O Windows 10 também trouxe consigo várias opções de personalização, onde é possível alterar diversas coisas, como a cor da janelas, transparência, temas e planos de fundo. Neste tutorial, ensinaremos como personalizar a aparência do Windows 10 a seu gosto. Confira a seguir:
Clique com o botão direito na Área de Trabalho e clique em Personalizar. A tela de personalização irá abrir.
Na tela de personalização, você encontrará as seguintes opções: Tela de fundo, Cores, Tela de bloqueio, Temas e Iniciar.
Tela de fundo: Permite que você escolha o plano de fundo da Área de Trabalho. Aqui, você pode escolher uma imagem do seu computador como plano de fundo, ou deixar uma cor sólida (ex.: um plano de fundo todo vermelho). Também é possível criar uma apresentação de slides com os seus álbuns de imagens, configurando o intervalo entre cada imagem.
Você também pode configurar o ajuste do plano de fundo, escolhendo se a imagem deve preencher toda a área de trabalho, ser centralizada, ficar lado a lado ou estender, entre outras opções.
Cores: Permite escolher a cor da barra de tarefas, das janelas e do menu Iniciar. Você pode definir para que o Windows escolha uma cor automaticamente, ou pode escolher uma cor de sua preferência.
Em Cores, há opções para definir se a cor desejada deve aparecer no menu Iniciar, na barra de tarefas e na Central de Ações. Você também pode escolher se deseja deixar o menu Iniciar, a barra de tarefas e a Central de Ações transparentes, além de ser possível definir cores de alto contraste.
Tela de bloqueio: Permite escolher um plano de fundo para a tela de bloqueio. O usuário pode escolher entre uma imagem ou apresentação de slides, sendo essa apresentação personalizável.
Em Tela de bloqueio, também é possível escolher quais aplicativos podem ter o status mostrado na tela de bloqueio. Além disso, é possível definir as configurações de desligamento de tela e suspensão do computador, bem como as opções de proteção de tela.
Temas: Esta opção é praticamente um atalho para a velha janela de personalização de temas (combinações de planos de fundo, sons e cores de janelas) – presente nos Windows anteriores. Ao clicar na opção Configurações de tema, a janela de temas é aberta, onde o usuário pode escolher ou criar um tema de sua preferência (confira o tutorial: Como criar temas no Windows).
Em temas, também é possível acessar as configurações de som, de ícones da Área de Trabalho e do ponteiro do mouse.
Iniciar: Na última opção de Personalização, é possível definir as configurações do menu Iniciar. O usuário pode escolher se o menu Iniciar exibe ou não os aplicativos mais usados e os adicionados recentemente, e se o menu Iniciar deve ser usado em tela inteira – como no Windows 8.
Também é possível definir se o Windows deve exibir itens abertos recentemente nas Listas de Atalhono menu Iniciar ou na barra de tarefas. Por fim, a tela Iniciar permite escolher quais pastas devem ser exibidas no menu Iniciar.
Essas são as opções de personalização do Windows 10. Vale lembrar que você também pode personalizar o seu Windows 10 baixando temas, além de contar com aplicativos de personalização na loja do Windows, a Windows Store.