Ir para conteúdo
  • Anatel emite alerta sobre o risco de queda na conexão à internet devido à construção de uma usina de dessalinização no estado do Ceará.

    403 - Forbiddeen
    • 71 visualizações

    A Anatel, Agência National de Telecomunicações, está preocupada com a construção de uma usina de dessalinização na praia do Futuro, no estado do Ceará. Em um ofício enviado aos órgãos do governo federal, a agência reguladora destacou que as atividades planejadas pela usina podem causar distúrbios no leito marinho, afetando a área ocupada pelos cabos de telecomunicações e alertando para o risco de uma grave interrupção na conexão com a internet dos brasileiros.

    Cabos submarinos

    Imagem: Shutterstock

    A crítica da Anatel refere-se a um projeto de parceria público-privada liderado pelo consórcio SPE Águas de Fortaleza, em colaboração com a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), que tem como objetivo a construção de uma usina de dessalinização para abastecimento na América Latina. A usina utilizará um processo de osmose reversa para retirar sais marinhos e dessalinizar mil litros de água por segundo.

    No entanto, a proximidade da usina em relação à infraestrutura crítica de telecomunicações, a apenas 500 metros de distância, apresenta riscos significativos. Segundo a Anatel, as atividades da usina, que envolvem dutos com jatos de alta pressão de rejeitos concentrados de sal, podem perturbar o leito marinho e afetar a área ocupada pelos cabos de telecomunicações. O ofício da Anatel foi enviado à Secretaria do Patrimônio da União, ao Ministério das Comunicações e ao Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República na sexta-feira (15), a fim de alertar sobre a possibilidade de um apagão da internet.

    De acordo com dados divulgados pela agência, os cabos em questão, que chegam a Fortaleza, são responsáveis por 99% do tráfego de dados. Portanto, qualquer interrupção ou dano a esses cabos resultaria na perda de conexão com a internet em todo o país ou em uma conexão extremamente lenta.

    O projeto da usina envolve um investimento de R$ 3,2 bilhões nos próximos 30 anos, conforme estabelecido no edital vencido pela SPE Águas de Fortaleza em parceria com o governo do Ceará.

    usina de dessalinização

    Imagem: Sinclair Maia/Anatel – 2007, CC BY 2.0 <https://creativecommons.org/licenses/by/2.0/>

    No sábado (16), a SPE Águas de Fortaleza divulgou uma nota oficial em resposta às críticas da Anatel sobre o projeto, que pode ser lida na íntegra no link fornecido.

    O projeto da usina de dessalinização não representa qualquer ameaça aos cabos submarinos ou aos data centers presentes na Praia do Futuro. Isso está claramente demonstrado, já que mais de 20 pareceres de órgãos técnicos ambientais aprovaram a Licença Prévia para a execução do projeto.

    O governo e o povo cearense, que enfrentam problemas de escassez de água, não devem aceitar uma opinião sem embasamento técnico, claramente parcial e que atenda apenas a interesses privados. A Anatel não possui poder de veto sobre o projeto e está apenas sendo usada como porta-voz de empresas interessadas em privatizar a Praia do Futuro.

    Enquanto agência reguladora, a Anatel tem apresentado um comportamento desnecessariamente rígido no estado do Ceará, ao passo que tem sido condescendente com a infraestrutura de cabos existentes no Rio de Janeiro e no litoral paulista. Será que a Anatel não conhece as informações fornecidas pelas cartas náuticas desses locais?

    Estamos diante de uma ação coordenada por um grupo econômico, com o respaldo do órgão regulador, que está sendo utilizado para tentar privar o povo cearense, em nome de interesses privados, do direito básico ao acesso à água. A SPE Águas de Fortaleza mantém sua posição de seguir o cronograma da obra.

     

    Com informações do site Convergência Digital


    GGames é o refúgio para os amantes da Tecnologia, onde exploramos os jogos, as inovações e as infinitas possibilidades desse universo que nos fascina.
    Imagens e vídeos de terceiros


    Feedback do Usuário

    Comentários Recomendados

    Não há comentários para mostrar.




×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Termos de Uso Política de Privacidade Regras