Jump to content
  • O jogo Tetris possui um desfecho? Adolescente de 13 anos completa o clássico no console Nintendo.

    Load
    • 66 views

     Share

    Finalmente aconteceu: Tetris, o icônico jogo de empilhar blocos e eliminar linhas criado por Alexei Pajitnov em 1988, foi concluído. Ou tão “concluído” quanto possível: não tem uma narrativa longa como Final Fantasy.

    Na verdade, “concluir o Tetris” significa apenas chegar ao ponto em que a memória do jogo fica cheia e a partida acaba sendo interrompida – acumulando muitos dados – e esse feito finalmente foi realizado por um jogador humano. Precisamente, pelo adolescente americano Willis “blue scuti” Gibson, de 13 anos.



    É importante ressaltar o contexto aqui: “quebrar” o Tetris não é algo novo. Por décadas, o nível 29 do jogo foi considerado o “final”, pois, nesta fase, os blocos se movem mais rápido do que os movimentos dos jogadores, tornando impossível alinhá-los corretamente e eliminar as linhas.

    Somente em 2010, Thor Ackerlund desenvolveu a técnica conhecida como hypertapping, um tipo de “método de speedrun” em que os jogadores – sem uma explicação clara – movem os dedos rapidamente para superar a velocidade dos blocos. Com isso, Ackerlund chegou ao nível 30 e, rapidamente e usando o mesmo método, outros jogadores progrediram no jogo até novembro de 2023, quando alcançaram o nível 148.

    Além disso, níveis posteriores foram alcançados por inteligência artificial e uma versão modificada de Tetris, que permitia armazenar mais dados na memória.

    E agora, em 2024, Gibson finalmente conseguiu, se tornando o primeiro humano a alcançar – sem modificações ou ajuda externa – o “fim” do Tetris, jogando até o nível 157 e fazendo o jogo parar por falta de memória. Vale ressaltar que o jovem realizou esse feito em um NES (o famoso “Nintendinho” de 1983).

    É claro que, para um jogo contínuo como esse, o “fim” não é realmente o fim, e já há outros jogadores no cenário competitivo estudando a técnica usada por Gibson para, talvez, superar o recorde estabelecido pelo adolescente.


    “O blog GGames mergulha e se envolve com paixão no universo dos games, desvelando e compartilhando tudo o que há de mais fascinante neste empolgante universo virtual.”
    Imagens e vídeos de terceiros

     Share


    User Feedback

    Recommended Comments

    There are no comments to display.




×
×
  • Create New...

Important Information

Terms of Use Privacy Policy Guidelines