Playstation 5 ou Notebook Gamer: qual compensa mais comprar?
Lançado em novembro de 2020, o PS5 chama a atenção pelo seu hardware super potente, que promete dar uma nova experiência de jogatina até mesmo aos usuários mais exigentes. Mas será que compensa comprar o novo console da Sony, ou é melhor investir em um notebook gamer?
Com a evolução da tecnologia, alguns dos melhores notebooks gamer do mercado já oferecem desempenhos incríveis em jogos e batem de frente com o Playstation 5, mas existem pontos importantes a serem avaliados neste embate. Nós preparamos um artigo pára listar as principais vantagens e desvantagens de cada um para poder te dar uma luz e ajudar nesta escolha.
Veja a seguir qual a melhor opção entre o PS5 e um notebook gamer.
Versatilidade
Legenda: O notebook gamer é a melhor escolha para quem busca versatilidade. (Foto: Divulgação/Razer)
O primeiro ponto a ser analisado é a versatilidade das opções, e neste caso fica claro que o notebook gamer (ou computador) leva a melhor. Com ele você pode estudar, trabalhar, navegar na internet, usar plataformas de streaming, fazer lives e claro, jogar!
O PS5 acaba sendo limitado neste ponto, já que te permite apenas jogar e acessar a internet e algumas plataformas de streaming. Outra limitação é a sua mobilidade, que é um ponto crucial para os notebooks. Claro, não é o objetivo de o PS5 ser tão versátil, mas com o preço de todos os eletrônicos nas alturas, ter um “faz tudo” não é uma má ideia, né?
Hardware potente
Legenda: O PS5 tem um hardware mais potente que boa parte dos notebooks gamer. (Foto: Divulgação/Sony)
Aqui o PS5 chega para empatar, afinal seu hardware é mais potente do que qualquer notebook que você encontrará pelo mesmo preço. Você pode pensar “ah, então é só eu comprar um notebook melhor”, mas garantimos que você irá gastar mais que o dobro do valor do console (que não é nada barato) para ter um notebook com a mesma configuração.
O hardware potente impacta diretamente na hora de rodar os games com bons gráficos e FPS, então se você quer ter essa experiência de jogos com gráficos lindos em 4K, o PS5 é a opção menos cara para isso.
Biblioteca de jogos
Legenda: A Steam é uma ótima alternativa de biblioteca com milhares de jogos diferentes. (Foto: Divulgação/PC World)
Esse é um assunto complicado, O notebook gamer pode levar a melhor por ter uma biblioteca mais ampla de jogos, mas não devemos esquecer dos exclusivos para os consoles e para o próprio PS5, que são responsáveis por muitas decisões de compra neste caso.
A questão é o seguinte, no notebook gamer você terá milhares de jogos disponíveis, incluindo muitos dos que já foram e serão lançados para o PS5. Entretanto, se você quer jogar títulos exclusivos que só chegarão para ele, então não há como “fugir” de comprar o console.
Legenda: O Demon’s Souls Remake é um dos jogos exclusivos para PS5. (Foto: Divulgação/Demon’s Souls)
Outro ponto a favor do notebook é o preço dos jogos. É mais barato comprar os jogos para computador do que para o PS5, já que os jogos de consoles são bem salgados aqui no Brasil. Dessa forma, é mais fácil você ter muitas opções para jogar no notebook gamer do que no Playstation 5, mesmo considerando que ele (PS5) possui retrocompatibilidade e te permite jogar games do PS4.
Jogar Online
Legenda: Não é necessário pagar assinaturas adicionais para jogar online no notebook gamer. (Foto: Divulgação/Razer)
A experiência de jogar o multiplayer será parecida em ambos os casos, mas existe um detalhe crucial: você precisa pagar para jogar online no PS5. Independente do jogo, você precisa ser assinante do PS Plus, um plano de assinatura da Sony.
Não é muito caro, sendo possível contratar um pacote anual por R$ 150, mas com um notebook gamer basta você comprar o jogo, instalar e pronto, já está preparado para jogar com os amigos, sem taxas adicionais.
Vale a pena comprar um notebook gamer ou o PS5?
Todos os pontos que listamos aqui são para falar as vantagens e desvantagens de cada um, mas a verdade é que eles acabam sendo produtos para propósitos diferentes. Quem investe em um notebook gamer busca mais versatilidade para o dia a dia, já que pode jogar com o aparelho, trabalhar, usá-lo para estudos, entre outras coisas.
O PS5 é para aquele consumidor que deseja apenas chegar, apertar dois botões e já estar pronto para jogar, sem as “complicações” do computador. Além disso, como ressaltamos, os títulos exclusivos acabam pesando na escolha de se ter o console, e geralmente quem opta por ele já tem um notebook ou computador bem potente para outras tarefas, que é o cenário ideal.
- 2
- 2
6 Comentários
Comentários Recomendados
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisar ser um membro para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar Agora