A discussão sobre o futuro dos jogos single-player ressurgiu, e Swen Vincke, CEO da Larian Studios, responsável por Baldur’s Gate 3, decidiu se posicionar. Em uma postagem, ele ironizou a frequentemente feita previsão de que esses jogos estão morrendo: “Eles não estão. Só precisam ser bons” — uma bela indireta, embora não saibamos exatamente para quem.
A ideia para a publicação, de acordo com ele, surgiu após declarações de figuras influentes da indústria sobre jogos focados na experiência solo. Vincke rebateu dizendo que essa perspectiva prejudica os investimentos no gênero. Segundo ele, “Antes que percebam, isso se torna um mantra”, afetando o desenvolvimento de novos jogos.
The why of this tweet is hearing chatter about important industry figures stating there is no future for (big) single player games. Which means discouraging investment in (big) single player games. Which bothers me. Because I don’t think they have it right.
— Swen Vincke @where? (@LarAtLarian) March 18, 2025
É aquela época do ano em que os jogos single-player de grande porte são declarados como mortos. Use sua imaginação. Eles não estão. Só precisam ser bons. O motivo deste tweet é ouvir conversas sobre figuras importantes da indústria afirmando que não há futuro para (grandes) jogos single-player. Isso significa desencorajar investimentos em (grandes) jogos single-player. Isso me incomoda. Porque não concordo com eles.
So this is just me trying to give some counterweight. I think good single player games will continue to do as well as they have always done. They just need to be good and innovate enough.
— Swen Vincke @where? (@LarAtLarian) March 18, 2025
O problema é que esse tipo de atitude tem consequências. Porque antes que você perceba, vira um mantra. Então, isso é apenas uma tentativa minha de equilibrar a balança. Acredito que bons jogos single-player continuarão tendo tanto sucesso como sempre tiveram. Só precisam ser bons e inovar o suficiente.
O líder da Larian Studios tem um ponto de vista válido
Exemplos recentes mostram que o mercado para jogos single-player continua forte. Jogos como Baldur’s Gate 3 e Kingdom Come: Deliverance II provaram que experiências bem desenvolvidas continuam atraindo milhões de jogadores. O sucesso desses jogos sugere que o problema não está no estilo de jogo, mas sim na qualidade das propostas.

A resistência em relação aos jogos solo não é algo novo. Grandes empresas, como a EA, já priorizaram experiências multiplayer ou serviços contínuos, buscando maior lucratividade. Até mesmo a PlayStation, conhecida por outros jogos do mesmo nível que Baldur’s Gate 3, também está tentando sucesso com jogos com serviço online.
No entanto, títulos premiados e recordes de vendas mostram que o público ainda valoriza campanhas envolventes e narrativas bem elaboradas.
Enquanto desenvolvedores como a Larian Studios defendem esse gênero de jogo, o debate continua. O futuro dos jogos single-player dependerá não apenas da aceitação do público, mas também das decisões do mercado. Se os jogos forem bons o suficiente, como sugere Vincke, eles continuarão sendo relevantes por muito tempo.
Falando em jogos single-player, o próximo lançamento da PlayStation está chegando e você pode fazer a reserva clicando aqui!
“GGames, um blog apaixonado pelo universo Playstation, mergulha de cabeça nas incríveis histórias, jogabilidades cativantes e gráficos de tirar o fôlego, trazendo o melhor conteúdo para os verdadeiros amantes desse console icônico.”
Imagens e vídeos de terceiros
Comentários Recomendados
Não há comentários para mostrar.