Ir para conteúdo
  • Ex-desenvolvedor revela que personagem principal de Grand Theft Auto 3 era silencioso para otimização de recursos.

    Load
    • 110 visualizações


    Ex-desenvolvedor-revela-que-personagem-p

    Neste momento, você já conhece o indivíduo chamado Obbe Vermeij, o criador de jogos que trabalhou na Rockstar Games durante a produção de Grand Theft Auto 3 (GTA 3) e que deixou a empresa em 2009. E como de costume, você já sabe que ele está revelando segredos dos bastidores dos jogos da empresa em seu blog pessoal e perfis em redes sociais.

    Desta vez, não foi diferente: falando especificamente sobre GTA 3, Vermeij foi questionado sobre o fato do protagonista do jogo – “Claude” – não ter dublagem: o jogo marcou a entrada da franquia na era 3D ao ser lançado no PlayStation 2 em outubro de 2001, mas entre todos os jogos desta época até hoje, este é o único onde o protagonista era completamente mudo. A razão para isso é simples: economia de recursos.

    “Pelo menos parte disso se deve ao fato de termos que economizar. A equipe de áudio [em Grand Theft Auto 3] já estava ocupada.”– Obbe Vermeij

    Claro, naquela época, a “mudez” do protagonista era apenas uma desculpa conveniente inventada pelos jogadores, e a ideia de economizar memória e processamento era esperada pelo público. A Rockstar só incorporou oficialmente a ausência de diálogo quando Claude apareceu em Grand Theft Auto: San Andreas – o jogo se passava após Vice City, mas antes de GTA 3, quando você realizava missões para Catalina, a traficante colombiana que se tornaria a antagonista no jogo do “gângster silencioso”.

    A razão pela qual a justificativa acima foi revelada no X (ex-Twitter) em vez do blog pessoal de Vermeij também é fácil de entender: o blog não existe mais. Conforme o desenvolvedor compartilhava histórias dos bastidores, a Rockstar ficava cada vez mais incomodada. A situação se tornou insustentável em novembro de 2023, quando a empresa ameaçou processar o homem se ele não parasse (via PC Gamer).

    Como o blog não tinha a intenção de ser polêmico – e o próprio Vermeij disse que falou as coisas “inocentemente” – o autor decidiu fechar a plataforma. Outro assunto que ele abordou antes do encerramento foi o cancelamento de Agent, o jogo anunciado, mas jamais lançado pela Rockstar.

    Felizmente, ainda é possível fazer certas perguntas sem que ele se envolva em problemas, então seu perfil no X posta ocasionalmente algumas curiosidades sobre a franquia.



    Nosso blog GGames é um apaixonado devorador de informações, dicas e curiosidades sobre o vasto universo dos games.
    Imagens e vídeos de terceiros


    Feedback do Usuário

    Comentários Recomendados

    Não há comentários para mostrar.




×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Termos de Uso Política de Privacidade Regras