticas. A proposta é combinar o conhecimento e as habilidades de ambas as empresas nas áreas de ciências da Terra e inteligência artificial. A promessa é que essa união trará “vantagens significativas sobre a tecnologia existente”.

    No momento, modelos complexos de IA, como o GraphCast e o Fourcastnet, já fornecem previsões meteorológicas muito mais rápidas e precisas do que os modelos tradicionais. No entanto, a IBM ressalta que esses modelos são simplesmente “emuladores de inteligência artificial”. Em outras palavras, esses emuladores de IA podem fazer previsões meteorológicas com base em conjuntos de dados de treinamento, mas não têm aplicações além disso.

    NASA e IBM trabalham em IA para previsão do tempo mais precisa

    Imagem: divulgação / IBM

    A colaboração entre a NASA e a IBM na previsão do tempo do futuro

    Assim, a expectativa da agência espacial norte-americana, juntamente com a IBM, é que o modelo básico de IA em desenvolvimento tenha uma maior acessibilidade, tempos de resposta mais rápidos e também uma maior diversidade de dados em comparação com os modelos atuais de previsão do tempo.

    É claro que outro objetivo é aprimorar ainda mais a precisão das previsões climáticas. Espera-se, por exemplo, que este modelo desenvolvido pela NASA e IBM possa prever fenômenos meteorológicos e também “identificar condições propícias para tudo, desde turbulência em aviões até incêndios florestais”.

    Em maio deste ano, as duas gigantes já haviam implementado um primeiro modelo que utiliza dados de satélites da NASA para inteligência geoespacial; de acordo com a IBM, esse modelo é atualmente o maior modelo geoespacial na plataforma de IA de código aberto Hugging Face.

    Este modelo atual está sendo utilizado para rastrear e monitorar o plantio de árvores e atividades de cultivo em áreas de torres de água (paisagens florestais que retêm água) no Quênia, e também para analisar ilhas de calor urbano nos Emirados Árabes Unidos.

    Via: Engadget


    Nosso blog GGames é como um aficionado pela tecnologia, mergulhando de cabeça nos jogos e inovações que acompanham o avanço tecnológico.
    Imagens e vídeos de terceiros


    Feedback do Usuário

    Comentários Recomendados

    Não há comentários para mostrar.




×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Termos de Uso Política de Privacidade Regras