Spot Healing Brush Tool (Ferramenta Pincel de Recuperação para Manchas)
Abra a imagem que você deseja editar no Photoshop. Não é uma boa ideia modificar nenhum dos pixels da imagem original, por isso vamos mostrar como trabalhar de forma não destrutiva.
Comece pressionando Ctrl + J no teclado (ou Command + J no Mac) para selecionar o plano de fundo e duplicá-lo para uma nova camada.
Em seguida, selecione a ferramenta Pincel de Recuperação para Manchas na barra lateral, ou pressione a letra J do teclado. Se uma das outras ferramentas de cura estiver selecionada, clique e segure no ícone da barra lateral, ou percorra as opções com Shift + J até abrir a Ferramenta Pincel de Recuperação de Manchas.
Redimensione o pincel para que fique um pouco maior do que o defeito ofensivo. A maneira mais fácil de fazer isso é com as teclas [e]. Redimensione o pincel para que fique um pouco mais largo do que o defeito que você deseja remover.
Clique na região a ser corrigida (como uma espinha, uma mancha ou uma ruga) uma vez. Os pixels da área circundante serão filtrados, e utilizados para substituir os pixels a serem corrigidos. Repita o processo para quaisquer outras manchas que você deseja se livrar.
Healing Brush Tool (Ferramenta Pincel de Recuperação)
O Spot Healing Brush é ótimo para pequenas manchas que são cercadas por muitos pixels bons. Mas quando há pontos próximos a áreas de detalhe, como os lábios ou pêlos faciais, como a sobrancelha, a amostragem automática do Photoshop não funcionará tão bem.
Você pode ver na imagem abaixo que quando eu tento corrigir o local perto dos meus olhos, o efeito acabou por borrar uma região que não deveria ter ficado daquela forma.
Para superar isso, você precisa usar uma ferramenta um pouco mais avançada. O Pincel de Recuperação é semelhante ao Pincel de Recuperação para Manchas, mas, em vez de permitir que o Photoshop escolha a área de amostra, você deve escolher o que amostrar.
Se você selecionou o Pincel de Recuperação para Manchas, você pode mudar para o Pincel de Recuperação comum, com o atalho de teclado Shift + J. Como alternativa, clique e segure no ícone da barra lateral para as ferramentas de cura e selecione o Pincel de Recuperação da lista.
Mantenha pressionada a tecla Alt (ou Option no Mac) e clique em uma área para selecionar uma amostra. Você quer escolher uma área que seja o mais semelhante possível àquela a ser retocada. Por exemplo, se um ponto estiver diretamente sobre a linha dos lábios do sujeito, faça uma amostra de um ponto similar mais abaixo no lábio.
Redimensione o pincel para que ele fique um pouco maior que o ponto que você deseja corrigir. Clique na área defeituosa e corrija o problema. Repita o processo até ficar satisfeito com a aparência da imagem. Lembre-se de selecionar uma nova amostra para cada ponto.
Remover pequenos defeitos, como acne, rugas e manchas, é fácil. Não é um recurso facial que vai tomar muito tempo, portanto, se a imagem que você está editando será postada em alguma rede social, e muitas pessoas verão ela, vale a pena gastar 30 segundos do seu tempo no Photoshop para deixar esta imagem mais bonita. Não há necessidade de sua foto de perfil do Facebook, Instagram ou Tinder retratar a realidade religiosamente, e não há problemas em esconder da população mundial seus pequenos defeitos.
Ferramenta Correção (Patch)
Se você estiver lidando com uma área maior, e não circular, como uma cicatriz ou uma marca de nascimento, use o Patch Tool. Para isso, pressione ao mesmo tempo as teclas Ctrl + Alt + Shift + E, para criar uma camada mesclada (isso é necessário para o Patch Tool funcionar corretamente).
Em seguida, use o Patch Tool para selecionar a área da pele onde você deseja remover o defeito. Uma vez selecionado, clique dentro da área selecionada e arraste o mouse para fora da área. Quando você fizer isso, você verá a área preencher com um patch da pele ao redor. Quando você está feliz com a aparência, basta soltar o mouse.
Conclusão
Este tutorial serve como um norte para quem não sabe quais ferramentas tornam possível a correção de pequenos defeitos de pele no Photoshop. Mas, agora que você já conhece um pouco mais dessas três ferramentas aqui mencionadas, cabe a você decidir quais delas usar para cada centímetro da imagem. Isso porque nem sempre uma ferramenta é boa para todas as situações, ou seja, o ideal é você experimentar cada uma delas e ir testando as correções na imagem.
Abaixo, você pode conferir o antes e depois da minha imagem editada no Photoshop com as ferramentas aqui mencionadas. Na imagem, removi as olheiras e algumas rugas da testa.