Ir para conteúdo

5 Formas de Proteção Online Para Gamers


403 - Forbiddeen

320 visualizações

Qual a forma de entretenimento mais procurada na internet pelos brasileiros? Os jogos online, é claro! Desde que a internet banda larga existe, é inegável o aumento de pessoas interessadas em jogar jogos online e de participar até mesmo de torneios e competições internacionais.

 Jogar online também é considerado uma forma de conexão e interação com pessoas de todos os cantos do mundo, o que traz uma certa praticidade àqueles que estão inseridos no cenário do jogo eletrônico. No entanto, os riscos ao jogar online (vírus, invasão de privacidade e roubos de dados, por exemplo) nunca foram tão evidentes.

 Sendo assim, aqui neste artigo, iremos discutir sobre os perigos existentes e apontar 5 maneiras que podemos usar para evitar correr riscos e nos proteger de ataques cibernéticos e questões semelhantes. 

Os Perigos dos Jogos Online

 “Ah, basta termos uma ótima VPN para jogar que os riscos somem”....

 Bem, se você tem essa concepção como verdade absoluta, saiba que você está enganado! Existem situações em que mesmo com a mais poderosa VPN é impossível evitar que aconteça. Ou seja, o melhor a se fazer é prever os riscos e ter conhecimento sobre eles. 

  • Malware e vírus - as versões mais baratas dos jogos online podem conter vírus, mesmo as versões legais e consideradas seguras.
  • Roubo de identidade - hackers e criminosos da internet estão por toda a parte! Eles recolhem informações pessoais dos usuários e criam perfis falsos baseados em trocas de dados até mesmo por chat.
  • Spyware - classifica-se pelo monitoramento das atividades online de um jogador sem o conhecimento e autorização do mesmo, através de gravações, por exemplo.
  • Violação de dados - os editores de jogos podem sofrer ataques de hackers que roubam valiosas informações que vão desde os códigos secretos a jogos até dados de login e senha. 

Outros perigos que se tornaram tendência atualmente se referem a emails de phishing (ou links de phishing) que são compartilhados em chats de jogos com a finalidade de fazer com que os usuários e gamers instalem malware de jogos em seus computadores. 

E por fim, o que de mais grave pode acontecer quando se começa a jogar online são os crimes ligados a bullying (cyberbullying). Manipulações e abusos sofridos por outros jogadores não são raros, pois através deste tipo de ataque, informações confidenciais e privadas acabam sendo compartilhadas contra a vontade do jogador.

image.jpeg

Como se Proteger Online

 Para quem acha que ataques cibernéticos e crimes online acontecem somente em grandes empresas com alta reputação no mercado de jogos online, aqui vai um fato que irá chocar qualquer um. Em 2022, mais de 380 mil pessoas sofreram algum tipo de golpe online envolvendo jogos eletrônicos.

 Para conseguir a atenção direta do usuário, hackers usam nomes de jogos e franquias famosas, como FIFA e Roblox, por exemplo, criando páginas fake, anúncios de torneios falsos e promoções inexistentes. Com isso, esses criminosos veem uma brecha gigantesca para roubar dados e informações relevantes dos usuários. 

Apontaremos a seguir 5 maneiras essenciais para proteção e segurança de quem joga online. 

  • Mantenha-se anônimo - use sempre um pseudônimo ou um nome que não seja verdadeiro, principalmente quando for se aventurar pela primeira vez em uma plataforma de jogos online. Não use fotos e detalhes pessoais no seu perfil. 
  • Use senhas fortes e únicas - decorar senhas para tantas atividades que temos pode ser realmente complicado de administrar. No entanto, se houver um vazamento de informações pessoais, o prejuízo será bem grande. Sendo assim, crie senhas mais complexas e em hipótese alguma, compartilhe-as com outros jogadores.           
  • Use uma VPN para navegar com segurança - uma Rede Virtual Privada (VPN) assegura sua privacidade online, pois é uma ferramenta valiosa e adotada por empresas e usuários que buscam uma maior proteção de seus dados. Com uma VPN, é possível navegar sem riscos, ocultando seu endereço IP em redes públicas e ambientes compartilhados. 
  • Atualize seu software com regularidade - a fim de corrigir riscos conhecidos pelos desenvolvedores, mantenha seu sistema operacional atualizado, assim como navegadores e demais programas essenciais para o bom funcionamento. Um antivírus de qualidade ajuda você a detectar e bloquear vírus, malwares e aplicativos padrões e evitar que seu computador sofra ataques indesejados. 
  • Ative a configuração multifator - caso você tenha esta opção enquanto joga, ative-a. Este tipo de proteção fornece uma maior segurança ao jogador na hora de jogar, pois é necessário um código extra enviado exclusivamente a você no momento em que for efetuar login em conta. 

Assim como no ambiente real, o ambiente virtual também é carregado de situações imprevisíveis que devem ser levadas em conta na hora de se proteger. Fique atento a estes detalhes que citamos aqui no artigo e priorize sempre a sua segurança online. Conclusão 

A falta de conhecimento ou negligência por parte dos jogadores são fatores claros que podem levar o jogador a assumir riscos desnecessários, como roubos de identidade e dados bancários. 

Por isso, advertimos que a melhor proteção e segurança será sempre a prevenção. Empregue as dicas dadas e proteja-se online enquanto joga.

0 Comentários


Comentários Recomendados

Não há comentários para mostrar.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora


×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Termos de Uso Política de Privacidade Regras