Tenho lembrança do lançamento inicial de The King of Fighters XIII, da SNK: trabalhava em uma revista na época, ainda tinha cabelo e fiquei impressionado com os desenhos de sprites dos personagens feitos pela empresa. Naquele tempo, as coisas eram mais simples, mas igualmente divertidas.
Treze anos depois e com muito avanço tecnológico, The King of Fighters XIII está de volta, com a produtora dando uma “repaginada Global Match” e trazendo recursos modernos como rollback netcode para as lutas online, além de outras pequenas melhorias que tornam esse clássico altamente competitivo em relação aos jogos mais recentes.
King of Fighters XIII Global Match é um retorno aos tempos áureos das lutas competitivas sem precisar do ultra realismo
Não sou um grande competidor dos jogos de luta e, entre os “jornagames”, provavelmente estaria no final da tabela em qualquer competição entre amigos. Também evito partidas online devido às minhas reservas em relação à comunidade multiplayer em geral. Portanto, seria compreensível pensar que o King of Fighters XIII Global Match não é para mim.
Felizmente, não é o caso: sempre adorei a época em que combinava golpes complexos nos controles dos videogames para executar especiais incríveis, com animações brilhantes e intensas – e a sensação que isso trazia ao jogador. Claro, existe todo o aspecto estratégico das lutas online – que eu não domino – mas a diversão de jogar está presente.
Neste jogo, a SNK parece ter se preocupado em proporcionar exatamente essas sensações: mesmo nas lutas online (graças ao rollback netcode), as sequências de golpes encadeados possuem um visual muito atraente, combinando socos e chutes comuns com movimentos EX e NEO MAX, proporcionando uma sensação de satisfação gloriosa – e também uma sensação de finalidade, já que este é o último jogo da era do pixel art (a partir de “KoF XIV” e outros títulos posteriores, a SNK adotou um visual 2.5D mais voltado para o realismo).
Além disso, volta-se a um período em que era necessário se dedicar para se tornar mestre em diversos personagens – sim, divido esses recursos de três contra três que tornaram a franquia extremamente famosa.
E você precisará disso: seja um veterano de longa data ou um jogador novato – ou até mesmo um “zé ruela ruim de soco” como eu – todos os 36 personagens do jogo original (o elenco principal mais aqueles disponibilizados posteriormente via DLC) estão presentes. Experimentar cada um deles será uma vantagem para montar sua própria equipe.
Em relação aos principais aprimoramentos, The King of Fighters XIII Global Match amplia as capacidades online, oferecendo maior fluidez nas lutas e um modo espectador, permitindo que você assista a combates no lobby para aprender certos movimentos e tentar reproduzi-los posteriormente (ou simplesmente torcer e curtir momentos emocionantes de uma grande luta).
A única ressalva é em relação ao número de jogadores: a base de jogadores ainda é relativamente pequena – considerando que títulos posteriores da franquia também receberam o tratamento Global Match, é natural que esses jogos tenham prioridade do público – o que pode resultar em um pequeno tempo de espera para encontrar uma partida online. A boa notícia é que o lobby mostra o número de pessoas conectadas, então você não corre o risco de “esperar em vão”.
Além disso, o jogo também foi lançado para o Nintendo Switch, além do PlayStation 4, o que deve aumentar significativamente sua base de fãs. Provavelmente, esse será um problema que será resolvido em breve.
Em resumo, The King of Fighters XIII Global Match continua sendo um ótimo jogo, 13 anos após seu lançamento original, e as tecnologias implementadas nesta versão modernizam a jogabilidade sem perder a nostalgia dos jogos antigos. Definitivamente, vale a pena o investimento.
“GGames, o refúgio perfeito para os amantes fervorosos do universo encantador e inovador da Nintendo, onde mergulhamos de cabeça na paixão pelos games com o icônico toque de diversão e aventura que só a gigante japonesa pode proporcionar!”
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