Ir para conteúdo
  • 10 perigos cibernéticos previstos para aumentar em 2024 (e medidas de proteção contra eles)

    Load
    • 70 visualizações

    A proteção digital contra ameaças cibernéticas é um tema amplamente debatido em diversas indústrias. Tanto consumidores quanto pequenos/médios empresários são afetados por essa questão, visto que não há nada pior do que ter os ativos da empresa sendo alvos de hackers e outras ameaças da internet.

    A empresa de segurança Kaspersky recebeu hoje (21), em sua sede, a equipe do GGames e outros membros da imprensa especializada, onde apresentaram uma lista com as 10 principais ameaças cibernéticas com maior potencial de destaque em 2024 – e como se proteger delas.

    O PIX deve ser um dos grandes alvos de ameaças cibernéticas em 2024

    O PIX e sistemas internacionais de transferência bancária imediata estão entre os alvos preferenciais de hackers, e ataques dessa natureza devem aumentar em 2024 (Imagem: Miguel Lagoa/Shutterstock.com)

    As principais ameaças cibernéticas de 2024

    Seja pela falta de atenção, configuração inadequada ou por motivos alheios à sua vontade, os empresários brasileiros estarão sujeitos a diversas ameaças cibernéticas em seus negócios.

    Além dos danos causados pelos ataques, é importante também levar em consideração a responsabilidade legal, já que a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) estabelece regras sobre a proteção de dados e as empresas são responsáveis por eventuais exposições desses dados.

    Devido a isso, muitas vítimas de golpes online preferem não denunciar esses ataques e, em casos de ransomware, até mesmo pagam o valor pedido pelos hackers para evitar complicações.

    Segundo Fábio Assolini, chefe de Pesquisa e Análise Global para a América Latina da Kaspersky, até mesmo grandes bancos, como o Banco Industrial e Comercial da China, já chegaram a pagar resgate para encerrar ataque de ransomware em vez de divulgar a situação.

    As empresas de pequeno e médio porte também estão suscetíveis a esses ataques, especialmente pelo fator financeiro, já que o orçamento reduzido pode levar alguns empresários a optarem por soluções piratas, o que pode gerar problemas durante uma auditoria, por exemplo.

    Diante desse cenário, o ano de 2024 se configura como um período de potencial risco cibernético devido à adoção de tecnologias cada vez mais avançadas.

    • Aumento de ataques gerados por inteligência artificial generativa

    O uso de ferramentas como o ChatGPT está permitindo que pessoas sem conhecimento técnico em programação possam utilizar de forma mais dinâmica essas tecnologias. Isso também é verdade para as ameaças cibernéticas, já que agora qualquer pessoa pode desenvolver um malware complexo sem conhecimentos práticos em programação.

    Além disso, é provável que ocorra um aumento de fraudes em sistemas de transferência de dinheiro entre contas (A2A), como o PIX, devido ao maior conhecimento dos desenvolvedores sobre essas ferramentas.

    Haverá também uma expansão do uso de técnicas de ATS (Automatic Transfer System) em aplicativos de internet banking para dispositivos móveis, com o objetivo de desviar pagamentos e transferências.

    Os trojans bancários brasileiros provavelmente terão uma expansão global, atingindo bancos em outros países.

    Os ataques de ransomware podem se tornar mais seletivos e direcionados a grupos específicos, visando maximizar o retorno financeiro.

    Haverá um aumento de ataques em sistemas open source comprometidos, explorando vulnerabilidades em bibliotecas de códigos que são utilizadas em várias aplicações.

    Embora haja menos ataques em falhas zero-day, é esperado um aumento de ataques em falhas one-day, que são vulnerabilidades conhecidas, mas que ainda não tiveram correções aplicadas.

    Os ataques contra dispositivos mal configurados devem aumentar, aproveitando-se de configurações inadequadas em smartphones, por exemplo, ou permissões concedidas a aplicativos.

    A adoção de linguagens de programação multiplataforma também aumentará, o que permitirá que malwares funcionem em diversas plataformas e arquiteturas.

    Haverá também um aumento nas ameaças hacktivistas, com o uso de ameaças cibernéticas para fins políticos, sociais ou religiosos.

    Imagem mostra dedos sobre um teclado com o nome de Israel em evidência, falando sobre ameaças cibernéticas aplicadas à guerra

    O uso de malwares para fins geopolíticos, como a guerra entre Rússia e Ucrânia ou Israel e Palestina, pode ser evidenciar ainda mais em 2024, segundo a Kaspersky (Imagem: znakki/Shutterstock.com)

    Como se proteger das ameaças cibernéticas?

    Quando se trata de proteção contra ciberataques, há algumas medidas que podem ser adotadas tanto por consumidores quanto por empresas. Evitar clicar em links suspeitos por e-mail, confirmar processos com a equipe de TI e outras práticas básicas de segurança são importantes para dificultar a vida dos hackers.

    No entanto, existem ações específicas que podem ser tomadas para proteger a sua empresa.

    • Evite sistemas desatualizados ou piratas

    Utilizar sistemas operacionais desatualizados ou piratas aumenta significativamente o risco de ataques cibernéticos. É importante manter os sistemas atualizados e utilizar softwares originais.

    • Segurança em toda a empresa

    Garanta que todas as instalações e dispositivos da empresa estejam protegidos, não apenas os mais críticos. A segurança deve abranger desde a rede WiFi para clientes até os servidores e sistemas de pagamento.

    • Considere o contexto geopolítico

    Fique atento ao contexto geopolítico global, uma vez que guerras e conflitos podem gerar ameaças cibernéticas com objetivos políticos ou militares. Mantenha backups de dados e utilize soluções de segurança em camadas para reduzir os riscos.


    “Nas entranhas do universo cibernético, onde os dados dançam ao ritmo frenético das ameaças, o blog GGames se revela como um amante fiel da Segurança, trazendo conhecimento e dicas para proteger nossos preciosos bytes.”
    Imagens e vídeos de terceiros


    Feedback do Usuário

    Comentários Recomendados

    Não há comentários para mostrar.




×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Termos de Uso Política de Privacidade Regras