BitLocker no Windows
O BitLocker criptografará seu pen drive, e exigirá a inserção de uma senha sempre que ele for conectado a um PC. Para começar a usar o BitLocker, primeiramente conecte o seu pendrive ao seu computador. Clique com o botão direito do mouse no pen drive e clique em Ativar o BitLocker.
Em seguida, você terá a opção de escolher como deseja bloquear o pendrive. Você pode optar por usar uma senha, usar um cartão inteligente ou usar os dois. Para a maioria dos usuários, a opção de senha será a melhor escolha.
Em seguida, você precisará escolher como deseja fazer o backup da sua chave de recuperação, caso a senha seja esquecida.
Você pode salvá-lo em sua conta da Microsoft, salvar como um arquivo ou imprimir a chave de recuperação. Se você salvá-lo na sua conta da Microsoft, terá muito mais facilidade em recuperar seus dados mais tarde, já que eles serão armazenados em servidores da Microsoft. No entanto, a desvantagem é que, se a lei quiser seus dados, a Microsoft terá que desembolsar sua chave de recuperação se tiver um mandado.
Se você salvá-lo em um arquivo, verifique se ele está armazenado em algum lugar seguro. Se alguém puder encontrar facilmente a chave de recuperação, ela poderá acessar todos os seus dados. Você pode salvar em um arquivo ou imprimir a chave e, em seguida, armazená-la em um cofre bancário ou em algo muito seguro.
Em seguida, você precisa escolher quanto do pendrive será criptografado. Se ele for novo, basta criptografar o espaço usado e ele criptografará os novos dados quando você os adicionar. Se já houver arquivos nele, criptografe o pendrive inteiro.
Dependendo de qual versão do Windows você está usando, talvez você não veja essa tela. No Windows 10, você será solicitado a escolher entre o novo modo de criptografia ou o modo compatível.
O Windows 10 tem a criptografia melhor e mais forte, que não será compatível com versões anteriores do Windows. Se você quiser mais segurança, vá com o novo modo, mas se você precisar conectar o pendrive a versões mais antigas do Windows, vá com o modo compatível.
Depois disso, ele começará a criptografar o pendrive. O tempo dependerá do tamanho do pendrive e da quantidade de dados que precisam ser criptografados.
Agora, se você usar outra máquina com Windows 10 e conectar o pendrive, verá uma pequena mensagem na área de notificação. Nas versões anteriores do Windows, basta ir ao Explorador de Arquivos do Windows. Você também verá o ícone do pendrive bloqueá-lo quando visualizar as unidades no Explorer.
Finalmente, quando você clica duas vezes no pendrive para acessá-lo, você será solicitado a digitar a senha. Se você clicar em Mais opções, também verá a opção de usar a chave de recuperação.
Se você quiser desativar o BitLocker posteriormente, clique com o botão direito do mouse no pendrive e escolha Gerenciar BitLocker. Em seguida, clique em Desativar BitLocker na lista de links.
Você também pode alterar a senha, fazer backup da chave de recuperação novamente, adicionar verificação de cartão inteligente e ativar ou desativar o bloqueio automático.
No geral, é uma maneira simples e segura de criptografar um pendrive que não requer ferramentas de terceiros.