Jump to content

Mercado: quais são os profissionais envolvidos e como é o mercado de desenvolvimento de games?


Load

1,239 views

Mercado: quais são os profissionais envolvidos e  como é o mercado de desenvolvimento de games?

IOzc9rSFT11G0mc6aElDl-bayB0x9KhNKL5uYMVQ

 

Atualmente o mercado de jogos eletrônicos é um dos mais expressivos em questões econômicas e financeiras de todo o mercado mundial.

Alguns dados apontam, inclusive, que os games representaram um mercado mais expressivo, em questões econômicas, do que os filmes e séries nos últimos anos, sendo a primeira vez que os jogos eletrônicos estiveram no topo da relevância econômica no campo do entretenimento.

De acordo com reportagem do início deste ano da revista Veja, o mercado dos games tende a ultrapassar o valor de 200 bilhões de dólares, tendo uma relevância absurda no mercado mundial.

Além disso, na mesma reportagem é possível constatar que o crescimento do mercado de jogos eletrônicos vem sendo avassalador quando comparado com os mercados de cinema e música, apresentando um crescimento de 11% ao ano, aproximadamente.

Este valor de 11% ao ano é superior ao crescimento anual do cinema e da música combinados, anualmente. Para você ter ideia do potencial do mercado de jogos no futuro.

Pesquisadores e especialistas atribuem este fato, possivelmente, ao avanço da pandemia de coronavírus, que teve um efeito generalizado ao redor do mundo no que diz respeito ao isolamento social.

Mas como exatamente funciona para desenvolver um jogo eletrônico? Óbvio que é necessária a realização de um curso superior, ou até mesmo a realização de uma pós graduação, com o valor e significado de PhD, por exemplo.

Hoje iremos ver, especificamente, como funcionam estes cursos superiores em questão de estrutura, quais são e também onde são oferecidos!

Desenvolvimento de jogos eletrônicos

pXGDFDhPWy8EYSiwfZd43GRtwtYYEq5axvI8f773

Primeiramente, antes de entrarmos nos detalhes dos cursos específicos que envolvem o desenvolvimento de jogos eletrônicos, é importante entendermos que vários processos são necessários para a concepção de um novo jogo.

Desde sua idealização até seu lançamento, um jogo eletrônico possui várias etapas em seu desenvolvimento, que requerem profissionais de diversas áreas, como por exemplo:

  • Artistas
  • Programadores
  • Designers
  • Dubladores
  • Engenheiros de Som
  • Produtores

E diversos outros, de modo que é possível até que um PhD em educação seja convocado para sua atuação e contribuição no caso de jogos voltados para o público infantil, como jogos educativos e lúdicos.

Portanto, cada um dos profissionais acima é extremamente importante para o desenvolvimento de um jogo, de modo que estes cursos superiores estão diretamente envolvidos neste processo.

A Engenharia de Som, o Design Gráfico, cursos superiores de Programação; todos estes podem ser profissionais atuantes no mercado de jogos eletrônicos.

Como se tornar um desenvolvedor de jogos eletrônicos?

uDUjwvS6O7lG7kwSOfns-SyQhwcrb6L4oBh8xF8E

Um dos cursos que, classicamente, está associado ao desenvolvimento de games, além dos citados anteriormente, é a Engenharia da Computação, ou Ciência da Computação.

Um título de graduação nestas áreas quase com certeza poderá ser responsável pelo início de uma carreira profissional de desenvolvedor eletrônico.

E como são estes cursos? Onde é possível realizar graduação nestas duas áreas com ênfase no desenvolvimento de games?

De acordo com publicação realizada na plataforma Quero Bolsa, especializada em cursos superiores e vestibular, algumas das disciplinas e campos do conhecimento que são abordados ao longo destas áreas são:

  1. Sistemas Operacionais
  2. Engenharia de Software
  3. Redes de Computadores
  4. Interação Humano-Computador
  5. Processamento de Imagens
  6. Computação Gráfica
  7. Banco de Dados
  8. Multimídia
  9. Criptografia
  10. Algoritmos e Complexidade

É possível observar que toda a grade curricular do curso é voltada, justamente, para o desenvolvimento de sistemas computacionais, códigos de programação, estatísticas e afins, que são habilidades indispensáveis para o desenvolvimento de jogos eletrônicos.

Algumas instituições de ensino superior públicas que oferecem o curso são:

  1. USP
  2. Unicamp
  3. UFPE 
  4. UFOP
  5. UFSCAR
  6. UFBA

Todas estas universidades podem ser acessadas através do Exame Nacional do Ensino Médio, o ENEM, que atualmente é responsável por garantir acesso à maioria das universidades federais do país.

Conclusões

Como vimos no início, hoje o mercado de games é extremamente expressivo e relevante, em termos econômicos e empregatícios, o que o torna cada vez mais atrativo para novos profissionais.

Também, com o contexto de pandemia vivido nos últimos dois anos, houve um boom gigantesco no consumo e na produção de jogos eletrônicos, o que representa mais oportunidades de emprego, já que mais jogos estão sendo desenvolvidos.

Por fim, diversos estudiosos e pesquisadores apontam o fato de profissões ligadas diretamente à tecnologia ganharem cada vez mais destaque e importância em um mundo cada vez mais tecnológico.

  • Curtir (+1) 2
  • Love (+1) 1

5 Comments


Recommended Comments

Sensacional!!
Eu espero um dia entrar neste mercado como dev, não de games longe disso, mas como um programador tradicional web/mobile.

Edited by Goku
  • Curtir (+1) 1
  • Angry (Neutro) 1
  • Love (+1) 1
Link to comment

sempre tive vontatde de criar jogos tomara que um dia eu posssa lidar com jogo gostaria de ser um tecnico nisto

Link to comment

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now


×
×
  • Create New...

Important Information

Terms of Use Privacy Policy Guidelines