A Apple disponibilizou hoje uma atualização de software para iOS, iPadOS e macOS, com o objetivo de corrigir duas vulnerabilidades de segurança recém-descobertas.
O pesquisador de segurança Clément Lecigne, do Threat Analysis Group (TAG) do Google, recebeu créditos pela identificação dessas falhas. De acordo com o relatório divulgado pela Apple, as vulnerabilidades afetam o navegador Safari e podem ser exploradas para executar conteúdo web arbitrário, com o intuito de roubar informações sensíveis das vítimas, além de permitir a execução de código malicioso.
Embora tenha reconhecido as brechas de segurança, a Apple não confirmou se houve ataques identificados que exploraram essas falhas.
O relatório também menciona que as correções foram implementadas nos iPhones XS e modelos mais recentes, iPad Pro de 12,9 polegadas (2ª geração) e posteriores, iPad Pro de 10,5 polegadas, iPad Pro de 11 polegadas (1ª geração) e posteriores, iPad Air de 3ª geração e posteriores, iPad de 6ª geração e posteriores, e iPad mini de 5ª geração e posteriores.
Apple e falhas de segurança 0-day: veja como corrigir
As vulnerabilidades de segurança recém-descobertas por fornecedores de sistemas, mas que já estão sendo exploradas por cibercriminosos, são conhecidas como “dia zero” (também chamadas de 0-day ou zero-day).
Em geral, esse tipo de falha de segurança é considerado uma das mais críticas porque já está sendo explorada antes mesmo de ser corrigida. Por isso, é importante atualizar os sistemas assim que as correções forem disponibilizadas para que a brecha seja solucionada.
Nesse caso, mesmo sendo classificadas como “dia zero”, as correções já foram disponibilizadas. Para usuários de iPhones e iPads, os patches são recebidos automaticamente através do iOS 17.1.2 e do iPadOS 17.1.2. Já para o MacOS, a correção é feita por meio da atualização para o Sonoma 14.1.2.
Também é possível verificar se o sistema pode ser atualizado manualmente, seguindo os passos abaixo:
- Em um iPhone ou iPad: Acesse Configurações (app com o ícone da engrenagem) > Geral > Atualização de Software. Aguarde até a busca pelo update ser concluída e toque na versão mais recente para iniciar a atualização. Assista ao vídeo abaixo para ver um exemplo.
- Em Macs: Vá para a aba Preferências do Sistema (clique na engrenagem no Dock ou selecione a opção no Menu inicial, representada pelo ícone da Maçã no canto superior esquerdo da tela). Em seguida, acesse Atualização de Software. Aguarde até o sistema concluir a busca pelo update e siga as instruções para realizar a atualização, caso ainda não tenha sido feita. Assista ao vídeo abaixo para obter um exemplo. O procedimento é o mesmo independentemente do sistema utilizado, portanto, as atualizações no Sonoma seguem os mesmos passos demonstrados no vídeo relacionado ao sistema Mojave.
Fonte: Engadget
Nosso blog GGames é um fervoroso admirador das complexidades e desafios do universo da Segurança, navegando pelas águas turbulentas e misteriosas desse tema intrincado.
Imagens e vídeos de terceiros
Comentários Recomendados
Não há comentários para mostrar.