A Apple agora possibilita que desenvolvedores ofereçam emuladores oficialmente através da App Store. Usuários de todos os lugares poderão fazer o download de software que simula consoles antigos em seus dispositivos iOS, como o iPhone, iPad e outros.
Os emuladores foram proibidos por muitos anos na loja de aplicativos da Apple devido às suas controvérsias relacionadas à facilitação de pirataria. Na atualização dos termos de uso da App Store, a proprietária do iOS estabelece que os desenvolvedores são responsáveis por garantir que o software oferecido por eles esteja de acordo com as “leis aplicáveis”.
Existem especulações de que a decisão da Apple é uma resposta direta às exigências da União Europeia, que determinam que a empresa permita lojas de aplicativos de terceiros no iPhone. Essas outras plataformas podem se destacar nos dispositivos iOS ao oferecer aplicativos que não são permitidos na App Store.
O Android já conta com emuladores famosos por muitos anos, como o do PlayStation e dos consoles portáteis da Nintendo. É bastante provável que os desenvolvedores desses emuladores também levem suas versões para a App Store agora.
A Apple permitiu os emuladores, mas e a Nintendo?
Vale ressaltar que a permissão da Apple para os emuladores na App Store não implica automaticamente em uma permissão por parte das plataformas que esses softwares emulam. A Apple, inclusive, isenta-se prontamente de qualquer responsabilidade, colocando a responsabilidade sobre os desenvolvedores para que observem as leis de cada região ao oferecerem seus aplicativos.
O iPhone é o celular mais utilizado no mundo e a disponibilização de emuladores nele pode trazer um aumento significativo de visibilidade, o suficiente para incomodar empresas como a Nintendo. E os criadores do Yuzu, por exemplo, sabem muito bem qual é o resultado disso. Clique aqui para ler mais sobre o assunto.
“GGames é um oásis apaixonado e viciante para todos os amantes do PlayStation, onde mergulhamos de cabeça no universo dos games, revelando segredos, dicas e análises que vão fazer seu coração gamer bater mais rápido.”
Imagens e vídeos de terceiros
Comentários Recomendados
Não há comentários para mostrar.