Ir para conteúdo
  • Proteja-se na Black Friday: veja 8 orientações essenciais para evitar os golpes mais frequentes nesta ocasião

    Load
    • 178 visualizações

    Com a aproximação da Black Friday, oportunidade para aumentar os lucros no varejo e economizar para os consumidores, a data também se destaca pelo aumento constante de golpes aplicados no meio digital. De acordo com dados recentes do Relatório Varejo 2023, 25% dos compradores são vítimas de fraudes online, com um aumento de 25% nos últimos dois anos.

    Black Friday: confira 8 dicas de segurança para evitar golpes mais comuns da data

    Imagem: Adyen Retail

    Embora os consumidores estejam mais atentos aos cuidados para evitar golpes ou fraudes online, ainda há muitos casos de sites de comércio eletrônico fraudulentos ou vendedores não confiáveis. No ano passado, a Black Friday no Brasil registrou mais de mil denúncias de golpes online.

    Portanto, é importante não apenas estar atento a algumas medidas, mas também aumentar os cuidados com as dicas abaixo.

    8 dicas de segurança para evitar golpes nesta e em futuras compras online

    1 – Suspeite de e-mails e mensagens e evite clicar em links suspeitos. Muitos golpes são disseminados por meio de e-mails ou mensagens promocionais falsas, conhecidas como phishing. Se receber um e-mail ou mensagem com uma oferta, visite diretamente o site do vendedor em vez de clicar no link.

    Os cibercriminosos costumam enviar e-mails e mensagens de texto com ofertas “imperdíveis” ou irreais, que parecem boas demais para ser verdade. O especialista em crimes digitais, Wanderson Castilho, recomenda evitar clicar em links ou fazer downloads de anexos de remetentes desconhecidos e sempre verificar a autenticidade do remetente. Se o desconto parecer muito alto ou a promoção muito irresistível, isso é um sinal de alerta.

    Black Friday: confira 8 dicas de segurança para evitar golpes mais comuns da data

    Imagem: JLStock/Shutterstock.com

    2 – Verifique se está acessando um site de comércio eletrônico legítimo. Antes de fornecer qualquer informação pessoal para concluir a compra, verifique se está no site oficial da loja. Há muitas oportunidades para golpistas redirecionarem os usuários para sites falsos. Além disso, existem golpes que imitam grandes comércios eletrônicos confiáveis e têm se aprimorado nos últimos anos.

    Sempre verifique se o site possui o protocolo “https” em vez de “http”. O “s” indica que a conexão é segura e que os dados estão sendo criptografados, além do símbolo de cadeado exibido na barra de endereço do navegador.

    Além disso, se suspeitar, verifique o número de reclamações relacionadas à loja durante o Black Friday do ano anterior, por exemplo, no site Reclame Aqui é possível fazer essa pesquisa.

    Verificar o preço em sites e aplicativos de monitoramento de ofertas especializadas, como Zoom e Buscapé, também são práticas recomendadas.

    3 – Use cartões virtuais. Se o banco oferecer essa opção, considere usar cartões de crédito virtuais para compras online. Eles são temporários e têm um limite definido, o que reduz os danos em caso de fraude.

    4 – Monitore contas bancárias, faturas de cartões de débito e crédito. Verifique regularmente suas contas bancárias e de cartão de crédito para identificar e relatar rapidamente qualquer transação não autorizada.

    Embora pareça óbvio, o consumidor sempre deve acompanhar suas compras. Dessa forma, é possível identificar rapidamente práticas comerciais desonestas. Também fique atento ao finalizar a compra, pois pode haver taxas ocultas mesmo em sites legítimos.

    5 – Verifique as políticas de privacidade do site. Certifique-se de que os dados sejam mantidos de forma segura e que sejam excluídos dos servidores quando o acesso for removido ou revogado a pedido do titular dos dados.

    6 – Tenha cuidado com encurtadores de URL. Considere ir diretamente ao site da marca usando um mecanismo de busca confiável. Provavelmente encontrará a mesma oferta. Os golpistas usam a tática de encurtar o URL para mascarar o endereço.

    Black Friday: confira 8 dicas de segurança para evitar golpes mais comuns da data

    Imagem: GGames

    7 – Use autenticação de dois fatores (2FA). Sempre que possível, ative a autenticação de dois fatores em contas online. Essa medida adiciona uma camada extra de segurança ao exigir não apenas uma senha, mas também uma segunda forma de verificação.

    8 – Use redes seguras e evite fazer compras em redes Wi-Fi públicas. Evite fazer compras ou acessar informações bancárias enquanto estiver conectado a redes Wi-Fi públicas, pois apresentam pouca ou nenhuma segurança e podem ser interceptadas. Usar computadores públicos também não é uma boa ideia, embora seja possível melhorar a segurança do dispositivo.

    Quando possível, use uma rede virtual privada (VPN) confiável. Dessa forma, seus dados estarão protegidos de olhares curiosos.


    Nosso blog GGames é um devorador voraz de conhecimento no universo da segurança, desvendando os segredos mais intrincados para manter os jogadores protegidos contra qualquer ameaça virtual.
    Imagens e vídeos de terceiros


    Feedback do Usuário

    Comentários Recomendados

    Não há comentários para mostrar.




×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Termos de Uso Política de Privacidade Regras