Você deve lembrar que o Chrome, do Google, possui uma ferramenta de segurança que, entre outras coisas, aponta quais das suas senhas foram comprometidas em algum vazamento ou possuem alto risco de serem comprometidas. No entanto, para utilizar o recurso, era necessário acessar a sua conta na plataforma da empresa de Mountain View e navegar pelo menu correspondente.
Isso mudou: desde a semana passada, a chamada Ferramenta de Verificação de Segurança do Chrome está rodando em segundo plano sempre que o navegador do Google é aberto, atuando de forma mais proativa durante a sua navegação e – esperamos que não seja necessário, mas se isso ocorrer – emitindo alertas de segurança mais rapidamente, facilitando a sua ação.
A informação é do próprio blog do Google, que destaca uma série de novidades implementadas no Chrome. Além da ferramenta de segurança de senhas, o navegador agora permite agrupar grupos de abas abertas e fornece detalhes mais precisos sobre o uso de memória do computador durante a navegação.
“A Verificação de Segurança do Chrome agora é executada automaticamente em segundo plano no desktop. Você será alertado de forma proativa se suas senhas armazenadas no Chrome foram comprometidas, se alguma extensão instalada apresenta riscos, se você não está utilizando a versão mais recente do Chrome ou se alguma permissão concedida a sites precisa da sua atenção. Esses alertas serão exibidos no menu de três pontos no canto superior direito da janela, para que você possa tomar as ações recomendadas.
Também estamos ampliando a Verificação de Segurança para revogar permissões concedidas a sites – como acesso a microfones ou localizações – se você não visitar a página relevante por um período de tempo. A ferramenta também irá marcar os sites que enviam muitas notificações, caso você não os visite com frequência, facilitando o seu bloqueio.” – Google
No geral, as mudanças propostas pelo Google têm como objetivo melhorar a sua experiência de navegação na internet. Em agosto deste ano, a empresa controlada pelo consórcio Alphabet iniciou uma reestruturação para fornecer atualizações de segurança ao navegador semanalmente – embora a maioria dessas atualizações não sejam dignas de serem noticiadas: correções de pequenos bugs, melhorias de desempenho, etc.
No entanto, em outubro, o Google lançou uma atualização importante que corrigiu cerca de 20 vulnerabilidades, algumas das quais eram críticas.
Nosso blog GGames respira e exala a paixão pelos meandros complexos e desafiadores do mundo da Segurança, garantindo que todos os usuários possam mergulhar em uma experiência virtual livre de vulnerabilidades.
Imagens e vídeos de terceiros
Comentários Recomendados
Não há comentários para mostrar.