Ir para conteúdo

5 Maneiras diferentes de tirar print (capturar a tela) no macOS

Se você veio do Windows para o macOS, pode estar se perguntando como fazer uma captura de tela sem a tecla Print Screen no teclado. Não se preocupe, pois há uma variedade de métodos de captura de tela no sistema da Apple.

 

Usando comandos do teclado

Os atalhos do teclado MacOS são a maneira mais fácil e rápida de fazer diversas coisas no macOS, e se você é um novato, recomendo a leitura do artigo. Dentre essas coisas, incluí-se a captura de tela, seja a tela inteira ou apenas uma parte dela.

Por padrão, todos as capturas de tela são salvas na área de trabalho (Mesa), mas se você deseja apenas copiar a tela para a área de transferência, não se preocupe, pois há uma maneira de fazer isso também. Para isso, mantenha pressionada a tecla Control enquanto executa qualquer uma das combinações de teclas que vamos explicar melhor abaixo.

5 Maneiras diferentes de capturar a tela no macOS (Print Screen)

1. Captura de tela inteira e salve na área de transferência

Se você quer capturar toda a área da tela e salvá-la na área de transferência, clique em "Command + Control + Shift + 3".

 

330xNxcaptura-de-tela-2020-01-18-a-s-03-

 

2. Captura de parte da tela e salve na área de transferência

Este método o ajudará a capturar uma área selecionada da tela, ou seja, você pode capturar apenas uma parte da tela, e não ela inteira. Esse é um método um pouco mais "avançado", mas é muito útil se você se acostumar.

Capture a área de tela selecionada e salve-a na área de transferência (Mesa) para uso posterior em aplicativos. Clique em Command + Control + Shift + 4 + e arraste com o mouse. Capture a área selecionada da tela e salve-a na área de transferência.

  1. Pressione o Command + Control + Shift + 4 (para versões mais antigas do Mac, use a tecla Apple ⌘ + Control + Shift + 4), tudo ao mesmo tempo.
  2. Você notará que o cursor do mouse muda para "+" com coordenadas de pixel no lado direito.
  3. Clique e arraste a caixa ao redor da seção que você deseja capturar, e solte o botão do mouse quando terminar.
  4. Agora a captura de tela é salva na área de transferência, podendo ser colada (Command + V) em aplicativos.

3. Capture parte da tela e salve na Mesa

Para fazer a captura de apenas uma parte da tela e salvar ela na Mesa, use a combinação de teclas Command + Shift + 4. Ao fazer isso, arraste com o mouse e capture a área selecionada da tela. Ela ficará salva como uma imagem na sua área de trabalho.

  1. Pressione Command + Shift + 4 (para versões mais antigas do Mac, use a tecla Apple ⌘ + Shift + 4) ao mesmo tempo.
  2. Você notará que o cursor do mouse muda para "+" com coordenadas de pixel no lado direito.
  3. Clique e arraste uma caixa ao redor da seção aonde você deseja capturar, e solte o botão do mouse quando terminar.
  4. A captura de tela é salva em um arquivo PNG na área de trabalho.

4. Capture a tela de uma janela de aplicativo específica e salve na área de transferência

Este comando salvará a captura de janela específica para cópia em um aplicativo. Para isso, use a combinação de teclas Command + Control + Shift + 4 + Barra de espaço + Clique do mouse.

 

  1. Use o atalho Command + Control + Shift + 4.
  2. Você notará que o cursor do mouse muda para "+" com coordenadas de pixel no lado direito.
  3. Agora com a barra de espaço (esse botão muito amplo no teclado).
  4. A janela aonde você passa o mouse fica avermelhada, isso significa que esta área está selecionada. Para capturá-la, basta clicar com o mouse.
  5. A captura de tela está salva na sua área de transferência para uso posterior em aplicativos.

 

 

330xNxef024c28-549b-4e8c-8891-6eb86bd37c

 

 

5. Capture a tela de uma janela específica e salve na Mesa

 

 

330xNxmac-keyboard-3.jpg.pagespeed.ic.e2Usando o atalho Command + Shift + 4 + Barra de espaço + Clique do mouse você captura uma janela específica da tela e salva como um arquivo de imagem na área de trabalho.

 

 
  1. Clique ao mesmo tempo em Command + Shift + 4.
  2. Você notará que o cursor do mouse muda para "+" com coordenadas de pixel no lado direito.
  3. Agora com barra de espaço. Você notará que a janela fica avermelhada quando você passa o mouse sobre ela. Basta um clique para capturar esta janela.
  4. A captura de tela é salva em um arquivo PNG na área de trabalho.

Você não precisa memorizar todos esses métodos, basta escolher a melhor solução para você e gravar os comandos. Eu por exemplo, gosto muito do terceiro método, que captura parte da tela e salva como imagem. Mas, se você quer ter o domínio de diversos métodos, basta escrevê-los em um pedaço de papel e deixar este bilhete visível quando estiver usando seu Mac.

Como mudar o formato padrão das capturas de tela no macOS?

Alguns dos métodos mencionados acima salva as capturas de tela como imagens em PNG. Este formato de arquivo proporciona a melhor qualidade de imagem, mas as imagens ficam grandes e pesadas. Se a ideia é enviar as imagens por e-mail, por exemplo, isso pode ser um problema.

Existe uma solução para isso, pois você pode alterar o tipo de arquivo padrão para capturas de tela usando um simples comando de terminal. Toda instalação do macOS inclui o terminal, que você pode encontrar em Aplicativos > Utilitários. Ou use a pesquisa do Spotlight para encontrar o "Terminal" mais rapidamente.

A maioria dos principais formatos de imagem é suportada por essa função do seu Mac, incluindo PNG, PDF, GIF, TIFF e JPG. O JPG é um formato comum, e produzirá um tamanho de imagem menor que o PNG, mas ainda com boa qualidade.

 

 

 

 

 

  • Curtir (+1) 1



×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Termos de Uso Política de Privacidade Regras