Ir para conteúdo
KTO
  • Será que compensa investir em Dave the Diver? [Revisão]

    Load
    • 54 visualizações

    Um herói não necessariamente usa uma espada, monta um dragão ou possui uma arma de fogo devastadora. Às vezes, ele simplesmente existe em um universo cheio de pessoas diferentes, esperando pela oportunidade de aparecer e provar seu valor ao mundo.

    Dave the Diver apresenta um protagonista improvável, porém determinado em fazer a diferença. Sua inocência cativante é apenas uma das virtudes de um jogo indicado para as maiores premiações da indústria de jogos – e que agora está disponível no PlayStation.

    A beleza e os mistérios do oceano

    Como mergulhador de águas profundas, Dave ganha fama buscando espécies exóticas e desvendando segredos no oceano. Um dia, ele recebe um convite para se mudar para perto de um restaurante japonês, com todas as despesas pagas pelo administrador e outros benefícios.

    Ele aceita prontamente a proposta e se torna responsável por fornecer todos os peixes e materiais necessários para as refeições. Porém, com o tempo, ele descobre que a paz do local está prestes a ser perturbada por uma série de eventos nas profundezas.

    Dave the Diver
    Fonte: André Custodio

    Agora, Dave precisa estabelecer relações com os habitantes e resolver diversos problemas enquanto administra o restaurante. O futuro do mergulhador é incerto, mas há um vasto mundo submarino cheio de mistérios que desafiam a humanidade.

    Desenvolvido pela Mintrocket, Dave the Diver é um jogo de aventura e exploração com elementos de gerenciamento. Além disso, combina esses gêneros com elementos de roguelike, embora seja menos punitivo do que o comum.

    Dave the Diver
    Fonte: André Custodio

    O jogo funciona em um loop de gameplay, onde os dias passam e o jogador explora o mar, coleta recursos e retorna à terra. Com isso, o restaurante se enche de peixes, plantas e ingredientes, permitindo desbloquear mais receitas e ganhar mais dinheiro.

    Embora haja um calendário e um sistema de passagem do tempo, não há necessidade de se prender às datas. Alguns eventos narrativos ocorrem em momentos específicos, mas as missões principais e secundárias podem ser concluídas a qualquer momento.

    Dave the Diver
    Fonte: André Custodio

    Dave the Diver apresenta uma variedade de peixes e plantas. Cada um tem seu próprio peso, raridade e função, e Dave deve administrar seu inventário para transportar o máximo de conteúdo de maneira eficiente. No início, o transporte é desafiador, mas as atualizações ajudam a aumentar a capacidade.

    O jogo também inclui melhorias para armas (com poderes elementares), trajes (para alcançar maiores profundidades), bolsa de ar (para uma maior capacidade respiratória) e outros que são desbloqueados ao longo da campanha principal.

    Dave the Diver
    Fonte: André Custodio

    Todas essas informações podem parecer muitas, mas a progressão em Dave the Diver é bastante satisfatória. A gestão do cultivo e dos peixes é simples e funcional, e as melhorias oferecem benefícios que podem ser explorados de várias maneiras.

    Cada expedição é valiosa

    O loop de Dave the Diver funciona da seguinte maneira: durante o dia, é possível fazer dois mergulhos, mas à noite apenas um é permitido. Os horários do dia afetam todo o ecossistema marinho, introduzindo diferentes espécies cada vez que o oceano é explorado.

    Dave the Diver
    Fonte: André Custodio

    Além disso, há um sistema roguelike que altera os biomas. Essas mudanças também afetam os itens, animais, power ups, plantas e criaturas hostis. As viagens são enriquecidas com missões secundárias, eventos em tempo real e uma lista de tarefas que oferecem recompensas.

    As oportunidades para enriquecer e se aprimorar são muitas, e nenhum mergulho em Dave the Diver é em vão. As mecânicas de jogo são satisfatórias, e lidar com ataques de tubarões, águas-vivas e cardumes adiciona um toque interessante de simulação.

    Dave the Diver
    Fonte: André Custodio

    O oceano é retratado de forma deslumbrante, com cenários detalhados e uma beleza singular. Isso se mantém mesmo nas profundezas mais escuras, quando os cenários ficam mais sombrios e os peixes se tornam maiores e mais hostis.

    Dave the Diver cria uma atmosfera imersiva e encantadora, capaz de deixar até mesmo pessoas com medo do mar confortáveis. A trilha sonora, as mecânicas de jogo acessíveis, os upgrades que fortalecem o mergulhador… é impossível negar que a experiência é muito divertida.

    Dave the Diver
    Fonte: André Custodio

    Ver o restaurante crescer e ganhar mais dinheiro é extremamente gratificante. Isso se une à contratação de funcionários únicos, à personalização do estabelecimento e a um cardápio diversificado, com todos os tipos de proteína.

    Construindo relacionamentos para o sucesso

    Ao longo da campanha, Dave terá a oportunidade de se relacionar com diferentes NPCs. Eles oferecem uma grande variedade de tarefas e missões secundárias, e fornecem informações sobre peixes, eventos e níveis de profundidade.

    Dave the Diver
    Fonte: André Custodio

    Conversar regularmente com cada personagem revela mais detalhes da história. Essas informações são reveladas por meio de minigames fluídos visualmente, cenas animadas em pixel-art e novo conteúdo desbloqueado, tudo com tradução completa para o português do Brasil.

    Os NPCs de Dave the Diver podem ajudar na cozinha, no cultivo de plantas, na criação e reprodução de peixes, no aprimoramento de armas, na obtenção de dinheiro e em um jogo de cartas inspirado em Pokémon. Além disso, eles se comunicam constantemente por meio de um aplicativo gastronômico e e-mails.

    Dave the Diver
    Fonte: André Custodio

    Aproveitar todos esses recursos garante mais de 25 horas de conteúdo, onde o tempo passa voando. O trabalho da Mintrocket resultou em uma aventura verdadeiramente agradável, com mecânicas intuitivas, jogabilidade livre e uma atmosfera surpreendentemente acolhedora.

    Aventura submarina inovadora no PlayStation 5

    Infelizmente, os tempos de carregamento de Dave the Diver não exploram totalmente o potencial do hardware do PS5. Há muitas telas de carregamento, que aparecem praticamente a cada transição de mapa, seja na terra ou no mar.

    No entanto, o mesmo não pode ser dito do controle DualSense. As tecnologias estão presentes no jogo o tempo todo, tanto nos gatilhos adaptáveis quanto no feedback tátil. Elas são perceptíveis durante o combate, a exploração e a interação com o mundo, proporcionando um alto nível de imersão.

    Dave the Diver
    Fonte: André Custodio

    No mar, essas sensações são amplificadas. A pressão e o peso de cada momento mudam de acordo com a profundidade. Além disso, cada power up tem efeitos diferentes, permitindo que os jogadores observem os movimentos dos demais seres no oceano sem perder o foco nas ações de Dave.

    Vale a pena jogar Dave the Diver?

    Acessível para todos os tipos de jogadores, Dave the Diver é facilmente um dos melhores jogos independentes dos últimos anos. A aventura submarina é rica, envolvente e cativante, com conteúdo capaz de manter os jogadores engajados por dezenas de horas.

    Além disso, o jogo se destaca por seus visuais belíssimos em pixel-art, seu humor agradável e por ser uma proposta que todo jogo deveria oferecer: uma experiência casual, divertida e relaxante. Com isso dito, o projeto da Mintrocket é altamente recomendado.

    Dave the Diver já está disponível para Xbox e PC, mas chegará ao PS4 e PS5 nesta terça-feira (16). A pré-venda na PS Store ainda não foi iniciada.


    “GGames, o destino perfeito para os amantes apaixonados pelo universo PlayStation, mergulhando de cabeça na emoção dos jogos, conquistas e todas as experiências que só essa plataforma incrível pode proporcionar.”
    Imagens e vídeos de terceiros


    Feedback do Usuário

    Comentários Recomendados

    Não há comentários para mostrar.




×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Termos de Uso Política de Privacidade Regras