Como e quando usar o ipconfig no Windows
No prompt de comando, digite ipconfig para executar o utilitário com as opções padrão. A saída do comando padrão contém o endereço IP, a máscara de rede e o gateway para todos os adaptadores de rede físicos e virtuais.
- No menu Iniciar e digite o comando na caixa.
- Clique com o botão direito do mouse em Prompt de Comando e clique em Executar como administrador.
- Quando uma janela Controle de Conta de Usuário aparecer, clique em Continuar.
- No prompt do C:>, digite ipconfig. Em seguida, pressione Enter.
- Seu endereço IP, máscara de sub-rede e gateway padrão serão retornados para você.
Se o seu endereço IP for 192.168.xx, 10.xxx ou 172.16.xx, você receberá um endereço IP interno de um roteador ou outro dispositivo. O endereço IP que o mundo vê é o do roteador. Se você estiver recebendo um endereço 169.254.xx, esse é um endereço do Windows que geralmente significa que sua conexão de rede não está funcionando corretamente.
ipconfig /?
O comando ipconfig suporta várias opções de linha de comando. O comando ipconfig /? exibe o conjunto de opções disponíveis.
Ipconfig /all
Se você quiser informações mais detalhadas sobre sua conexão de rede, digite ipconfig/all no prompt de comando do Windows. Aqui você pode obter as mesmas informações que o ipconfig com o acréscimo do seu endereço MAC (hardware), endereços de servidor DNS e DHCP, informações de arrendamento IP, etc.
Se você está tendo problemas com sua conexão com, ela pode ser corrigida liberando e renovando seu endereço IP.
- Digite ipconfig /release no prompt e pressione enter.
- Em seguida, digite ipconfig /renew e pressione enter novamente.
Se sua conexão estiver correta, um endereço IP, uma máscara de sub-rede e um gateway padrão válidos serão gerados após alguns segundos.
ipconfig /allcompartments
Exibe todos os compartimentos e suas configurações.
ipconfig /release
Essa opção finaliza todas as conexões TCP / IP ativas em todos os adaptadores de rede e libera esses endereços IP para uso por outros aplicativos.
O Ipconfig/release pode ser usado com nomes de conexão específicos do Windows. Nesse caso, o comando afeta apenas as conexões especificadas, não todas as conexões.
O comando aceita nomes de conexão completos ou nomes coringa. Exemplos:
ipconfig /release "Conexão local 1" ipconfig /release * Local *
ipconfig /release6
Envia uma mensagem DHCPRELEASE ao servidor DHCPv6, o que libera a configuração DHCP atual e descartar a configuração de endereço IPv6 para todos os adaptadores ou para um adaptador específico, caso o parâmetro adaptador esteja incluído.
ipconfig /renew
Esta opção restabelece as conexões TCP / IP em todos os adaptadores de rede. Tal como acontece com a opção /release, o ipconfig /renew tem um especificador de nome de conexão opcional.
Ambas as opções /renew e /release só funcionam em clientes configurados para endereçamento dinâmico (DHCP).
ipconfig /renew6
ipconfig /flushdns
Às vezes, você pode mudar o endereço DNS, mas a mudança não ocorrer de imediato. O comando /flushdns serve para informar ao Windows que o endereço foi modificado.ipconfig /displaydns
Exibe o conteúdo do cache de resolvedor de cliente DNS. O serviço cliente DNS usa essas informações para resolver nomes consultados com freqüência rapidamente, antes de consultar seus servidores DNS configurados.
ipconfig /registerdns
Inicia o registro dinâmico manual para DNS e endereços IP configurads em um computador.
ipconfig /setclassid
Configura o ID de classe do DHCP de um adaptador específico. Para definir a ID de classe DHCP para todos os adaptadores, use (*).
ipconfig /showclassid
Exibe a ID de classe DHCP de um adaptador específico. Para ver a identificação de classe DHCP para todos os adaptadores, use (*).