O arquiteto responsável pelo PS4 e PS5, Mark Cerny, admitiu que a estratégia da PlayStation de disponibilizar seus exclusivos no PC tem como objetivo “indicar o caminho para uma indústria maior”.
Em uma entrevista ao Games Industry, Cerny afirmou que as tecnologias nos consoles incentivam o desenvolvimento e vice-versa, resultando em jogos de PlayStation no PC com um impacto positivo.
Acredito que estamos mostrando o caminho para uma indústria maior e que nossos esforços também beneficiam os jogadores de PC. É um exemplo de alta tecnologia, pois no PS4 tínhamos interfaces de GPU muito eficientes, o que pode ter incentivado a melhoria do DirectX. Ou olhando para o lado dos consumidores, acredito que o lançamento do PS5 em 2020 com um SSD de alto desempenho integrado colocou pressão no mundo do PC para disponibilizar uma API DirectStorage equivalente para seus jogadores.
Desafios dos jogos de PlayStation no PC
Cerny destacou que há desafios no desenvolvimento desse tipo de projeto. Os videogames têm recursos personalizados e portá-los para o PC é uma tarefa difícil. No entanto, Cerny defende que o objetivo não é criar um PC de baixo custo ao fazer um console, mas sim fornecer uma experiência adequada em outra plataforma.
Por fim, ele afirmou que sua missão como arquiteto de consoles é reduzir o tempo necessário para os desenvolvedores iniciarem suas produções. No passado, era fácil adicionar recursos à tela, mas o processo se tornou muito mais complexo até chegar ao PlayStation 3, que exigia de seis meses a um ano. Nas gerações mais recentes, o tempo foi reduzido para um ou dois meses, de acordo com o executivo.
“Nossas palavras flutuam pelas páginas virtuais como avatares do conhecimento, revelando à comunidade gamer todo o encantamento que o Playstation desperta em nossa equipe apaixonada pelo universo dos jogos.”
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