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  • Diablo IV apresenta nova temporada com recompensas irresistíveis e gameplay mais dinâmico

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    Diablo IV foi lançado em junho de 2023 e, mesmo após quase um ano, a Blizzard continua entusiasmada em trazer novidades para seu RPG de ação. O jogo está entrando em sua quarta temporada, que terá início em 14 de maio e trará novidades especiais para os amantes de saques.

    O MeuPlayStation teve a oportunidade de participar de uma entrevista coletiva com os desenvolvedores Joseph Piepiora (diretor associado do jogo), Adam Jackson (designer líder de classes ao vivo) e Colin Finer (designer líder de jogos ao vivo). Os três revelaram detalhes sobre a nova temporada e prometeram uma “experiência gratificante” para a comunidade.

    “Diablo IV é sobre saques incríveis”

    Finer e Jackson começaram comentando sobre os principais pontos de mudança para a quarta temporada de Diablo IV. A mecânica de saque sofrerá alterações para que os jogadores passem mais tempo jogando ativamente (ou seja, matando demônios) do que analisando cada queda (por exemplo, se um determinado item funciona para o seu personagem).

    Colin: “Um dos principais feedbacks dos fãs após o lançamento foi sobre o saque e como ter uma experiência gratificante. Diablo IV é sobre saques. Pensamos em como a experiência de saque pode ser mais personalizada, como podemos simplificar as coisas para que os jogadores estejam mais envolvidos na ação e garantir que o saque pareça incrível quando for obtido, adicionando criatividade e autonomia ao sistema.”

    Adam: “Outro ponto que recebemos feedback foi que os jogadores estavam constantemente analisando seus saques, analisando item por item e como esses itens eram complicados. Uma grande parte do jogo era que, depois de explorar uma masmorra, os jogadores voltavam para a cidade e passavam muito tempo analisando os itens, o que não era muito divertido. Estatísticas com muitas condições, muito texto e coisas do tipo… Com essa atualização, estamos tentando tornar as coisas mais fáceis de entender, mantendo a profundidade, mas tornando essa tarefa de análise mais ocasional, em vez de algo que precisa ser feito o tempo todo.”

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    Obter saques será uma parte importante da experiência na quarta temporada de Diablo IV. Colin continuou discutindo sobre o sistema de saque, explicando que os jogadores verão menos itens caindo de monstros, mas com uma qualidade melhor. Os Afixos, por exemplo, serão focados em fornecer algo mais relevante para o personagem do jogador – seja ele um Bárbaro, um Mago, etc.

    Colin: “Ao trabalharmos na quarta temporada, discutimos como melhorar a qualidade do saque, reduzindo a quantidade. Portanto, reduzimos a quantidade de itens que os jogadores obterão, mas isso não significa que será ruim, pois sabemos que Diablo IV se trata de obter vários saques incríveis. Aumentamos o poder dos afixos dos itens lendários, reduzindo substancialmente os afixos básicos. Antes, um item lendário tinha quatro afixos de um total de 50. Realmente cortamos a quantidade de estatísticas nesses itens, mas eles ainda fornecerão estatísticas relevantes para o seu personagem. É mais sobre os jogadores obterem itens que realmente importam e que essas estatísticas sejam viáveis, para que você possa obter rapidamente o item que deseja.”

    “Também adicionamos modificações de criação que permitem personalizar esses itens. Portanto, a ideia é que sua jornada não termine quando você obtiver esse item, mas sim fazer com que o item embarque em outra jornada, para se tornar ainda mais importante para você. Existem dois sistemas que acreditamos que farão isso funcionar: A ‘Têmpera’ permitirá que você adicione dois afixos a itens ancestrais… ela traz muita criatividade para as construções. E temos também o nosso novo sistema, para levar o item além de sua capacidade inicial, que é a Maximização. Cada vez que você maximiza um item, todas as estatísticas dos afixos aumentam cerca de 5% e, a cada 4 melhorias de um total de 12, uma dessas estatísticas se tornará crítica. Ou seja, ela fortalecerá significativamente um afixo.”

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    Têmpera em Diablo IV (Foto: Blizzard)

    Em outro momento da conversa, o diretor Joseph Piepiora comentou sobre “Rituais Malditos”, que ocorrem como parte do evento de Maré Infernal Renascida na quarta temporada. A primeira novidade é o Hellworm, uma espécie de minhoca gigante que aparece durante o ritual. Ela pode convocar vários demônios para enfrentar os jogadores, mas não pode ser derrotada.

    Joseph: “Quando o Hellworm aparece, é muito legal. Lembro quando mostramos isso para a equipe pela primeira vez, foi muito divertido… Mas quando o Hellworm aparece e convoca vários demônios para você enfrentar, você não pode matá-lo.”

    Falando ainda sobre o Ritual Maldito de Diablo IV, temos a Donzela de Sangue, o chefe final dessa parte. Piepiora evitou dar muitos detalhes sobre a luta, mas garantiu recompensas animadoras para aqueles que tiverem a coragem de enfrentá-la e vencê-la.

    Joseph: “A Donzela de Sangue é uma Súcubo muito poderosa que pode ser convocada quando a Maré Infernal Renascida está ativa, enquanto você trabalha com outros jogadores próximos. A Donzela é muito forte, ela convocará vários demônios para ajudá-la enquanto você tenta derrotá-la. Se você conseguir, receberá itens lendários, chance de itens únicos, além de materiais para convocar os chefões mais poderosos do jogo.”

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    Gerenciamento de itens em Diablo IV será menos complexo

    Piepiora ainda comentou sobre seu aspecto favorito da quarta temporada de Diablo IV. Novamente mencionando o feedback da comunidade, ele lembrou dos problemas relacionados ao gerenciamento do inventário, especialmente quando os jogadores obtinham itens com poderes lendários. Agora, com as alterações no Códice do Poder, esses poderes lendários serão transferidos para lá ao reciclar um item com um ferreiro.

    Joseph: “Recebemos muitos comentários dos jogadores sobre o gerenciamento do inventário. Um dos problemas que surgem quando você avança para dificuldades mais altas (III e IV) é que, quando você obtém um item lendário, precisa guardá-lo por um tempo para extrair o poder lendário posteriormente. Quando você extrai, ele se transforma em um cristal que vai para o seu inventário. E quando você usa o poder lendário, ele é aplicado a um item apenas uma vez e não é possível fazer esse processo novamente. Como resultado, quando um jogador encontra um poder lendário de um conjunto que realmente precisa para sua construção, naturalmente ele o guarda, porque nunca sabe quando irá trocar um equipamento e aplicar esse poder a ele.

    Com as mudanças que fizemos no Códice do Poder, agora o sistema funciona de forma diferente. Quando um item lendário é obtido, você pode levá-lo a um ferreiro e reciclá-lo. Assim, o poder lendário é permanentemente adicionado ao seu Códice do Poder. Você o terá pelo resto da temporada e só o perderá se substituí-lo por uma versão aprimorada do mesmo poder, então nunca perderá essa estatística. Portanto, se encontrar um poder que realmente precisa para que sua construção funcione, você o terá a partir desse momento.”

    Com Diablo IV prestes a completar um ano desde seu lançamento, é natural que jogadores novatos possam estar hesitantes em embarcar na jornada para Santuário. No entanto, a Blizzard acredita que a quarta temporada é o momento ideal para esses jogadores entrarem de cabeça no jogo, pois o sistema é fácil de entender, mas sem perder sua profundidade.

    Adam: “É um bom momento para os novatos chegarem porque tivemos muitas discussões para tornar o sistema mais simples e fácil de alcançar a diversão do jogo. Fizemos muitas coisas para tornar isso verdade. Um exemplo é que antes, quando um item caía, você precisava avaliar se ele era bom para o seu personagem, e isso era um processo muito complicado que precisava ser feito várias vezes. Muitos dos afixos e estatísticas dos itens tinham muitas condições… Era necessário avaliar centenas de vezes. Em uma sessão de jogo, se você explorasse cinco masmorras, precisaria fazer cerca de 150 avaliações de estatísticas complicadas. Isso não era divertido. Agora, quando você vê itens no jogo, é muito mais simples: o item X lhe dá mais força ou chance de crítico… Como jogador, tudo será muito mais divertido agora. A complexidade ainda está lá, mas ela está em segundo plano. Portanto, depois de encontrar o item com as estatísticas que você deseja, você pode fazer a Têmpera, a Maximização e transformá-lo em um item incrível. Agora, você irá gastar seu tempo matando monstros, procurando itens e afixos… O objetivo da quarta temporada é jogar e se divertir.”

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    Maximização em Diablo IV (Foto: Blizzard)

    Uma pergunta interessante feita foi se era possível pular a campanha principal em Santuário e ir diretamente para o conteúdo sazonal de Diablo IV. Piepiora confirmou essa possibilidade, mas recomendou que os jogadores desfrutem da história com Lilith e companhia.

    Joseph: “Recomendamos jogar a campanha, mas adicionamos a opção de pular e ter acesso ao conteúdo sazonal. Normalmente, esse tipo de conteúdo seria bloqueado, mas agora essa opção está disponível caso os jogadores queiram conferir o conteúdo sazonal rapidamente.”

    Por fim, Finer comentou sobre os “Afixos Maiores”, versões mais poderosas dos afixos normais, com um multiplicador de 1,5x no lançamento máximo do afixo-base, que só aparecem em itens lendários e únicos. Segundo ele, não é possível encantá-los.

    Colin: “Os Afixos Maiores só aparecem em itens que caem, portanto não podem ser encantados. Queríamos manter aquela empolgação quando, por exemplo, um item cai com três Afixos Maiores. Achamos que, se fosse possível encantá-los, isso tiraria a emoção para aqueles que conseguem obtê-los.”

    Diablo IV está disponível para PlayStation 5, PlayStation 4, Xbox Series X/S, Xbox One e PC. Ainda está aproveitando o jogo? Caso contrário, pretende retornar a Santuário? Comente abaixo!


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